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FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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  • O Ato de criação queer como autofabulação e resistência no cinema luso-brasileiro contemporâneo
    Publication . Silva, Daniel Oliveira ; Pereira, Ana Catarina dos Santos; Freire, Mariana Baltar
    Pensar em um cinema queer é refletir sobre como a produção audiovisual, com suas estratégias estético-narrativas, pode contribuir para um contradiscurso antinormativo, disruptivo e desestabilizador dos padrões de gênero e sexualidade. Esta tese centra-se na noção de que uma série de filmes contemporâneos concretiza esse propósito a partir da encenação de um ato de criação queer, por meio do qual seus protagonistas fabulam e reimaginam suas existências fazendo uso de gestos de autonarrativização e criação artística. Com esse objetivo, a análise busca identificá-lo e examiná-lo em um corpus fílmico composto por nove longas-metragem luso-brasileiros realizados entre 2009 e 2021. Partindo de uma breve recapitulação da história da arte apoiada nos estudos de Reed (2011) e Trevisan (2018), a investigação reflete sobre as propostas e pensamentos de autores como Dyer (2002), Halperin (2012), Halberstam (2005) e Preciado (2011), que procuram compreender e demonstrar a relação entre subjetividade queer e uma série de práticas e sensibilidades culturais específicas. Ao articular tais reflexões com o trabalho de pesquisadores/as do sul global que têm reconfigurado a teoria queer a partir de uma perspectiva decolonial, busca-se apontar seus possíveis desdobramentos na produção cinematográfica luso-brasileira contemporânea. Esse alicerce teórico é, então, colocado em diálogo com os longas estudados e seus/uas realizadores/as, utilizando a metodologia proposta pela Teoria dos Cineastas. Com base em entrevistas com os/as diretores/as e em um extensivo trabalho de análise fílmica, a tese demonstra como as nove produções, por meio das lógicas espácio-temporais delineadas em sua mise-en-scène e da horizontalidade de suas configurações criativas, são capazes de vislumbrar novas futuridades queer.
  • O Design Editorial no Álbum Ilustrado Português: Uma Abordagem Prática e Exploratória
    Publication . Barbas, Mariana dos Santos ; Ferreira, Joana Casteleiro Alves Pitrez
    O álbum ilustrado, caracterizado pela relação simbiótica texto, ilustração e suporte, tem adquirido, ao longo dos anos, um papel relevante em contexto nacional e internacional. Essa relevância deve-se à qualidade das editoras independentes, à participação em feiras internacionais, à criação de concursos e prémios específicos e à tríade que o caracteriza. Com o objetivo de compreender a importância do design editorial no desenvolvimento do álbum ilustrado, foram analisados elementos como capas, lombadas, guardas, fichas técnicas, folhas de rosto e tipografia. A investigação procurou identificar como esses elementos são concebidos e executados, avaliando as diferenças significativas resultantes da participação de um designer no processo. Além disso, o estudo reflete sobre a prática projetual do álbum ilustrado, destacando a relevância do design na criação e expressividade desse objeto. Metodologicamente, elaborou-se um levantamento teórico, seguido de uma investigação ativa, onde se analisaram estudos de caso, se elaboraram entrevistas semiestruturadas e se desenvolveu um protótipo. O protótipo, de nome O Primeiro Barco, pretendeu explorar e refletir a prática projetual no domínio do design editorial, investindo na ilustração, na composição tipográfica e na materialidade. Os resultados da análise dos estudos de caso sugerem que a participação de um designer no processo de desenvolvimento do álbum ilustrado não introduz diferenças significativas. Todavia, o design editorial desempenha um papel crucial na criação e expressividade do formato analisado, mesmo que, nos estudos de caso, essas áreas sejam trabalhadas de maneira relativamente contida. Verificou-se que o design e a ilustração são desenvolvidos de forma simultânea pelos profissionais, que encaram a prática colaborativa como um procedimento benéfico à elaboração do álbum ilustrado. O protótipo evidenciou a importância do design editorial, destacando a necessidade da aplicação de uma metodologia de design que permita refletir criteriosamente acerca de cada constituinte. Acreditamos que um maior investimento no design propicia o surgimento de soluções mais criativas, expressivas e adequadas à narrativa e que o papel do designer é, neste formato, uma mais-valia.
