FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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- Competências de avaliação, intervenção e investigação em psicologia clínica e da saúdePublication . Leite, Renata Santos; Maia, Luís Alberto Coelho RebeloEsta dissertação surge no âmbito curricular do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de Mestre em Psicologia, pela Universidade da Beira Interior (Covilhã) no ano lectivo 2007/2008. Assim, com este documento pretende-se apresentar e demonstrar toda a aquisição feita ao longo da formação académica, nomeadamente a comunicação da aprendizagem de competências adquiridas ao nível da investigação, avaliação e intervenção psicológica. De igual modo, estas componentes tiveram a sua aplicabilidade no âmbito do Estágio Curricular 2006/2007 no Serviço de Neuropsicologia do Centro Hospitalar Cova da Beira, sob a orientação directa e no local do Professor Doutor Luis Maia. De seguida são apresentadas as competências relacionadas com a avaliação e intervenção psicológica, desenvolvidas no Relatório de Estágio e Seminário de Intervenção que representam um contributo relevante para a área do conhecimento em que se integram a apresentação teoricamente fundamentada de casos específicos, bem como a exposição da respectiva avaliação e acompanhamento clínico de alguns dos diversos casos clínicos inerentes ao Estágio curricular. Particularmente, as competências de intervenção estão expostas primeiramente com um caso clínico que serviu de suporte ao Seminário de Intervenção em Psicologia Clínica e da Saúde 2006/2007 e, posteriormente, com a apresentação dos respectivos planos terapêuticos desenvolvidos de forma idiossincrática a cada utente em função da avalição clínica realizada previamente. De referir que as competências de investigação envolvem a delimitação do objecto de estudo, a selecção fundamentada das metodologias para a sua abordagem, a recolha de informação e bibliografia pertinente, a concepção de uma hipótese de trabalho, a implementação de um trabalho teórico e/ou empírico, e a análise crítica dos resultados obtidos. Neste sentido, apresenta-se o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Seminário de Investigação, subordinado ao tema “Avaliação das Funções Cognitivas, do Humor e da Qualidade de Vida na Epilepsia”, sob a orientação do Professor Doutor Luis Maia. Trata-se de um trabalho de investigação de carácter exploratório e comparativo, que pretende estudar, analisar e comparar os rendimentos neuropsicológicos bem como a qualidade de vida em pacientes diagnosticados com Epilepsia e sujeitos normativos, com idades compreendidas entre os 13 e 60 anos, de diferentes níveis educacionais. Através da administração de instrumentos como as Escalas de Memória e Processos Intelectuais da versão portuguesa experimental da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Luria-Nebraska (Adultos), Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III), Questionário de Avaliação da Qualidade de Vida na Epilepsia (QOLIE-31 e QOLIE-AD-48, versão para adultos, crianças e adolescentes, respectivamente), Questionário da Qualidade de Vida em sujeitos normativos (WHOQOL-Abreviado, versão portuguesa), Mini Mental State Examination, Figura Complexa de Rey, Inventário de Avaliação Clínica da Depressão e Inventário de Depressão para Crianças.
- Relatório final do 2º ciclo do curso de psicologiaPublication . Fernandes, Nuno; Pereira, Henrique MarquesO presente trabalho, constitui a tese/relatório final equivalente ao 2.º ciclo do curso de psicologia. É por tanto, o ano referente às actividades desenvolvidas pelo estagiário, no Centro de Atendimento ao Toxicodependente (CAT) da Covilhã no ano lectivo 2006/2007. É iniciado por uma descrição do IDT, enquanto instituição, tocando pontos como a sua formação, legislação associada, atribuições inerentes à sua função e prática, não esquecendo a sua estrutura e unidades especializadas, que estão sobre a sua alçada e administração. Posteriormente, é desenvolvida uma descrição mais específica do CAT da Covilhã, que engloba quer uma caracterização mais física da instituição, mas também uma descrição mais funcional e organizacional das actividades desenvolvidas por este organismo, bem como, umas descrição de todos os recursos humanos implicados no desempenho das suas funções e objectivos. É descrito o percurso do utente, desde que chega ao CAT, tal como, os processos que são necessários cumprir e respeitar, para obter um processo terapêutico positivo, visando sempre o bem-estar do utente e daqueles que o rodeiam. Apresenta-se também, relativamente ao CAT, algumas limitações que no ponto de vista do estagiário, poderão dificultar muitas vezes o desempenho da própria instituição, bem como a concretização dos objectivos que a instituição tem para como os seus utentes e com a população em geral. Após esta caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, são apontadas actividades desenvolvidas pelo estagiário, bem como, actividades em que o estagiário participou ao longo de todo o ano curricular. Posteriormente, são expostos dois casos seguidos pelo estagiário ao longo de todo o segundo semestre. São casos de utentes que vieram ao CAT pela primeira vez, e como tal, o estagiário teve oportunidade de os seguir desde a primeira consulta, até ao final do período do estágio curricular. De seguida, é descrita a investigação que o estagiário levou a cabo ao longo de todo o ano lectivo, sendo caracterizado todo o processo de elaboração bem como os resultados e conclusões obtidas. No final, achou-se por bem, construir uma reflexão pessoal que permitisse desenvolver mais claramente essas actividades, expressando o que sentiu no desenrolar de algumas delas. Aproveita também o momento, para tentar explicar de uma forma geral, qual os ganhos e dificuldades apreendidas, durante toda a estadia na instituição.
