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- Soluções para uma Simbiose Editorial: A Revista ZukunftPublication . Mota, Diana Machado; Ferreira, Joana Casteleiro Alves Pitrez; Alves, Hernâni de Souza SantosO advento da internet provocou transformações substanciais na indústria editorial, impactando profundamente os modos de distribuição e acesso à informação. A crescente facilidade no acesso a conteúdos digitais levou à reconfiguração das preferências dos consumidores, que progressivamente privilegiaram os meios eletrónicos em detrimento dos impressos. Não obstante, os formatos impressos continuam a circular e a serem preferidos por uma parcela significativa da população, podendo levar assim a uma aparente competição entre ambos os meios, na tentativa de determinar qual se sobressai como o formato ideal. Contudo, em vez de acentuar essa divisão e fomentar a rivalidade, não seria mais produtivo promover a integração dos dois formatos em prol de proporcionar uma experiência mais imersiva, inclusiva e dinâmica ao utilizador? Em vez de demarcar uma separação, seria oportuno defender a coexistência, complementaridade e interdependência entre os dois formatos no contexto da revista. Tendo em vista a problemática apresentada, o presente relatório de projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma revista híbrida e simbiótica, que integre de forma complementar os formatos físico e digital. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica rigorosa e identificaram-se possíveis soluções editoriais com enfoque nessa simbiose. Adicionalmente, fizeram-se entrevistas com estúdios de design e analisaram-se diversos estudos de caso que permitiram estabelecer um octógono conceptual, orientando o desenvolvimento do projeto final da revista. A metodologia adotada para o relatório, juntamente com entrevistas realizadas com utilizadores, possibilitaram a conceção de uma revista simbiótica intitulada Zukunft, que se apresenta em dois formatos complementares, os quais devem ser utilizados conjuntamente para proporcionar uma experiência de leitura completa. A revista incorpora cinco das oito soluções identificadas durante a investigação, com o intuito de criar uma verdadeira simbiose editorial entre ambos os formatos, oferecendo uma nova abordagem à fruição de revistas. Os resultados retirados das entrevistas com os utilizadores foram positivos e demonstraram que poderá existir realmente oportunidade e interesse em elaborar projetos editoriais desta natureza.
- Performance Analysis of End-To-End Autonomous Driving Systems in Varying Simulated ScenariosPublication . Morgado, Ângelo Miguel Rodrigues; Pombo, Nuno Gonçalo Coelho CostaIn recent years, the importance of autonomous driving has increased significantly due to technological advances and the changing needs of society. Autonomous driving promises safer, more efficient transportation, with the potential to reduce traffic congestion and accidents. However, achieving fully autonomous driving remains a challenge. One of the main limitations is that current autonomous vehicles cannot drive safely in all scenarios, especially in adverse weather conditions. Testing these scenarios in the real world is impractical and often unsafe, which makes simulation an essential tool for developing autonomous driving agents. Simulation environments allow for extensive testing of autonomous vehicles, providing valuable information and helping to improve the reliability and safety of autonomous driving systems. Most commercially available autonomous vehicles follow a modular architecture, where each phase, from information collection, to vehicle control is separated into different modules arranged individually from each other. However, there are studies that discuss a different architecture, end-to-end, where all these modules are combined into one and trained simultaneously. This project has two main objectives, the first is to develop a tool called CARLA-GymDrive, whose functionality is to allow the user to train a reinforcement learning agent in an environment compatible with the gymnasium library in the CARLA simulator; the second is to train agents with the two autonomous vehicle architectures end-to-end and modular, along with two learning algorithms, DQN and PPO. Trained agents are subject to a series of tests to comprehensively assess their performance and robustness. This study not only highlights the fundamental role of simulation in the development of reliable autonomous systems, but also acesses the potential of the end-to-end architecture.
- O plexo coroide como porta de entrada para metástases cerebraisPublication . Capoti, Érica de Sousa; Santos, Cecília Reis Alves dos; Duarte, Ana Catarina AbreuO plexo coroide (PC) é uma estrutura vascularizada localizada nos ventrículos cerebrais que desempenha um papel crucial na produção e regulação do líquido cefalorraquidiano (LCR). Essa função é essencial para a proteção do sistema nervoso central (SNC), regulação da homeostase cerebral e transmissão de sinais neuronais. O PC é composto por células epiteliais que formam a BCSFB, caracterizada por junções apertadas que controlam seletivamente o fluxo de moléculas e células entre o sangue e o LCR. Anatomicamente, o PC apresenta configurações distintas nos diferentes ventrículos cerebrais, estende-se ao longo do assoalho ventricular nos ventrículos laterais e forma aglomerados no teto do terceiro e quarto ventrículos. A estrutura básica do PC inclui vasos sanguíneos envolvidos por tecido estromal e uma camada epitelial rica em junções de oclusão, constituídas por ocludinas e claudinas, que desempenham um papel crucial na manutenção da integridade da BCSFB. Além das funções na produção de LCR e na BCSFB, o PC atua na proteção antioxidante do SNC contra o estresse oxidativo, utilizando enzimas como superóxido dismutase e glutationa peroxidase. Esses sistemas enzimáticos são fundamentais para neutralizar espécies reativas de oxigênio que podem ser prejudiciais ao cérebro. Em contextos patológicos, como o cancro cerebral, o PC pode desempenhar um papel importante na propagação de metástases cerebrais, embora esse processo ainda não esteja completamente compreendido. Há indícios de que células tumorais, como as de cancro de pulmão, mama e melanoma, possam utilizar a via do PC para entrar no SNC, atravessando a BCSFB. No entanto, a capacidade de invasão por meio desta via e as interações moleculares envolvidas, como aquelas mediadas por E-caderina e ICAM2 nas células endoteliais do PC, ainda carecem de estudos mais aprofundados. Por isso, investigar esse mecanismo é crucial para esclarecer o papel do PC na invasão de células tumorais no cérebro. Para a realização deste trabalho foram utilizadas linhas celulares HIBCPP (que mimetizam a BCSFB) e A549 de cancro do pulmão para modelar a BCSFB in vitro e estudar a transmigração celular. As células foram cultivadas em meio DMEM/F12 suplementado com soro fetal bovino e antibióticos, mantidas em condições de 37°C e 5% de CO2. Os inserts foram revestidos com colagénio para melhorar a adesão das células HIBCPP, cuja integridade da barreira foi avaliada pela medição da resistência elétrica transepitelial (TEER). Ensaios de transmigração com células A549 marcadas com CellTracker Green CMFDA foram feitos com o intuito de investigar os possíveis efeitos na função da BCSFB e poder contribuir para a compreensão das interações celulares em condições fisiológicas e patológicas do SNC.
