FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Recent Submissions
- Criação de uma Marca de Moda Sustentável, com a integração de biotecidos nas suas coleçõesPublication . Coelho, Marta Sofia Serranho; Vilaça, Filipa Isabel de Almeida FernandesEste projeto documenta a criação e o desenvolvimento da Marta Coelho, uma marca de moda sustentável, que se pretende destacar no mercado pela sua forte identidade visual e pelas matérias-primas que são utilizadas para a confeção dos produtos, como têxteis inovadores, eco-friendly, macios ao toque, versáteis, práticos, com tonalidades coloridas, brilhantes e padrões criativos. Trata-se de uma marca inspirada em valores como conforto, alta qualidade, criatividade, inclusão, sustentabilidade, ética e excelência. Estes aspetos estão presentes em todas as suas atividades, desde o processo criativo, passando pela escolha dos materiais, modelagem, confeção, até ao marketing, comunicação e contacto com o consumidor final. A sustentabilidade tem sido um tema em crescimento na indústria da moda, com o objetivo de sensibilizar o consumidor para esta importante abordagem. Com isto, Marta Coelho, é uma marca assente nos três pilares da sustentabilidade, de modo, a valorizar a aquisição de hábitos amigos do ambiente, na atualidade e demonstrando o empenho em minimizar o impacto ambiental e promover uma confeção responsável. Trata-se de um compromisso ético, consciente e com a responsabilidade ambiental, quer a nível individual e coletivo. Ao apresentar a pesquisa, investigação e desenvolvimento da marca Marta Coelho, este projeto tem como objetivo fornecer uma visão positiva sobre uma potencial marca de moda de sucesso que se alinhe com valores éticos e sustentáveis, contribuindo para uma indústria da moda mais responsável e equitativa.
- O encontro da moda com a arte: uma arte vestívelPublication . Mattos, Thayanna Rocha; Alcântara, OctávioEste trabalho busca apresentar o que se entende sobre Moda e Arte para, assim, refletir e analisar suas aproximações, como também uma possível conexão entre ambas as áreas e, por fim, estabelecer a existência de uma Arte Vestível na Moda. Como apresentado acima, tem-se como objetivo geral reunir informações tanto do universo da Arte como do universo da Moda em individual para que depois estabelecer e apresentar suas conexões, seus momentos de encontros. A Arte alimenta a Moda, a qual é, por sua vez, alimentada por esse campo, tornando-se não só moda (vestimenta), mas uma Arte Vestível, uma arte sem molduras que transita entre os corpos e faz a vestimenta ganhar valores simbólicos, culturais e de projeto além do simples vestir. Para tal, serão apresentados três estudos de casos nos quais se pode encontrar, observar e perceber essas relações que fazem com que Moda e Arte sejam áreas interdisciplinares e conexas. Os casos que aqui serão apresentados e analisados serão: Museu do Traje e MUDE, Gucci Continuum e, por fim, Tiff Manuell. De antemão, é possível encontrar alguns autores que serviram de base para estudo e discussão sobre este tema, tais como Olga Bon (2014), Graça Proença (2012), Lipovetsky (2009), Doris Treptow (2013), entre outros autores que estudam e apresentam pesquisas nos universos da Moda e da Arte. Por fim, após a pesquisa, a análise, o estudo, foi possível chegar na conclusão que esses dois campos possuem uma grande quantidade de material para analisar e discutir, são campos extensos, de grande conteúdo e que se interligam entre si em muitos momentos. Sendo um para o outro fonte de inspiração, de ferramentas, de conceitos e de disseminação de ideias, de processos e de conceitos. A Arte Vestível é notória, visível e palpável, mas ainda aberta a novidades, mais conexões e mais estudos. Moda e Arte são campos profundos e que juntos provocam sensações físicas, visuais e intelectuais nos usuários e nos espectadores. Suas conexões carregam grande potência e abertura para mais aprofundamentos.