- Relatório de estágio realizado no C.A.T. da Covilhã e no N.A.T. do Hospital do FundãoPublication . Craveiro, Raquel Torrão; Pereira, Henrique MarquesO presente trabalho reporta-se ás actividades desenvolvidas no decurso do Estágio Curricular da Licenciatura em Psicologia - Ramo Clínica e da Saúde, da Universidade da Beira Interior; tendo-se realizado este estágio no âmbito do Centro de Atendimento ao Toxicodependente/C.A.T. da Covilhã e no Núcleo de Atendimento ao Toxicodependente/N.A.T. do Hospital do Fundão, no ano lectivo de 2005/2006. O compósito do trabalho integra três Capítulos, estruturados em função de critérios do Plano de Estágio, facultado pelo orientador académico – Professor Doutor Henrique Pereira. No Capítulo I apresenta-se uma Contextualização Institucional do C.A.T. da Covilhã e do N.A.T. do Hospital do Fundão, enquanto micro-sistemas regionais articulados entre si, que integram uma Unidade Especializada que se enquadra num Macro-Sistema mais complexo, ou seja, o Instituto da Droga e da Toxicodependência/I.D.T. Este Capítulo apresenta, sumariamente, as actividades desenvolvidas pela estagiária no C.A.T. da Covilhã e no N.A.T. do Hospital do Fundão, assim como outras iniciativas levadas a cabo no decurso do seu Estágio Curricular, também vinculado á Universidade da Beira Interior. Designadamente, explicitam-se as actividades de Integração Institucional, Acções Preventivas ou de Intervenção Comunitária, Investigação e Formações frequentadas. O Capítulo I termina com uma Reflexão Crítica sobre o que se "apre(e)ndeu" acerca da instituição onde se efectuou o estágio, tal como previsto no Plano de estágio. O Capítulo II apresenta como tema a Fundamentação e Desenvolvimento de Conceitos concernentes á prática clínica: História Clínica; Avaliação Psicológica/Exame Psicológico, Intervenção Psicológica, Psicoterapias. Exempleficando a aplicação desses conceitos em relação com a experiência de estágio. As actividades respeitantes ao Estudo de Casos, e mais concretamente, de Avaliação e Intervenção Psicológica, são objecto de desenvolvimento aprofundado no Capítulo III. O término do trabalho remata-se no Capitulo V que integra uma Reflexão Final acerca do processo de Acreditação do Relatório Final de Estágio conferente ao Grau de Mestre/2º Ciclo, e/ou, Diploma Europeu em Psicologia (‘Regitered EuroPsy Psychologist’).
