FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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- Comércio e comunicação online de Marcas de Moda de Luxo: novos modelos na era da sustentabilidadePublication . Santos, Beatriz Henriques; Pereira, Maria Madalena RochaAtualmente, o online quer através das redes sociais quer dos websites e plataformas, tem aumentado na cota de mercado das marcas de moda em Portugal (37% dos 6,15 mil milhões de euros), e estima-se que em 2025 atinja 9,7 mil milhões de euros, o que indica o aumento proporcional de marcas de moda (Portugal Têxtil, maio 25, 2023). As redes sociais investem cada vez mais na comunicação de forma a criar o desejo e a venda dos produtos, e são o principal veículo de comunicação de novidades, notícias e coleções de uma determinada marca, provocando um grande desejo de consumir/obter determinado produto. A moda estará sempre presente no quotidiano da população, uma vez que faz parte, e é, um dos fatores que reflete e contribui para a evolução cultural, política e social da sociedade. Atualmente, a indústria têxtil e da moda de luxo recorrerem cada vez mais a formas inovadoras para combater os problemas do ecossistema da moda: nomeadamente a produção excessiva, consumo exagerado da utilização desmedida dos recursos e o excesso de desperdícios, criando políticas de sustentabilidade internas e externas que contribuam para reduzir todas estas questões. E, consequentemente a redução das alterações climáticas e uma melhor gestão dos recursos existentes no planeta na atualidade de forma a não comprometer os recursos das gestões futuras. As marcas de luxo na moda têm tido um crescimento significativo nos últimos anos, em 2022 o mercado de luxo cresceu 22%, com vendas na ordem dos 353 mil milhões de euros, segundo o estudo da Bain & Company Luxury Study (Expresso, 17 Nov 2022). Mas o preço e a exclusividade deste segmento não tornam os produtos disponíveis a todos. Atualmente o crescimento de novas formas de modelos de negócio surgem no mercado, mais sustentáveis, como a venda em segunda mão online, caso da Vinted, que permite prolongar a vida do produto. Este mercado deverá atingir 350 mil milhões de dólares (cerca de 325 mil milhões de euros) até 2028 e representará 10% do mercado da moda a nível mundial até 2025. Estas soluções permitem atingir novos públicos no mercado do luxo, mais acessível ao nível de preços e disponibilidade de produtos de luxo para desenvolvimento de novas formas de comunicação e produção de moda. De acordo com Carvalho (2022), “os compradores Millennials e Gen Z são o motor de crescimento da indústria. Juntas, estas duas gerações de compradores/ consumidores representarão 70 % de todas as vendas de luxo até 2025.” Assim, este projeto permite responder à seguinte questão: Qual a estratégia, modelo de negócio e comunicação para um projeto associado a marcas de moda de luxo feminino num mercado que contribua para a sustentabilidade no ecossistema da moda, dirigido a um público da geração Z que opera maioritariamente nas redes sociais? O presente projeto assenta numa proposta de criação de uma marca/ plataforma, para venda online, revenda e aluguer de artigos de marcas de moda de todo o tipo de luxo, e designers emergentes com características de exclusividade e qualidade. Não será apenas mais uma marca que exerce a revenda ou aluguer de artigos de luxo, através de uma plataforma digital ou aplicação, onde vários utilizadores submetem os seus próprios artigos de luxo para aluguer ou venda, com o intuito de contribuir para uma melhor gestão dos recursos existentes. Pretende-se sim construir uma marca e espaço que promove a inspiração artística da indústria, e que simultaneamente contribua para a redução do consumo excessivo, de forma a fomentar a sustentabilidade e a circularidade. Este projeto é abrangente para todas as faixas etárias e pretende ser um negócio diferenciado dentro da própria indústria, assumindo a essência que cada marca transparece, e assume um paralelismo de identidade com o de uma revista de moda. Com a criação da marca e respetivo registo, conclui-se a existência de uma identidade visual apelativa e desejada, que permite criar valor aos produtos e o desejo aos consumidores de produtos de luxo de qualidade e exclusividade, independente de oferecer peças usadas, mas que no luxo, são as que apresentam, na sua maioria maior durabilidade, boa aparência e qualidade. A maioria das peças de moda de luxo são produzidos em alta qualidade, além do que o projeto englobará uma série de serviços integrados de conservação, reparação, limpeza e restauração que apelam à sustentabilidade e a um consumo consciente por parte dos consumidores, além de acrescentar valor para a marca.
