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Authors
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Abstract(s)
A evolução do sistema educativo português foi pautada pela tentativa de tornar
acessível, a todos, um ensino de qualidade, apostando-se no envolvimento das várias
entidades que, de algum modo, se relacionam com o processo educativo. Contudo, não se
pode ignorar o modo como a sociedade está constituída a fim de compreender e superar
dificuldades que emergem, como é o caso da indisciplina por parte dos alunos. Esta
relaciona-se, em parte, com factores como uma rápida e profunda democratização da
escola, quando comparada com a sociedade, e um aumento do número de alunos oriundo
de meios culturais desfasados da cultura veiculada pela própria escola.
O objectivo deste trabalho foi caracterizar a indisciplina e compreender a ligação entre
os comportamentos desviantes dos alunos, em contexto de sala de aula, e o estilo de
liderança adoptado pelos professores. Foi realizado um estudo qualitativo, com base na
análise documental e na observação directa não participante que incidiu sobre oito alunos e
oito professores, em duas turmas de Cursos de Educação e Formação (7.º e 8.º anos), numa
Escola Básica Integrada do Centro do País. Recolheram-se informações acerca dos
comportamentos desviantes dos alunos assim como das atitudes dos respectivos
professores, a fim de se identificar o estilo de liderança exercido pelos docentes, em cujas
aulas se verificam menos incidentes de indisciplina.
Constatou-se que os comportamentos desviantes em relação às normas/tarefas foram
os que mais ocorreram, ao passo que os que menos se verificaram, foram os
comportamentos desviantes na relação com os pares. Verificaram-se mais incidentes
críticos na turma do 7º ano, cujos comportamentos desviantes ocorreram, sobretudo, ao
nível da relação com o professor.
Relativamente ao estilo de liderança exercido pelos docentes, tendo em consideração as
atitudes que adoptaram e respectiva frequência, verificou-se que não existe um estilo de
liderança “puro” (autoritário, permissivo ou democrático), mas estilos “mistos”. O estilo
adoptado pelos professores foi predominantemente democrático, embora uns tendam para
um estilo mais permissivo e outros para um estilo mais autoritário. Nas aulas onde os
professores adoptaram um estilo de liderança democrático-autoritário, registaram-se menos
comportamentos desviantes por parte dos alunos. De salientar que estes professores foram
também aqueles que adoptaram mais atitudes democráticas.
Este estudo tem implicações ao nível da relação pedagógica, salientando-se a
necessidade de investigação adicional para melhor compreender o fenómeno da
indisciplina relacionado com o estilo de liderança do professor.
Description
Keywords
Indisciplina escolar Relação professor-aluno Aluno - Comportamento - Sala de aula