  • Design Emocional e Experiência do Utilizador: Um estudo sobre interfaces web de Universidades do Ensino Superior Público em Portugal Continental
    Publication . Albuquerque, Maria Inês Martins; Ferreira, Joana Casteleiro Alves Pitrez
    A presença online das universidades tornou-se indiscutivelmente crucial no contexto atual, onde a digitalização desempenha um papel central. A Internet é um elemento essencial na mediação entre as instituições académicas e os seus diversos públicos. Assim, o principal objetivo desta investigação é avaliar a usabilidade, a experiência do utilizador e o impacto emocional dos websites das instituições universitárias públicas portuguesas. O estudo inicia-se com um enquadramento teórico que explora os conceitos de design, design emocional e design da experiência do utilizador, com ênfase na interação humano-computador. São também abordados os conceitos de interface e usabilidade. A metodologia adotada, de natureza mista, visou analisar a usabilidade, a experiência do utilizador e as emoções geradas pelos websites de onze universidades públicas em Portugal Continental, envolvendo 220 estudantes universitários que interagiram com os websites selecionados e responderam a um questionário online. Os resultados indicam que, embora a maioria dos websites apresente uma usabilidade aceitável, as melhores avaliações foram atribuídas aos websites da Universidade da Beira Interior, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e da Universidade de Lisboa. Em contraste, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Minho obtiveram as médias mais baixas. A satisfação dos utilizadores é um aspeto que necessita de melhorias em todos os websites, especialmente em relação à navegação, estrutura e organização da informação. A experiência do utilizador foi considerada negativa em todas as universidades quando comparada aos valores de referência do benchmark. Muitos websites das universidades requerem melhorias, com ênfase na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na Universidade do Minho e na Universidade Nova de Lisboa. Em termos de itens individuais, a escala de "Inovação" apresentou os valores mais baixos, sugerindo que os utilizadores percebem os websites das universidades analisadas como pouco inovadores, com baixa criatividade e limitada capacidade de captar o seu interesse. As emoções geradas pelos websites foram, em geral, positivas, com destaque para a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Lisboa e a Universidade de Aveiro. Este estudo apresenta recomendações específicas para melhorar a usabilidade, a experiência do utilizador e o impacto emocional dos websites das universidades públicas em Portugal Continental, com o objetivo de oferecer uma experiência online mais eficaz e positiva.
  • Sinestesia no Design: A Realidade Aumentada como Promotora de Experiências Sinestésicas
    Publication . Santos, Maria Inês Almeida; Ferreira, Joana Casteleiro Alves Pitrez
    A sinestesia é uma condição neurológica rara, caraterizada pela interseção dos sentidos. Uma vez que esta condição é considerada uma forma singular de perceção do mundo, o presente projeto visa precisamente investigar e correlacionar a sinestesia com o design. O propósito do projeto passa por explorar novas maneiras pelas quais os designers podem fazer uso das propriedades da sinestesia na sua prática projetual, promovendo uma reflexão crítica sobre o uso do design sinestésico como catalisador para ampliar a criação de significado. Apesar de já ser alvo de estudo em diversas áreas, a sinestesia continua a ser um fenómeno desconhecido por uma grande franja da sociedade. Por esta razão o objeto central deste projeto é uma exposição, que combina a sinestesia, o design e a realidade aumentada, cujo intuito é oferecer ao utilizador a oportunidade de compreender o que é percecionar uma experiência sinestésica. O conceito central envolve a utilização da realidade aumentada para transformar cartazes de design existentes em experiências sinestésicas, permitindo ao público vivenciar estas manifestações sensoriais. Tal objetivo só é atingível através da aplicação do design sinestésico, ou seja, pela criação de versões sinestésicas dos cartazes expostos. Este projeto culminou numa exposição intitulada de Sinestesia: Uma Inusitada Forma de Percecionar o Mundo, que desde o início despertou a curiosidade do público ao abordar uma condição que incentiva a reflexão sobre a diversidade da perceção humana. Acreditamos que o projeto evidenciou o potencial do design sinestésico e das tecnologias emergentes para o desenvolvimento de experiências sensoriais únicas e profundamente significativas.