- Desenvolver e comunicar um projeto de coleção de moda num conceito de Slow Fashion: o caso Carlos GilPublication . Capinha, Cristiana Margarida Nunes; Pereira, Maria Madalena RochaEste relatório de estágio é apresentado à Universidade da Beira Interior e a Universidade Europeia-IADE, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, para cumprir os requisitos de obtenção do Grau de Mestre em Branding e Design de Moda. O presente relatório tem como objetivo principal a validação das competências adquiridas na formação académica em contexto real no decorrer da experiência profissional obtida pela aluna Cristiana Margarida Nunes Capinha, durante o seu estágio curricular no atelier do designer estilista Carlos Gil, sediado no Fundão, Castelo Branco, realizado entre os meses de julho de 2023 e dezembro de 2023. O referido estágio curricular teve como objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o percurso académico enquadrado num conceito teórico associado: Slow Fashion, e a sua relação com os projetos acompanhados ao longo do estágio, bem como todo o funcionamento e organização de um atelier de moda de autor. O relatório pretende fazer uma resenha àquilo que foi o percurso no atelier, nas mais diversas vertentes associadas à Marca Carlos Gil e ao trabalho como designer de autor. Ao longo deste tempo, experienciou-se diferentes projetos, técnicas e métodos de trabalho no que respeita à comunicação da marca Carlos Gil e aos projetos desenvolvidos e produzidos no atelier com produção local enquadrados no conceito slow-fashion. Conclui-se a importância de um estágio em contexto real para validação das competências adquiridas ao longo da formação académica, mas também como objetivo de adquirir novos conhecimentos e competências relacionadas com o mercado, mais especificamente num mercado de marcas gama premium/luxo e de designer de autor. Do ponto de vista de competências pessoais pode-se ainda concluir a necessidade de uma aprendizagem complementar de planeamento de projetos em equipa no decorrer do estágio.
- Comunicação online de uma marca de moda: Relatório de Estágio na Alexandra MouraPublication . Castilho, Patrícia Alexandra Prudente Marques de; Grando, Rafaela NoroA comunicação online tem vindo a demonstrar ser um elemento essencial à interação e reflexão dos produtos e personalidade das marcas com os consumidores. Abrangendo-os atualmente a nível mundial e geracional. Com o acesso às diferentes redes sociais, o cliente consegue aceder a toda a informação e conteúdo necessário para entender as marcas e quais os seus valores e objetivos, possibilitando a sua identificação ou rejeição. Daí ser importante entender o mercado e a forma como a comunicação online de uma marca influencia a sua identidade e modo como o cliente a vê. É a partir dessa idealização de conexão com uma marca que se rege este relatório de estágio. O estágio decorre no atelier da designer Alexandra Moura, no qual o foco principal é a comunicação da marca através do online. Será aplicada assim uma metodologia capaz de providenciar entendimento na matéria e posterior aplicação em meio profissional, começando por uma revisão literária; seguida da análise da marca principal Alexandra Moura, da secundária ZERO; e de uma análise qualitativa do antes e depois do estágio nas redes sociais da marca através da comparação de tabelas de identidade online; Por fim será apresentado o desenvolvimento da aluna tendo em consideração a sua capacidade de análise ao transportar conhecimentos dados em aula e provenientes da revisão literária sobre o branding e o que o mesmo engloba.
