Publication
A Moda e o Cinema no Século XX: simbiose no figurino
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes::Design de Moda | por |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Luis Carlos da Costa | |
dc.contributor.advisor | Barata, João Alberto Baptista | |
dc.contributor.author | Pereira, Carolina Maria Fadigas | |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T12:20:45Z | |
dc.date.available | 2022-12-06T12:20:45Z | |
dc.date.issued | 2021-12-16 | |
dc.date.submitted | 2021-10-08 | |
dc.description.abstract | No decorrer do século XX, duas áreas são alvos de destaque: a moda e o cinema. Ambas em constante evolução marcaram cada década com diferentes assinaturas. Quando e como se cruzaram, são algumas das revelações desta dissertação. Nesse sentido, no primeiro capítulo efetuamos uma análise e reflexão histórica, de modo a explicar as múltiplas relações estabelecidas entre estas áreas. Não esquecendo o elemento mais importante de ligação, o figurino. Esta relação de simbiose vai ser não só definida, mas também c onstatada em diferentes aspetos. Na vertente histórica, social e cultural, na compreensão das diferenças entre um figurinista e um designer de moda e a contribuição da altacostura. Adicionando ainda comparações entre um figurino idealizado com rigor histó e o contributo de uma destacada investigadora da área. rico e com liberdade artística Com o intuito de efetuar a ligação entre a dimensão teórica e reflexiva e a dimensão prática e criativa, elaborouse um manual do processo de criação do figurino e um ca so prático que consiste na recriação de dois figurinos de um filme português, Os Emissários de Khalôm que assimilará vários dos conteúdos anteriormente explorados. | por |
dc.description.abstract | Over the course of the 20th century two topic areas were subject of focus: fashion and cinema. Both in constant evolution they have shaped each decade with different signatures. In that sense, the first chapter will present an anaylisis and historical thought on how to explain the multiple relations established in between these two subjects. The most important element of this connection is the costume. This symbiotic relationship will be not only defined but also witnessed in different aspects. The historical, social and cultural dimensions, as well as the understanding of the differences between a costume designer and a fashion designer and the contribution of high fashion. Furthermore are presented the comparison between an h istorically accurate costume and a an artistically free one and the role of one distinguished researcher in this field. With the main goal of making a connection between the theoretical and reflexive dimension and the practical and creative one it was pro duced a manual on the process of creating a costume and one practical case, consisting on the remaking of two costumes for a portuguese movie, Emissários de Khalôm, which will absorb the contents previously explored. | eng |
dc.identifier.tid | 203109384 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/12460 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | |
dc.subject | Análise | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Figurino | por |
dc.subject | Filmes | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Moda | por |
dc.title | A Moda e o Cinema no Século XX: simbiose no figurino | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Design de Moda | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 8620_18933.pdf
- Size:
- 3.49 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format