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Arte nos videojogos

datacite.subject.fosHumanidades::Artes::Jogos Digitaispor
dc.contributor.advisorAlmeida, Flávio Henrique de
dc.contributor.authorAlves, David Guilherme Monteiro
dc.date.accessioned2022-01-11T17:17:31Z
dc.date.available2022-01-11T17:17:31Z
dc.date.issued2021-03-11
dc.date.submitted2021-01-25
dc.description.abstractO desenvolvimento desta exposição dissertativa enquadra-se sobre a linha de pensamento onde é abordado dois conceitos fundamentais na sua estrutura, a arte e os videojogos. Neles, como objeto com caraterísticas expressivas e cognitivas, a sua interpretação e valor torna-se divergente e irregular no que diz respeito à sociedade contemporânea. Essas circunstâncias que perambulam vagamente sobre a atualidade resultam em necessidades de procurar justificações e relações que enaltecem os videojogos como forma de expressão artística. Com isso a referência a teorias filosóficas e estéticas surgem como modelos de reflexão e possível perceção ao longo da evolução da indústria de videojogos. Apesar das visões teóricas e imateriais não apresentarem respostas na sua perfeição, necessita-se, com isto, empregar à visão de experiência desinteressada as potencialidades e evolução dos modelos de mediatização tecnológica. Da arte, diferentes linguagens artísticas se desenvolvem com a sua introdução aos meios de cada época, sendo atualmente à tecnologia e modelos mediáticos e artísticos. A sua constante evolução e homogeneização torna-se como uma ferramenta poderosa e com impacto na indústria videolúdica remodelando cada vez mais novas possibilidades e experiências para com quem interage com este médium digital interativo.por
dc.description.abstractThe development of this dissertation is framed on the line of thought where two fundamental concepts in its structure are approached, art and video games. In them, as an object with expressive and cognitive characteristics, its interpretation and value becomes divergent and irregular with respect to contemporary society. These circumstances that wander vaguely about the present time result in the need to look for justifications and relationships that enhance video games as a form of artistic expression. With this, the reference to philosophical and aesthetic theories emerge as models of reflection and possible perception throughout the evolution of the video game industry. Although theoretical and immaterial visions do not present answers in their perfection, it is necessary, with this, to employ to the vision of disinterested experience the potentialities and evolution of technological mediatization models. From art, different artistic languages are developed with its introduction to the media of each time, being currently to technology and media and artistic models. Its constant evolution and homogenization becomes a powerful tool with impact on the videoludic industry, remodeling ever more new possibilities and experiments for those who interact with this interactive digital archetype.eng
dc.identifier.tid202840611
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11641
dc.language.isoporpor
dc.subjectArtepor
dc.subjectLinguagens Artísticaspor
dc.subjectModelos Mediáticospor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectVideojogospor
dc.titleArte nos videojogospor
dc.title.alternativeA experiência artística e estética dos videojogospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitaispor

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