- Relatório de Estágio na Brandfire Importância das Redes Sociais para as Marcas de ModaPublication . Kondratyuk, Carina; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesEste relatório de estágio apresenta uma visão detalhada da experiência profissional adquirida durante o estágio realizado na Brandfire, entre 2 de setembro e 13 de dezembro de 2024, com o foco no desenvolvimento de projetos para a marca Odara. Neste documento, apresenta-se uma visão abrangente sobre o funcionamento da empresa, as metodologias adotadas e os processos criativos e estratégicos que marcaram o estágio, com base no trabalho desenvolvido para a marca Odara. O relatório é dividido em duas partes principais. Na primeira parte, será abordada a fundamentação teórica sobre as marcas de moda, branding e o impacto das redes sociais na construção e comunicação da identidade das marcas. Este conteúdo teórico é essencial para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do estágio, permitindo uma compreensão mais profunda da atuação no setor da moda. A segunda parte descreve o percurso da candidata na empresa, abordando as tarefas executadas e as metodologias aplicadas. São analisadas as principais ações desenvolvidas, com foco nas contribuições feitas para o fortalecimento da marca em questão. De seguida, apresenta-se ainda uma série de entrevistas com profissionais da área, com o objetivo de compreender melhor a perceção interna sobre a instituição de acolhimento de estágio. O relatório finaliza com reflexões sobre o crescimento pessoal, bem como recomendações para investigações futuras em estratégias de branding sustentáveis e inovadoras.
- O papel das estratégias de branding na consolidação das marcas de moda nas redes sociaisPublication . Jesus, Margarida Gouveia Marçal de; Moreira, Bruna RuschelEste Relatório reflete o resultado do conjunto de atividades desenvolvidas no durante o Estágio Curricular da Universidade Europeia-IADE, numa colaboração com a Universidade da Beira Interior, no âmbito da conclusão do 2.º ano do Mestrado em “Branding e Design de Moda”. A Havas Play, sediada em Lisboa, foi a entidade acolhedora. Durante 4 meses, de 2 de setembro de 2024 a 2 de janeiro de 2025, foram desenvolvidos diversos projetos em diferentes departamentos da Havas Play, com foco específico em Branding, e numa abordagem mais detalhada em Content Marketing e Ativações de Marca, bem como em Social Media. A Havas Play é uma agência criativa pertencente ao grupo Havas, especializada em experiências de marca e na criação de conexões entre marcas e pessoas. Atua nas áreas do entretenimento, moda, desporto, música, gaming e cultura, com foco em estratégias de brand experience, ativações, conteúdos e eventos, promovendo o envolvimento autêntico com o público. Ao longo do estágio na Havas Play, a Estagiária teve a oportunidade de colaborar em ativações de marca no setor da moda, com especial foco na presença digital. Contribuiu para a criação de conteúdos para redes sociais, sempre alinhados com a identidade e objetivos estratégicos das marcas. Participou na análise de desempenho das campanhas, identificando oportunidades de melhoria e apoiando na optimização de resultados. A experiência permitiu-lhe desenvolver competências práticas em branding, marketing digital e gestão de marca, assim como fortalecer a capacidade de trabalho em equipa e comunicação em ambiente profissional. Assim, este Relatório faz a descrição e a análise dos projetos operacionalizados, bem como da metodologia dinâmica associada ao protocolo de Estágio Curricular, destacando-se, acima de tudo, a assimilação e o amadurecimento de novas competências, a consolidação de competências anteriormente adquiridas, bem como os desafios propostos, constantes e estimulantes, os quais permitiram absorver o âmago desta jornada. Tais desafios incluíam a necessidade de encontrar respostas céleres, on-site e on-time a problemas concretos, a necessidade de antecipar eventuais dificuldades decorrentes, enfrentar imprevistos inusitados, tomar decisões sob pressão, reajustar estratégias e lógica operacional, a adaptação às dinâmicas mutações operadas no mercado, multidisciplinaridade, multiculturalidade, flexibilidade e agilização de ações e comportamentos, assumir compromissos com ética e profissionalismo, não ter medo de gerir os riscos agindo, aprender com os erros e melhorar a performance. Tudo se conjugou para ser proporcionada uma experiência única, imersiva e intensa, que culminou numa aprendizagem contínua, motivadora e gratificante, e no enriquecimento do saber fazer, do conhecimento e do espírito crítico que me fizeram crescer de forma extraordinária e exponencial enquanto profissional.