- Um modelo de referência para a gestão escolar: o caso da escola Quinta das Palmeiras da CovilhãPublication . Brás, Maria de Lurdes Bernardo; Franco, Mário José BaptistaA estrutura do novo modelo de autonomia, administração e gestão das escolas públicas, nomeadamente, a formação profissional do director/gestor escolar, e as dinâmicas de relação do director/gestor com a comunidade educativa são os vectores principais desta investigação subordinada ao tema: “Um modelo de referência para a Gestão Escolar: O Caso da Escola Quinta das Palmeiras da Covilhã”. A problemática foi operacionalizada a partir da questão de investigação seguinte: “Os Gestores escolares devem ser portadores de formação específica na dimensão pedagógica e no domínio da gestão técnica da escola?”. O objectivo geral desta investigação é referenciar um modelo de gestão escolar assente na autonomia e na gestão escolar em que o director/gestor tem uma determinada formação académica especializada, ou não, e a importância deste modelo para o sucesso da escola e a qualidade do ensino. Metodologicamente, definiram-se três dimensões de estudo: a formação do director/gestor; as capacidades e competências de decisão; e a gestão estratégica nas escolas. Estas dimensões foram sistematizadas nos dois principais instrumentos de recolha de dados, entrevista ao Presidente do Conselho Executivo e questionário aplicado aos docentes desta mesma instituição, aplicados para fundamentar a formação específica do director/gestor numa escola com autonomia contratualizada (Quinta das Palmeiras da Covilhã). Deste modo, recorreu-se a uma abordagem de investigação mista (qualitativa e quantitativa) com vista a conseguir uma triangulação dos dados obtidos. Pela análise e interpretação dos resultados obtidos, depreende-se que numa escola com autonomia contratualizada, a gestão escolar deve assentar nos pressupostos de um modelo estratégico. Consequentemente, exige-se uma formação específica nas dimensões pedagógica e técnica da gestão da escola, para o exercício das funções de director/gestor, para o desenvolvimento duma escola de sucesso com ensino de qualidade.
- A indisciplina dos alunos e o estilo do professorPublication . Ramos, Marisa Morgado; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesA evolução do sistema educativo português foi pautada pela tentativa de tornar acessível, a todos, um ensino de qualidade, apostando-se no envolvimento das várias entidades que, de algum modo, se relacionam com o processo educativo. Contudo, não se pode ignorar o modo como a sociedade está constituída a fim de compreender e superar dificuldades que emergem, como é o caso da indisciplina por parte dos alunos. Esta relaciona-se, em parte, com factores como uma rápida e profunda democratização da escola, quando comparada com a sociedade, e um aumento do número de alunos oriundo de meios culturais desfasados da cultura veiculada pela própria escola. O objectivo deste trabalho foi caracterizar a indisciplina e compreender a ligação entre os comportamentos desviantes dos alunos, em contexto de sala de aula, e o estilo de liderança adoptado pelos professores. Foi realizado um estudo qualitativo, com base na análise documental e na observação directa não participante que incidiu sobre oito alunos e oito professores, em duas turmas de Cursos de Educação e Formação (7.º e 8.º anos), numa Escola Básica Integrada do Centro do País. Recolheram-se informações acerca dos comportamentos desviantes dos alunos assim como das atitudes dos respectivos professores, a fim de se identificar o estilo de liderança exercido pelos docentes, em cujas aulas se verificam menos incidentes de indisciplina. Constatou-se que os comportamentos desviantes em relação às normas/tarefas foram os que mais ocorreram, ao passo que os que menos se verificaram, foram os comportamentos desviantes na relação com os pares. Verificaram-se mais incidentes críticos na turma do 7º ano, cujos comportamentos desviantes ocorreram, sobretudo, ao nível da relação com o professor. Relativamente ao estilo de liderança exercido pelos docentes, tendo em consideração as atitudes que adoptaram e respectiva frequência, verificou-se que não existe um estilo de liderança “puro” (autoritário, permissivo ou democrático), mas estilos “mistos”. O estilo adoptado pelos professores foi predominantemente democrático, embora uns tendam para um estilo mais permissivo e outros para um estilo mais autoritário. Nas aulas onde os professores adoptaram um estilo de liderança democrático-autoritário, registaram-se menos comportamentos desviantes por parte dos alunos. De salientar que estes professores foram também aqueles que adoptaram mais atitudes democráticas. Este estudo tem implicações ao nível da relação pedagógica, salientando-se a necessidade de investigação adicional para melhor compreender o fenómeno da indisciplina relacionado com o estilo de liderança do professor.