  • Soluções para uma Simbiose Editorial: A Revista Zukunft
    Publication . Mota, Diana Machado; Ferreira, Joana Casteleiro Alves Pitrez; Alves, Hernâni de Souza Santos
    O advento da internet provocou transformações substanciais na indústria editorial, impactando profundamente os modos de distribuição e acesso à informação. A crescente facilidade no acesso a conteúdos digitais levou à reconfiguração das preferências dos consumidores, que progressivamente privilegiaram os meios eletrónicos em detrimento dos impressos. Não obstante, os formatos impressos continuam a circular e a serem preferidos por uma parcela significativa da população, podendo levar assim a uma aparente competição entre ambos os meios, na tentativa de determinar qual se sobressai como o formato ideal. Contudo, em vez de acentuar essa divisão e fomentar a rivalidade, não seria mais produtivo promover a integração dos dois formatos em prol de proporcionar uma experiência mais imersiva, inclusiva e dinâmica ao utilizador? Em vez de demarcar uma separação, seria oportuno defender a coexistência, complementaridade e interdependência entre os dois formatos no contexto da revista. Tendo em vista a problemática apresentada, o presente relatório de projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma revista híbrida e simbiótica, que integre de forma complementar os formatos físico e digital. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica rigorosa e identificaram-se possíveis soluções editoriais com enfoque nessa simbiose. Adicionalmente, fizeram-se entrevistas com estúdios de design e analisaram-se diversos estudos de caso que permitiram estabelecer um octógono conceptual, orientando o desenvolvimento do projeto final da revista. A metodologia adotada para o relatório, juntamente com entrevistas realizadas com utilizadores, possibilitaram a conceção de uma revista simbiótica intitulada Zukunft, que se apresenta em dois formatos complementares, os quais devem ser utilizados conjuntamente para proporcionar uma experiência de leitura completa. A revista incorpora cinco das oito soluções identificadas durante a investigação, com o intuito de criar uma verdadeira simbiose editorial entre ambos os formatos, oferecendo uma nova abordagem à fruição de revistas. Os resultados retirados das entrevistas com os utilizadores foram positivos e demonstraram que poderá existir realmente oportunidade e interesse em elaborar projetos editoriais desta natureza.
  • Microcarros Portugueses: Uma perspetiva histórica contextualizada do seu design e um olhar para o futuro
    Publication . Santos, João David Cameira dos; Monteiro, João Manuel Milheiro Caldas Paiva; Baptista, Júlio Londrim de Sousa Cruz
    A evolução dos microcarros é um capítulo principal na história do design automóvel, marcado pela procura incessante de eficiência energética e praticidade. Este segmento de automóveis ganhou notoriedade especialmente no contexto pós-II Guerra Mundial, quando as dificuldades econômicas impulsionaram a utilização de veículos mais pequenos e econômicos. Portugal acompanhou essa tendência internacional, desenvolvendo uma série de microcarros que se destacaram pelo seu design inovador e funcionalidade. Esta dissertação pretende explorar com algum detalhe a história do design dos microcarros portugueses, mas, para contextualizar essa análise, o trabalho começa no Capítulo 1, com uma descrição abrangente da evolução mundial dos veículos ligeiros de passageiros de dimensões convencionais e também dos microcarros que se desenvolveram por todo o mundo. Segue-se no Capítulo 2 uma análise dos automóveis de dimensões normais produzidos em Portugal ao longo dos tempos, destacando os principais modelos e avanços tecnológicos, seguido pelo capítulo 3, onde é efetuada uma análise da evolução dos microcarros a nível mundial, pois as influências externas influenciaram fortemente a produção de microcarros em Portugal. No Capítulo 4, dedicado aos microcarros nacionais, são abordadas questões relacionadas com o seu design, a tecnologia utilizada e as influências internacionais mais marcantes. É feita uma análise desde os primeiros modelos até aos desenvolvimentos mais recentes, mostrando como Portugal contribuiu para a evolução deste segmento automóvel com os seus projetos. São discutidos aspetos como a inovação no design, a aplicação de novas tecnologias e a adaptação às necessidades e preferências do mercado. Uma análise tecnológica inclui uma revisão das principais inovações que marcaram a sua evolução, como a utilização de materiais mais leves e evoluídos, a eletrificação e a modularidade dos componentes. Também são examinadas as referências internacionais que influenciaram o design dos microcarros portugueses, mostrando como o intercâmbio de ideias e tecnologias contribuiu para o desenvolvimento desses veículos. No Capítulo 5, de conclusão, a dissertação apresenta reflexões sobre o estado atual do design automóvel, especialmente no contexto dos microcarros, e discute possíveis cenários futuros para a sua evolução. São exploradas tendências emergentes, como a crescente importância da sustentabilidade e da eficiência energética, e como estas podem moldar o futuro dos microcarros tanto a nível internacional como nacional.
  • Um estudante de cinema no Porto Canal: Reflexões sobre o jornalismo digital
    Publication . Silva, Hélder Manuel Soares; Nogueira, Luis Carlos da Costa
    O presente relatório de estágio tem como objetivo refletir acerca da componente audiovisual do jornalismo digital, através da perspetiva de um estudante de cinema. Pretende, deste modo, dar a conhecer o trabalho realizado no departamento digital da empresa Porto Canal, assim como descrever a experiência e conhecimento adquiridos. Durante o estágio foram desempenhados o cargo de repórter de imagem e montador, efetuando a captação de vídeo e de fotografia e a montagem de peças jornalísticas. O conteúdo produzido tinha como propósito ser publicado no Instagram e no website do Porto Canal. Este documento é constituído por três capítulos. O primeiro apresenta uma aproximação relação entre os mundos do cinema e do jornalismo, quer pela presença do jornalismo na história do cinema, quer pela representação da figura do jornalista neste meio. O segundo será dedicado à imagem, no qual será feita uma reflexão sobre a introdução do audiovisual no jornalismo e as características do jornalismo audiovisual. Por fim, o terceiro capítulo abordará a montagem no jornalismo digital, os aspetos diferenciadores face à montagem no jornalismo televisivo e o modo como os seus diferentes formatos condicionam o seu processo.