- Desconstrução da moda masculinaPublication . Couto, José Carlos Meireles do; Monçores, Aline Moreira; Duarte, Cristina L.Esta dissertação analisa a história da moda masculina em Portugal, desde o início do século XX até às tendências contemporâneas, com foco na intersecção entre masculinidades e códigos de design. Por meio de uma abordagem metodológica que combina pesquisa bibliográfica, análises iconográficas e estudo de caso, o trabalho investiga as influências históricas da alfaiataria e os códigos estéticos associados às masculinidades no contexto português atual. O estudo mapeia o panorama contemporâneo da moda masculina em Portugal, destacando designers e estéticas que se distinguem pela inovação e capacidade de adaptação às novas dinâmicas de consumo. Além disso, analisa estratégias digitais e plataformas de comércio eletrónico implementadas por marcas nacionais, visando compreender as preferências dos consumidores e traduzir uma identidade cultural singular no mercado global. Como resultado, é apresentada uma proposta de marca e coleção que explora o equilíbrio entre tradição e modernidade, reinterpretando a herança da alfaiataria à luz das mudanças culturais e comportamentais. Assim, esta dissertação contribui para o debate sobre a moda masculina enquanto fenómeno cultural e social, promovendo uma reflexão sobre o seu papel no contexto contemporâneo português.
- The Impact of Electrification in Automotive Design for Light VehiclesPublication . Calhamar, António Maria Sancho Mègre Queimado; Monteiro, João Manuel Milheiro Caldas PaivaThis dissertation aims to explore the impact of electrification in automotive design. Pivotal historic events that helped shape the contemporary automobile are crucial, as they not only offer a view into varying trends across automotive history but also show how the electric vehicle was once the dominant choice through market share in the early 1900s. This subject matter also elicits interest on the importance of manufacturers, brands and how they adapt to innovations, trends, legislation and consumer interest. The presentation of a case study comparison between electric and internal combustion powered vehicle granted a framework to observe the contrast between two means of propulsion, and what they entail. Subsequently, challenges and opportunities in regard to electric propulsion were researched and analysed. The conclusion being that weight, price, energy density, inadequate infrastructure and lack of versatility as a result of time-consuming charging still plague the electric vehicle, however, home renewable energy, ease of use, solid state batteries, superior packaging, smaller drivetrain volume, absence of mechanical connections between components, lower maintenance needs and running costs, higher efficiency, lower center of gravity, and increased interior space all provide opportunities for electric vehicles to affirm themselves in the highly competitive automotive sector.
- A moda enquanto veículo de intervenção cultural: Análise histórica de mensagens e significados feministasPublication . Costa, Anna Clara de Brito Gil; Cantú, WilliamA dissertação visou realizar um estudo sobre como a moda pode ser compreendida como forma de comunicação não verbal, auxiliando no desenvolvimento das sociedades e na transmissão das mudanças e demandas sociais; principalmente em movimentos femininos. Para tanto, foi realizado um estudo historiográfico na perspectiva da história cultural no campo da história das mulheres articulando com a evolução da moda, no mundo ocidental desde a Revolução Francesa, passando pelo surgimento do movimento feminista dos sécs. XIX ao XXI. Ao longo deste estudo, são destacadas as transformações que ocorreram na moda que passou de um instrumento de controle para uma poderosa forma de manifestação e afirmação feminina. Por meio da análise de eventos mundiais, nota-se o surgimento de pequenos avanços que auxiliam na conquista de direitos, também são analisados o relacionamento entre as interpretações da simbologia na moda, o uso de cores e outros símbolos, e como estes auxiliam grupos sociais a transmitir suas ideias. O trabalho apresenta como questão principal como a moda no século XXI transcendeu seu papel de vestimenta em manifestações individuais. A delimitação temporal é centrada de 2016 a 2024 e tem como ponto central o movimento do Me Too. Foram utilizados os autores Laver e Silvano para fundamentação teórica. O estudo respondeu, de forma positiva, à questão central e apresenta um farto material de análise de manifestações de moda com aderência a diferentes reivindicações sociais. A pesquisa também analisa dois estudos de casos de desfiles no Brasil que foram utilizados como bandeiras.