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Psicologia, 2ºcicloPublication . Silva, Olga Maria Teixeira Lourenço; Pereira, Henrique MarquesEste trabalho subdivide-se em duas partes. Na primeira parte efectiva-se a caracterização da Instituição onde completei o estágio, com o relato de três casos clínicos (actividades de avaliação e intervenção psicológica). A abordagem utilizada neste trabalho é a Psicoterapia Breve, ainda que focal e de curta duração - responde com resultados que revelam alterações significativas no comportamento das pessoas que dela se favoreceram, desenvolvendo uma nova realidade existencial, com mais clareza e menos sofrimento. O tratamento com a terapia breve envolveu entrevistas, diagnóstico, contrato terapêutico e planeamento. Foi necessário manter o “Rapport” : proximidade afectiva entre paciente e eu, terapeuta (aliança terapêutica), assim como transmitir confiança e interesse pelos problemas do paciente, manter equilíbrio entre gratificações e privações do paciente, permitir gratificações moderadas de necessidades emocionais (responder perguntas), manter a posição frente-a-frente, participar, dar sugestões em algumas ocasiões nos problemas apresentados pelo paciente. Como terapeuta pude interpretar, lembrar causas, sempre com o objectivo de auxiliar os meus pacientes no equilíbrio e bem estar psicológico. Na segunda parte realiza-se uma revisão do contributo dos principais trabalhos e teorias que procuram explicar a depressão, ansiedade e agressividade nos jovens, principalmente na área psicológica e sociológica, com o tratamento estatístico dos dados provenientes do questionário YSR -Youth Self Report (Achenbach, 1991). A amostra é constituída por 60 crianças compreendidas entre 11 e 15 anos, que estudam no 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas e Escola Secundária com 3.º Ciclo de Figueira de Castelo Rodrigo. Neste trabalho avaliou-se o nível de Ansiedade, Depressão e Agressividade de jovens socioculturalmente desfavorecidos no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda. Para isso foram constituídas duas amostras diferentes, uma socioculturalmente desfavorecida e a outra socioculturalmente favorecida. Procurou-se também avaliar o impacto de variáveis como idade, sexo, sucesso escolar na Ansiedade, Depressão e Agressividade. A Depressão, Ansiedade e Agressividade afectam actualmente os jovens em todo o mundo. O estudo desta problemática em termos clínicos assume uma grande importância pelas consequências que podem causar nos jovens sejam em termos individuais, em grupo, familiares, na escola e na sociedade em geral. O estudo desta investigação revelou que os jovens socioculturalmente desfavorecidos possui um leve funcionamento ansioso, depressivo e agressivo. As crianças e jovens desfavorecidos tem maiores escores nas escalas de auto-estima e comportamentos pro-sociais e com baixo desempenho académico e tendência aos problemas de comportamento.
- Estágio eleborado na unidade de neuropsicologia de intervenção Hospital Miguel BombardaPublication . Silva, Tiago J. C. Arrobas da; Pereira, Henrique MarquesO presente Relatório de Final de Estágio foi elaborado no âmbito e na participação como estagiário na Unidade de Neuropsicologia de Intervenção (UNI) do Hospital Miguel Bombarda (HMB), entre os dias 24 de Janeiro de 2005 e 21 de Julho de 2005, e como discente do curso de mestrado em Psicologia (2007/08), 2º ciclo, tendo em vista a obtenção do grau de mestre, na Universidade da Beira Interior (UBI) e ao Diploma Europeu de Psicologia (EuroPsy). Na fase inicial deste relatório será feita uma caracterização das actividades elaboradas durante o período de estágio, bem como uma caracterização do HMB e da UNI, incluindo uma revisão dos principais aspectos teóricos relevantes para as actividades desenvolvidas durante o estágio – sendo expostos e descritos metodologias utilizadas, instrumentos e métodos de avaliação e de implementação, e por fim, a apresentação e discussão de dois casos observados e acompanhados, durante o estágio, com uma reflexão e análise crítica da intervenção no contexto das realidades de serviço/programa na instituição de estágio. A segunda fase do relatório, ou a fase experimental, dedicada á componente da investigação, tem como objectivo demonstrar as aptidões e a aquisição de competências técnicas e metodológicas destinadas ao processo de pesquisa e de investigação, através da elaboração de um estudo experimental, numa temática relacionada com o estágio, sob a temática: “Estudo prático visando a compreensão da Depressão em doentes com Doença de Alzheimer e doentes com Deficit Cognitivo Ligeiro: uma nova abordagem.” E por fim, no terceiro capítulo será apresentado uma reflexão critica final de vários aspectos essenciais relativos á prática da psicologia e das competências que foram sendo adquiridas ao longo do percurso académico e de estágio.