- Quorum sensing inhibition evaluation method: An experiment-based microbiology laboratory coursePublication . Luís, Ângelo Filipe Santos ; Domingues, FernandaBacteria have developed a cell-to-cell communication system called quorum sensing (QS), allowing them to regulate group behavior and synchronize the expression of virulence factors, responsible for increasing their infection capacity and resistance to antimicrobials. Although the control of microbial infections through the inhibition of microbial growth has traditionally been the basis of antimicrobial chemotherapy, the emergence of antimicrobial resistance has led to the search for new microbial control strategies, namely through the inhibition of QS. Among the agents studied to inhibit this bacterial communication are essential oils (EO), which are considered very effective QS inhibitors. When searching for new QS inhibitor agents, it is essential to have a cheap and easy-to-perform method that allows the evaluation of this activity. Chromobacterium violaceum is a Gram-negative bacterium that has been widely used as a model organism in QS research laboratories because it produces the violet-colored pigment violacein, which is regulated by QS and is an easily observable and quantifiable characteristic marker. The objective of this work is to describe a method to evaluate the inhibition of the QS using Cymbopogon martinii EO as a potential inhibitory agent for violacein production by C. violaceum, which can be applied in the Microbiology laboratory course as a part of the programs of several science degrees. The proposed method is inexpensive and does not require specific equipment, enabling its easy implementation by the laboratory team and professors.
- Avaliação das Experiências de Discriminação e da sua Relação com os Sintomas Psicopatológicos em Estudantes do Ensino Superior PortuguêsPublication . Gama, Leonor Ribeiro; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva de; Gouveia, Ana Isabel Antunes Dias RodriguesIntrodução: A discriminação é um fenómeno que tem vindo a ser estudado pelas ciências sociais e humanas, sendo definido como um comportamento enviesado, que abrange situações de tratamento diferencial injustas perante um grupo, assim como de favorecimento de outros, trazendo desvantagens entre os grupos e resultando em sofrimento significativo. A discriminação pode ser motivada por diversas características como: a raça/etnia; o género; a idade; o tamanho/peso; a orientação sexual; a forma de vestir; a religião; a deficiência, entre outros. Este fenómeno está presente nas várias áreas da vida, como nas relações interpessoais, no contexto educacional, no contexto organizacional e na saúde. Os estudantes universitários são também afetados por este fenómeno em diversos contextos. Estas experiências impactam a saúde física e mental das vítimas, estando associadas a níveis psicopatológicos mais elevados. Método: Com o objetivo de avaliar a presença de sintomatologia psicopatológica e a presença de discriminação nos estudantes universitários dos cursos de medicina e psicologia da Universidade da Beira Interior foi construído um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico, o GAD-7 para avaliar os sintomas de ansiedade, o PHQ9 para avaliar os sintomas depressivos e a EDE para avaliar as experiências de discriminação. Resultados: Participaram neste estudo 404 estudantes dos cursos de medicina e psicologia da Universidade da Beira Interior, com idades compreendidas entre os 18 e 52 anos (M=20.79; DP=3.42). Destes 83.3% pertenciam ao género feminino e 16% ao género masculino. Os resultados demonstraram que 94% dos estudantes do ensino superior avaliados relatam pelo menos uma situação de tratamento diferencial e que as experiências de discriminação variam de acordo com as variáveis sociodemográficas curso, ano curricular, género, orientação sexual, raça, nacionalidade, nível socioeconómico, religião, posicionamento político, tamanho físico, idade, deficiência e doença cronica. Foi também encontrada a presença de sintomas de ansiedade e depressão na população em estudo, sendo que 58,1% dos estudantes referiu algum nível de ansiedade e 34,7% descreveram níveis moderados a severos de sintomas depressivos. As correlações realizadas demonstraram uma relação entre os sintomas psicopatológicos e as experiências discriminatórias, existindo uma correlação significativa, positiva e forte entre a discriminação e os sintomas de depressão (r=.409; p<.001) e uma correlação significativa, positiva e moderada entre os sintomas de ansiedade e a discriminação (r=.262; p<.001). Conclusão: Os resultados demonstraram que experiências de tratamento diferencial estão presentes na realidade dos estudantes de medicina e psicologia da Universidade da Beira Interior, em variadas situações do quotidiano, pelo que as instituições de ensino superior deveriam investir na implementação de projetos de prevenção e promoção da inclusão no ambiente académico.