- Criação de uma marca para ginastas Sportswear aplicado às modalidades de competiçãoPublication . Mesquita, Madalena Duarte; Pereira, Maria Madalena RochaSegundo o relatório de contas de 2022 da federação portuguesa de Ginástica, o crescimento da atividade desportiva em Portugal nas camadas mais jovens de ginástica acrobática cresceu de 1564 (em 2011) para 4377, e a sua participação em competições internacionais foi reconhecida com medalhas desde o início da sua participação em 1987. No mercado nacional existe um número reduzido de oferta de vestuário para esta atividade, que após uma pré-análise do mercado neste projeto através de um questionário, alertou-nos e validou a necessidade e oportunidade no mercado nacional; O crescimento de praticantes e a necessidade de desenvolver soluções de design de vestuário para as carências e desejos dos desportistas desta modalidade é importante. Assim, este projeto pretende desenvolver uma proposta de criação de uma marca de vestuário destinada a atletas de ginástica, mais especificamente atletas de ginástica acrobática. Embora existam algumas marcas no mercado, a especificidade, requisitos técnicos e crescimento do mercado são fatores que justificam este projeto bem como um inquérito realizado a uma amostra de atletas no âmbito deste projeto. Foi assim procurado desenvolver uma marca e produtos associados à prática desportiva de ginástica acrobática que respondesse às necessidades e desejos dos atletas, baseado nos resultados obtidos do inquérito e na pesquisa de mercado realizada. A ginástica acrobática é uma modalidade complexa, praticada em pares e grupos, esta exige que os seus praticantes possuam diversas componentes físicas, nomeadamente, força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Nas competições os ginastas apresentam os seus esquemas, onde mostram as suas capacidades técnicas e artísticas. Um dos elementos-chave deste momento de avaliação é a peça de vestuário maillot, peça obrigatória para a execução dos esquemas. O inadequado design de um maillot pode levar à penalização do atleta, uma vez que esta peça tem regras a cumprir. A marca desenvolvida pretende que os ginastas tenham uma maior oferta de maillots de competição, sem recorrer aos tradicionais meios existentes no mercado, como costureiras sem apoio de designers ou ao limitado número de marcas existentes no mercado nacional. Para além da vertente dos fatos de competição a marca terá uma coleção de treino elaborada para outras fases do treino e atividade desportiva, mas que poderá abranger outros públicos que praticam ginástica. Como metodologia recorreu-se a uma mista. O projeto será dividido em 3 partes, a primeira parte referente a uma revisão bibliográfica com a definição de conceitos de branding, design de moda, e análise do mercado de desenvolvimento de produtos moda/activewear com características técnicas, design thinking e metodologia projetual, a segunda parte, com aplicação de metodologia projetual é focada na criação da marca e no seu processo de construção e para finalizar na terceira parte será desenvolvida uma peça protótipo. Finalmente é orçamentado o produto e é feita a sua validação. Em suma este projeto visa aprofundar a importância do vestuário desportivo na modalidade de ginástica acrobática bem como satisfazer as necessidades do consumidor, centralizandose na opinião do mesmo.
- Aurora: Projeto Exploratório de uma Marca de Moda Adaptada às Reais Necessidades do Público Plus SizePublication . Gomes, Madalena dos Santos; Loss, CarolineCada vez mais surge a necessidade do mercado de moda se adaptar aos diferentes tipos de corpos, para que todos os indivíduos se possam expressar através do vestuário, marcando a sua individualidade. Com o crescimento do mercado plus size, é indispensável que as marcas respondam de forma eficaz os desejos e demandas deste público. Este projeto exploratório tem como objetivo a criação de uma marca de moda plus size. De forma a melhor responder às falhas deste mercado e desenvolver um projeto que satisfaça este consumidor, serão abordados tópicos que nos permitam entender o consumidor da marca e a sociedade em que se insere. Este irá analisar um setor específico da indústria da Moda- a moda plus size. O projeto iniciará com uma revisão de bibliografia, para que seja possível entender eficazmente como está construída, como funciona (e porquê) a moda de tamanhos grandes, analisando, inicialmente quais as perceções sobre o corpo feminino ao longo da história e como a sociedade lida com a obesidade e corpos com excesso de peso. Ao entender como é que o mundo perceciona o corpo plus size será possível perceber o porquê da indústria existir como existe, pouco preparada para os corpos gordos. Posteriormente será feita uma análise a marcas de moda como tamanhos como um 46, 48, 50. Apenas identificando as imperfeições do mercado existente será possível criar um projeto que represente uma evolução. Através de questionários e entrevistas, foi viável identificar diversos problemas que as marcas não abordaram até agora, como a representatividade de modelos, modelagem correta anatomicamente e diversidade de estilos. Com base nos estudos realizados, foi elaborada a construção de um projeto de uma marca de moda plus size, denominada Aurora. A Aurora nasce para que este público se sinta, finalmente, ouvido, e tem como missão trazer ao mercado português uma marca ética, exclusiva para tamanhos plus size e que representa, de forma eficaz, o consumidor plus size. Esta pretende fornecer não só um produto de qualidade com uma modelagem adequada e com valor estético, como permite abranger outras necessidade essenciais para uma boa experiência de consumo, como uma comunicação eficaz e que represente variados corpos gordos e ainda lojas físicas. Como resultado, através de entrevistas, o consumidor respondeu positivamente ao projeto de marca criado, demonstrando que o estudo foi bem sucedido: o consumidor identificou-se com a marca, e sentiu-se finalmente ouvido e respeitado, obtendo ainda o estilo e o conforto aliados.