- Análise às diferenças na utilização das ferramentas de marketing relacional entre empresas de serviços e empresas de bens de consumoPublication . Pais, Ana Paula Ramos; Alves, Helena Maria BaptistaÉ amplamente aceite que um dos factores críticos de sucesso das empresas é a focalização no cliente. Assim, torna-se imprescindível a adopção de uma cultura organizacional que coloque o cliente no centro das decisões estratégicas da empresa. A tecnologia de informação é vista como a facilitadora da comunicação, possibilitando a criação de uma base de dados que permite estabelecer um vínculo com o cliente, por intermédio dos sistemas de feedback propiciando a interactividade entre a empresa e o cliente. Sendo o principal objectivo desta investigação fazer o levantamento das técnicas de marketing relacional utilizadas pelas empresas da região centro do país, e analisar a percepção que as empresas têm do impacto destas técnicas sobre o desempenho das mesmas, esta dissertação apresenta um estudo realizado a empresas de serviços e de bens de consumo, englobando os distritos de Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Aveiro, Viseu e Guarda. A finalidade deste estudo foi verificar junto a essas empresas quais as acções levadas a cabo pelas mesmas para se relacionarem com os seus clientes. Deste modo, constatou-se que quer as empresas de serviços quer as empresas bens de consumo dão a mesma importância ao marketing relacional. Contrariamente ao que se poderia julgar também as empresas de bens de consumo reconhecem a importância de uma relação duradoura e reciprocamente proveitosa com os clientes, embora este aspecto seja mais notório nas empresas recentemente fundadas. Na presente dissertação verificou-se também que para tornar o marketing relacional eficaz, as empresas em estudo estão dispostas a adaptar os seus produtos e serviços a cada um dos clientes. No entanto, esta área de interactividade deve ser melhorada por parte das empresas, de modo a aumentar o grau de envolvência e de participação em todo o processo de desenvolvimento do serviço/produto, o que conduz a um aumento da satisfação dos clientes. Além disso, os resultados mostraram que as empresas reconhecem as técnicas relacionais como fontes de vantagem competitiva, e empregam as tecnologias de informação no desenvolvimento e manutenção de relações duráveis com os clientes No entanto, pode-se afirmar que as empresas, a partir da amostra considerada, não estão a aproveitar todo o potencial das práticas relacionais.
- Relatório finalPublication . Cristóvão, Alexandra da Silva; Pereira, Henrique Marques; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva deAs motivações na escolha do curso de Psicologia e, mais especificamente, na Psicologia Clínica e da Saúde, concerne às motivações da diferença comportamental que se verifica em cada pertencente da humanidade. Efectivamente, “O primeiro movimento que, na primeira infância, revela o ser humano é um movimento para outrem; a criança de seis a doze meses, saindo da vida vegetativa, descobre-se nos outros, aprende nas atitudes que a visão dos outros lhe ensina” (Mounier, 2004, pp. 71-72), mas os outros, por sua vez, já se conhecem nos outros e, ao continuar esta reflexão, chegaríamos a uma unicidade. Se todos somos únicos, o que contribuirá para a diferença e mudança comportamental? “É na natureza material que a exclusão reina, porque um espaço não pode ser ocupado duas vezes ao mesmo tempo. Mas a pessoa, no mesmo movimento que a faz ser, expõe-se. Por isso, é por natureza comunicável e até mesmo só ela o é. É preciso partir deste facto primitivo” (Mounier, 2004, pp. 71-72). É a comunicação que nos garante a história de aprendizagens prévias, a mesma comunicação que nos garante que o mesmo acontecimento seja interpretado e experimentado de forma única, a mesma comunicação que nos garante que a interpretação conduza a doença ou saúde mental, comunicação que nos permite multiplicidade e, simultaneamente, unicidade. [...]
- Competências de investigação, avaliação e intervenção em psicologia clínica e da saúdePublication . Matos, Mafalda Sofia Lucas de; Maia, Luís Alberto Coelho RebeloEste relatório pretende demonstrar as aptidões e competências necessárias para equivalência ao 2º ciclo de estudos, Grau de Mestre, segundo o processo de Bolonha e de acordo com o Regulamento de Equivalência ao 2º ciclo na área da Psicologia da Universidade da Beira Interior. As referidas competências envolvem três domínios: Avaliação Psicológica, Intervenção Psicológica e Investigação na área da Psicologia. Para comprovar as referidas competências são apresentados dois casos fundamentados de Avaliação Psicológica, com a respectiva Intervenção realizada, competências separadas por capítulos diferentes. Apresenta-se ainda a Investigação realizada na área da Psicologia, nomeadamente na área do Declínio Cognitivo, para comprovar as competências de investigação exigidas no referido regulamento. Por fim realiza-se uma Análise Crítica do trabalho realizado, mas sobretudo dos desafios e limitações colocados ao trabalho de um profissional de Psicologia.