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A indisciplina dos alunos e o estilo do professor
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues | |
dc.contributor.author | Ramos, Marisa Morgado | |
dc.date.accessioned | 2015-11-03T16:11:25Z | |
dc.date.available | 2015-11-03T16:11:25Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | A evolução do sistema educativo português foi pautada pela tentativa de tornar acessível, a todos, um ensino de qualidade, apostando-se no envolvimento das várias entidades que, de algum modo, se relacionam com o processo educativo. Contudo, não se pode ignorar o modo como a sociedade está constituída a fim de compreender e superar dificuldades que emergem, como é o caso da indisciplina por parte dos alunos. Esta relaciona-se, em parte, com factores como uma rápida e profunda democratização da escola, quando comparada com a sociedade, e um aumento do número de alunos oriundo de meios culturais desfasados da cultura veiculada pela própria escola. O objectivo deste trabalho foi caracterizar a indisciplina e compreender a ligação entre os comportamentos desviantes dos alunos, em contexto de sala de aula, e o estilo de liderança adoptado pelos professores. Foi realizado um estudo qualitativo, com base na análise documental e na observação directa não participante que incidiu sobre oito alunos e oito professores, em duas turmas de Cursos de Educação e Formação (7.º e 8.º anos), numa Escola Básica Integrada do Centro do País. Recolheram-se informações acerca dos comportamentos desviantes dos alunos assim como das atitudes dos respectivos professores, a fim de se identificar o estilo de liderança exercido pelos docentes, em cujas aulas se verificam menos incidentes de indisciplina. Constatou-se que os comportamentos desviantes em relação às normas/tarefas foram os que mais ocorreram, ao passo que os que menos se verificaram, foram os comportamentos desviantes na relação com os pares. Verificaram-se mais incidentes críticos na turma do 7º ano, cujos comportamentos desviantes ocorreram, sobretudo, ao nível da relação com o professor. Relativamente ao estilo de liderança exercido pelos docentes, tendo em consideração as atitudes que adoptaram e respectiva frequência, verificou-se que não existe um estilo de liderança “puro” (autoritário, permissivo ou democrático), mas estilos “mistos”. O estilo adoptado pelos professores foi predominantemente democrático, embora uns tendam para um estilo mais permissivo e outros para um estilo mais autoritário. Nas aulas onde os professores adoptaram um estilo de liderança democrático-autoritário, registaram-se menos comportamentos desviantes por parte dos alunos. De salientar que estes professores foram também aqueles que adoptaram mais atitudes democráticas. Este estudo tem implicações ao nível da relação pedagógica, salientando-se a necessidade de investigação adicional para melhor compreender o fenómeno da indisciplina relacionado com o estilo de liderança do professor. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3895 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Indisciplina escolar | pt_PT |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_PT |
dc.subject | Aluno - Comportamento - Sala de aula | pt_PT |
dc.title | A indisciplina dos alunos e o estilo do professor | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação, Área de Formação de Pessoal e Social | pt_PT |
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