- Cultura pede Inclusão: Representação e Identidade de Indivíduos com Síndrome de Asperger na Moda ContemporâneaPublication . Ferreira, Maria de Inês Nunes Maia; Cantú, WilliamO presente estudo discute a relação entre moda e identidade, especialmente considerando a complexidade dessa relação para indivíduos com Síndrome de Asperger (SA), uma perturbação do espectro do Autismo. McNeill e Venter sugerem que a moda desempenha um papel crucial no desenvolvimento, expressão, confirmação ou adaptação da identidade. No entanto, para pessoas com SA, a construção da identidade pode ser desafiadora devido às características associadas à síndrome. A moda é descrita como um fenómeno que combina aspetos artísticos e funcionais, sendo um reflexo social, político, religioso e emocional. Socialmente, a moda serve para identificar e distinguir as pessoas, criando associações e rejeições inconscientes. Os indivíduos com SA enfrentam desafios relacionados à identidade e à rejeição, uma vez que o rótulo da síndrome pode influenciar fortemente o desenvolvimento da sua autoidentidade, diferenciando-os simultaneamente no contexto social. A Moda pode tanto impulsionar a inclusão quanto a exclusão, já que a aparência física muitas vezes é usada como critério social. Embora nenhum estudo tenha comprovado influência direta da SA na aparência ou saúde física, a moda é reconhecida como uma ferramenta que pode ajudar na construção da identidade para indivíduos com SA. Devido à dificuldade destes indivíduos em compreender e expressar emoções e pensamentos, a Moda, como linguagem não verbal, pode ser uma ferramenta útil para desenvolver uma autoidentidade que vá além do diagnóstico, permitindo uma melhoria na sua autoestima e na sua integração social.
- V A G U S - Mobilidade e Acessibilidade para todosPublication . Crespo, Miguel Francisco; Romãozinho, Ana Mónica Pereira Reis de Matos; Guerreiro, Alexandre GramachoMuitas regiões têm apostado no turismo como forma de alcançar o desenvolvimento e reconhecimento das suas culturas e tradições, história ou gastronomia, promovendo os seus pontos positivos e diminuindo os negativos, através de um pensamento económico sustentável. No entanto, por vezes a preocupação com as comunidades menos favorecidas é relegada para segundo plano, resultando assim em espaços pouco adequados para o manuseio de um equipamento de assistência técnica (como andarilhos, bengalas, entre outros) utilizados maioritariamente pela comunidade idosa. Deste modo, foram descritos e aprofundados atentamente argumentos, metodologias e opiniões, que justificam a importância do auxílio à problemática da mobilidade, da autonomia e da acessibilidade no interior de Portugal continental, com a finalidade de combater ou amenizar as patologias ligadas à perda da locomoção, da independência pessoal, da solidão e do isolamento social. À vista disso todo desenvolvimento projetual, teve como base de sustentação as metodologias do Design Thinking e do HCD (Design centrado no ser humano), introduzidas por David Kelly, com o propósito de entender a verdadeira origem da problemática e por consequência despertar a melhor solução possível para a sociedade consumidora. Assim sendo, o produto teria então como finalidade, proporcionar à persona um auxílio na atividade do dia a dia, através de um produto versátil, multifuncional, intuitivo, seguro e ajustável e que permitisse deste modo a circulação na via pública sem qualquer tipo de necessidade ou constrangimento. Estes aspetos poderão à vista disso, ser alcançados, através da preocupação com alguns elementos presentes no desenvolvimento projetual como a ergonomia, a escolha de materiais e respetivas texturas e também todos os seus componentes e combinações possíveis, com o fim de alcançar a melhor segurança e conforto possível para a persona, direcionando-se não só aos idosos mas tambem a todos os que necessitem por intermédio de uma solução de design intemporal e com linhas que se afastem do aspeto ortopédico, bastante presente em muitos equipamentos desta classe no mercado.