- O Poder da Colaboração: Co-branding no mercado da moda de luxo e o caso FendacePublication . Pimenta, Julia Guerra Montaury; Fernandes, FilipaO tema desta pesquisa aborda o poder de uma estratégia de co-branding- uma parceria entre duas ou mais marcas- no setor de moda de luxo. O objetivo central é compreender, de forma abrangente, como essa colaboração pode ser adequadamente desenvolvida para aprimorar o valor da imagem de marca (brand equity) e, como resultado, impulsionar a lucratividade. Para atingir esse propósito, a pesquisa se dedica em explorar os conceitos fundamentais que permeiam o tema, abrangendo áreas como moda e suas origens, a evolução do consumo, marcas de luxo, brand equity e co-branding. Além disso, este trabalho se desdobra em uma análise aprofundada de um estudo de caso, direcionada à compreensão prática dos elementos investigados ao longo dos capítulos, tendo como centro de estudo as renomadas marcas italianas Fendi e Versace. Nesse contexto, busca-se avaliar os resultados gerados por essa colaboração não apenas no âmbito econômico, mas também no que se refere à construção da imagem e reputação das marcas envolvidas. Esta pesquisa foi organizada em três capítulos, com base em uma metodologia teórica e analítica. O primeiro capítulo explora os conceitos de moda e consumo, enquanto o segundo se concentra em marcas e co-branding. Por fim, o terceiro capítulo adota um método de estudo de caso para analisar a colaboração entre Fendi e Versace.
- O Desfile de Moda Performativo como Arte e como Estratégia de BrandingPublication . Loureiro, Inês Fernandes; Moura, Catarina Isabel Grácio deA presente dissertação visa o estudo do desfile performativo e como este é composto por diversos elementos que contribuem para uma indústria da moda mais humanista e menos capitalista. O vestuário é desde sempre compreendido como uma forma de expressão e através do desfile, diversos designers encontram novas formas de verbalizar essa expressividade. Assim, o tema pretende investigar diferentes momentos onde é possível identificar este desfile performativo desempenhando um papel significativo na criação de impacto cultural, e configurando-se numa ferramenta que transcende o marketing. Ao utilizar diferentes meios de expressão são desafiadas as normas sociais estabelecidas, e encontramos um escape possível à realidade. A conceptualidade e performance permitem-nos alcançar novas formas de libertação, e de nos aproximarmos aquela que pode ser considerada a nossa forma mais natural. A metodologia adotada baseia-se numa abordagem teórico-prática uma vez que a pesquisa utiliza uma combinação de recolha teórica e análise prática que inclui a realização de estudos de caso e entrevistas, com foco em três designers portugueses – Ivan Hunga Garcia, Olga Noronha e Valentim Quaresma.
- Estratégias de design editorial nas revistas de moda: O caso da Vogue PortugalPublication . Guerra, Inês Correia; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesAtualmente, observa-se uma certa desconsideração em relação ao Print e ao seu papel e influência na indústria da moda. O presente relatório de estágio oferece uma análise abrangente da experiência vivenciada, do conhecimento adquirido e das habilidades profissionais desenvolvidas durante o estágio curricular realizado na empresa Lighthouse Publishing, editora da revista Vogue Portugal, no período compreendido entre Agosto e Novembro de 2023. Além da imersão prática no contexto da empresa, procurou-se aprofundar o entendimento da área em que o estágio se inseriu, por meio de uma investigação sobre as diversas facetas do design editorial no universo da moda. Quanto à metodologia, conduziu-se então uma investigação exploratória sobre a perspetiva prática e teórica do tema, fundamentada numa revisão de literatura abrangente, triangulação de dados, estudos de caso e na execução do estágio. Esta pesquisa pretende compreender, em termos gráficos, as estratégias utilizadas pelas revistas de moda. Aborda mais especificamente o papel influenciador das revistas de moda, a sua história, evolução e influência nesse cenário, agregando sempre esta perspetiva teórica à vivência prática do estágio. Neste contexto, o foco recai sobre a marca Vogue, e mais especificamente a Vogue Portugal, uma marca que se destaca pela sua inovação e ruptura com normas estabelecidas dentro do cenário da moda. São levantadas questões pertinentes acerca das suas escolhas, como a adoção da simplicidade ou de novos grafismos no seu design editorial e formato, quando comparada com outras marcas no mercado internacional Vogue. O objetivo foi não apenas compreender o impacto destas escolhas, mas também investigar as motivações que as impulsionam. Este estudo procurou também decifrar o que motiva a persistência do interesse nas revistas físicas numa era predominantemente digital, lançando luz sobre possíveis projeções para o futuro das revistas nas próximas décadas.
