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Estilos educativos parentais e características de comportamento num grupo de crianças com altas habilidades
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
| dc.contributor.advisor | Oliveira, Ema Patrícia de Lima | |
| dc.contributor.author | Soares, Iolanda Simões | |
| dc.date.accessioned | 2018-08-02T15:10:23Z | |
| dc.date.available | 2018-08-02T15:10:23Z | |
| dc.date.issued | 2014-7-16 | |
| dc.date.submitted | 2014-6-23 | |
| dc.description.abstract | Na área da sobredotação, as características e necessidades especiais das crianças consideram-se muito importante, contudo devemos dar ênfase às interações estabelecidas nos diversos contextos do desenvolvimento (Ramalho, 1992 cit in Azinheiro & Martins, 2005), assim torna-se importante aprofundar o tema da família a importância na vida das crianças com talento e altas habilidades, nomeadamente ao nível das suas problemáticas. Conhecer os estilos educativos que os pais de crianças sobredotadas adotam e identificar eventuais problemas comportamentais e emocionais nesta população são os objetivos principais deste trabalho. Alguns estudos apontam a predominância do estilo autorizado (democrático) nesta população (Dwairy, 2004; Rodrigues, 2010) e, sobre os problemas de comportamento, os estudos são ambivalentes. Para a realização deste estudo recolheu-se informação, nas delegações da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS) de Braga e do Porto, através da Child Behavior Checklis (CBCL) e do Questionário de Estilo Parental (QEP) junto de 38 pais, onde 18 (94,7%) das crianças eram do sexo masculino e 1 (5,3%) do sexo feminino. O intervalo de idades estudado, regista-se um número mais elevado de 12 anos de idade e o menor de 6 anos de idade. Assim, verificou-se que o estilo predominante, tanto dos pais (62,16%) como das mães (58,53%) é o estilo autorizado e que os problemas de comportamento mais comuns das crianças que participaram no estudo são os problemas de atenção (M= 0,58), problemas de isolamento (M=0,46) e problemas de agressão (M=0,41). Atendendo aos restantes resultados, verificam-se correlações entre as autoavaliações e as heteroavaliações dos pais sobre os Estilos Educativos. Os resultados obtidos apresentam uma correlação entre as subescalas do Comportamento Delinquente, Comportamento Agressivo e Externalização com os três Estilos Parentais. É, por fim, é possível afirmar que existe uma relação entre os Estilos Parentais e a participação das crianças no programa da ANEIS. A falta de literatura acerca dos estilos educativos dos pais das crianças sobredotadas considerou-se uma limitação no que diz respeito à fundamentação teórica e à sustentação com estudos na parte da discussão dos resultados, contudo este facto parece enaltecer o carácter inovador do estudo desenvolvido e a pertinência de um maior investimento sobre o tema. | por |
| dc.description.abstract | In the field of gifted children, the characteristics and special needs of children are very important. However, we must emphasize the interactions realized in different development contexts (Ramalho, 1992 cit in Azinheiro & Martins, 2005). So it is important to deepen the study of family and its importance in talented and high skilled children’s life, particularly in terms of their problems. Meet the educational styles that parents of over gifted children adopt and identify possible behavioral and emotional problems in this population are the aims of this work. Some studies indicate the predominance of the authorized style (democratic) in this population (Dwairy, 2004; Rodrigues, 2010) but, about the behavioral problems, the studies are ambivalent. The information for this study was collected in delegations of Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS) in Braga and Porto through Child Behavior Checklist (CBCL) and also with Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (PSDQ) involving 38 parents of 18 (94,7%) male children and 1 (5,3%) female child. The age range studied is between 6 and 12 years old. So, it was concluded that the predominant style, from fathers (62,16%) and mothers (58,53%) is the authorized style and that the most common behavioral problems from the children who have participated in this study are attention problems (M= 0,58), isolation problems (M=0,46) and aggression problems (M=0,41). Being in attention other results, it was also verified correlations between parents self evaluations and hetero evaluations on Educative Styles. The results show a correlation between the subscales of the Delinquent Behavior, Aggressive Behavior and Externalization with three Parental Styles. And, finally, we can say that there is a relationship between Parental Styles and children’s participation in ANEIS Program The lack of literature about educational styles of gifted children’s parents was considered a limitation in the theoretical foundation and support in the discussion of these results. However, this fact seems to give an innovative quality to the study and the importance (appropriateness/relevance) of investing more on the topic. | eng |
| dc.identifier.tid | 201642735 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/5624 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Estilos Educativos Parentais | por |
| dc.subject | Problemas de Comportamento | por |
| dc.subject | Sobredotação | por |
| dc.title | Estilos educativos parentais e características de comportamento num grupo de crianças com altas habilidades | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | 2º Ciclo em Psicologia | por |
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