  • Eterna: A criação fílmica como jornada
    Publication . Marujo, André José Baptista Vieira; Nogueira, Luis Carlos da Costa
    O presente relatório tem em vista a descrição e análise da jornada concetual, criativa e técnica, bem como a reflexão crítica sobre a curta-metragem Eterna. O filme apresenta-se como uma incursão imersiva pela paisagem, a atmosfera e a imponência da natureza, num processo de descoberta física, técnica e estética. Foi filmada ao longo de dezassete dias, entre janeiro e abril de 2024, em serras, florestas e zonas costeiras da ilha da Madeira, mais concretamente, nos concelhos de Santa Cruz e Funchal. Tem como objetivo pensar e representar a natureza num registo sensorial que reflita a grandiosidade e a sublimidade daqueles espaços. Na primeira parte do relatório, descreve-se a premissa do projeto fílmico e indicam-se as influências artísticas, provenientes da pintura e do cinema, as quais auxiliaram na realização da curta-metragem. Na segunda parte, descrevem-se os métodos, etapas, meios e recursos utilizados na jornada cinematográfica pela natureza ao longo das rodagens, assim como as metamorfoses sofridas pela obra. Na terceira parte, descreve-se o regresso a casa e o trabalho de pós-produção, explicitando decisões no processo de montagem e sonorização do filme. Finalizando, é feita uma reflexão teórico-crítica sobre a obra, através de um confronto com realizadores do cinema experimental, aprofundando a compreensão de Eterna. Concluindo, pretendeu-se oferecer um contributo para com o cinema de vertente experimental no qual, assumindo a natureza como protagonista, se reflete cinematograficamente a espiritualidade da vida e do ser.
  • One Size Fits All: Relatório de estágio na SENNES By Nele De Block
    Publication . Viegas, Patrícia Isabel Fernandes; Grando, Rafaela Noro
    Este relatório de estágio visa a obtenção do grau de mestre em Design de Moda pela Universidade da Beira Interior. O estágio foi realizado com a marca belga SENNES e o tema proposto consistia no desenvolvimento de uma coleção: one size fits all. O estágio teve uma duração de 6 meses, localizado no atelier da marca em Santa Bárbara de Nexe, no Algarve. A escolha do estágio surge com o objetivo de ganhar alguma experiência profissional. Para além disso, este estágio permitiu à aluna aprimorar as competências adquiridas ao longo do seu percurso académico, ao mesmo tempo que permitiu colocar em prática conhecimentos específicos e contribuir com a empresa. Com o tema escolhido, foram produzidas 9 peças, todas com modelagem oversize, às quais foram incorporados elementos de ajustamento, de forma a garantir a versatilidade no encaixe de uma ampla variedade de tamanhos, desde o 32 ao 48. Este tema surge para que cada uma das mulheres se sintam incluídas na marca SENNES. Marca esta que trabalha com qualquer mulher, dependendo da idade, da altura e do tamanho. O desafio de um único tamanho vestir diferentes corpos baseia-se na ideia de inclusão, especialmente para mulheres que não se enquadram nos padrões convencionais. Este tipo de modelagem, inspirado principalmente no vestuário asiático, permite que as peças consigam vestir mulheres plus size, que, devido às suas medidas, encontram maiores dificuldades em encontrar roupas adequadas no mercado, devido à sua escassez.
  • Artisan Fabrics For Slow Fashion
    Publication . Moyano, Doménica Del Carmen San Martin; Miguel, Rui Alberto Lopes
    From the production and sales cycle of various fashion products, the last few years have seen the emergence of fast fashion, a form of cheap shopping and garments that follow fleeting trends, but at the same time are manufactured on the premise of being short-lived. The project is developed in this environment, where it is believed that more environmentally friendly garments can be made. In addition, it is intended to be developed in more artisanal terms, starting from the weaving, with the aim also of testing or adding new techniques at the time of production. For this reason, the artisan loom has been chosen as a tool to produce the fabrics and, therefore, also the garment. As an introduction, the slow fashion and fast fashion markets will be analyzed to understand the contrast between the two. It will be conducted a review some of the history of looms and fashion brands that deal with sustainability and work with handmade fabrics. This will give us the knowledge to obtain a classic jacket that can be durable and that its processes respect the environment, and thus end up determining whether this form is successful for a purchase and sale different from what it is used today.