- A comunicação de marcas de moda em contexto de showroom: Estágio na agência de comunicação ShowpressPublication . Cardoso, Diana Alexandra Ramos; Vilaça, Filipa Isabel de Almeida FernandesO presente relatório foi elaborado com o propósito de explorar o tema escolhido, nomeadamente, a comunicação de marcas de moda em contexto de showroom. Deste modo, a aluna realizou um estágio curricular na Showpress, uma agência de comunicação de moda e relações-públicas. A Showpress é uma agência que trabalha com várias marcas de moda, tanto nacionais, como internacionais e que conta com um vasto showroom, aonde se pode encontrar, em exposição, as coleções atuais das ditas marcas. Ao longo deste relatório serão documentados os procedimentos realizados pela autora no decorrer do seu estágio. Serão também mencionados diversos autores explorados pela mesma, de forma a solidificar a sua pesquisa e a validar as conclusões obtidas com esta investigação.
- Rebranding de uma agência de moda: a importância da identidade visual e de uma comunicação estratégicaPublication . Coelho, David Alexandre Catraia; Moura, Catarina Isabel Grácio deO presente Relatório tem como objeto de exposição e análise o estágio curricular que teve lugar na agência de comunicação de moda Fashion Studio entre 1 de setembro e 30 de novembro de 2023. Gerando uma oportunidade de aprendizagem em contexto laboral, o estágio permitiu não só consolidar e aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do primeiro ano do mestrado em Branding e Design de Moda, mas também compreender o funcionamento de uma agência de comunicação dedicada no mundo da moda em Portugal. O documento encontra-se organizado em três capítulos: o primeiro tem como objetivo apresentar o contexto do estágio, centrando-se na apresentação do historial da agência, da sua identidade, do seu funcionamento e da sua estrutura interna; o segundo capítulo elenca as distintas tarefas desempenhadas ao longo dos três meses de estágio; e o terceiro capítulo explora as possibilidades abertas por um rebranding da empresa, a título meramente especulativo, de modo a examinar a relevância da identidade visual e de uma comunicação estratégica para o funcionamento de uma agência de moda.
- A importância da produção de moda: O styling enquanto mensagem, com o uso da fotografia para as marcas de modaPublication . Seixas, Beatriz Gonçalves; Alcântara, Octávio Manuel RodriguesO presente relatório pretende relatar a experiência profissional da aluna Beatriz Seixas, durante o período de 3 meses de estágio decorrido na empresa Fashion Studio, entre agosto de 2023 e novembro de 2023, realizado dentro do primeiro semestre do segundo ano curricular, demonstrando de que forma foram aplicados os conhecimentos adquiridos no Mestrado em Branding e Design de moda. Nele é apresentado o percurso da aluna na empresa. Apesar de, no seu conjunto, o estágio ter contribuído para a realização de um conjunto de tarefas distintas, os principais projetos a que a estagiária se dedicou esteve relacionado com a produção de moda e styling. Estes projetos tiveram sempre por base o desenvolvimento do styling para modelos e posteriormente captado e registado pela fotografia para as redes sociais tanto da agência como das marcas. Este estágio esteve sob a orientação científica do Prof. Doutor Octávio Alcântara e orientação de estágio pela Sandrina Francisco, CEO da agência Fashion Studio. Este relatório procura dar conta da experiência em que o estágio consistiu no seu todo, configurando-se igualmente como uma oportunidade para, por um lado experienciar o mercado de trabalho, como também, desenvolver skills valiosas, e por outro, consolidar os conhecimentos adquiridos sobre produção de moda, aprofundando importantes conceitos desenvolvidos por autores de referência neste relatório. Este documento está dividido em dois capítulos. No primeiro, é realizada uma revisão bibliográfica que aborda as principais ramificações e intervenientes da produção de moda, temas esses como: styling, modelos e fotografia de moda. No segundo capítulo serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pela aluna, durante o estágio dando mais influência aos projetos de produção de moda, demostrando as principais aprendizagens.
