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Projecto do sistema de aterragem do dirigível NFAP

dc.contributor.advisorSilva, José Miguel Almeida da
dc.contributor.advisorGamboa, Pedro Vieira
dc.contributor.authorMoreira, Nuno Filipe da Silva
dc.date.accessioned2015-06-29T16:42:11Z
dc.date.available2015-06-29T16:42:11Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012-06
dc.description.abstractOs dirigíveis são aeronaves mais leves que o ar (LTA - Lighter-Than-Air) dotados de sistemas de direcção e propulsão e que são caracterizados pelo seu baixo peso específico e particularidades de operação únicas. O seu conceito remonta a 1852, com o desenvolvimento e construção do primeiro dirigível não rígido por Henri Giffard. Após várias décadas caídas no esquecimento, estas aeronaves têm, nos últimos anos, sido alvo de um grande desenvolvimento, devido a evoluções tecnológicas em diversos campos da engenharia. Com a utilização de compósitos e outros materiais avançados, o uso de software CAD (Computer Aided Design) e CAE (Computer Aided Engineering), avanços nos sistemas propulsivos e sistemas de controlo de voo, tem sido possível explorar de melhor forma as características deste tipo de aeronaves, tais como o baixo consumo de energia para o tempo que pode permanecer no ar, a possibilidade de transportar cargas pesadas por grandes distâncias tendo, assim, melhorado a segurança, sustentabilidade, versatilidade e baixo custo dos dirigíveis. O NFAP (Nature Friendly Airship Program) é um programa inovador e pioneiro de desenvolvimento e produção de um dirigível rígido, levado a cabo pela empresa Nortávia, Transportes Aéreos S.A. (Portugal), que reúne um conjunto de tecnologias de ponta e os mais avançados conceitos de engenharia que proporciona uma solução inovadora para o transporte aéreo de pessoas e mercadorias de uma forma sustentável e amiga do ambiente. Devido à sua versatilidade, o dirigível do NFAP tem a possibilidade de descolar e aterrar verticalmente (VTOL - Vertical Take-off and Landing) e pode também efectuar pequenas corridas de descolagem e aterragem (STOL) no caso de transporte de cargas pesadas, o que leva que seja necessário a concepção de um trem de aterragem que seja capaz de satisfazer tais requisitos. Libertando-se do conceito de grandes infra-estruturas de apoio em terra característico dos dirigíveis clássicos, este dirigível requer, ainda assim, um sistema de ancoragem que o permita operar com segurança no solo após a aterragem, sendo para isso essencial um trem de amarração que o mantenha ancorado. Este trabalho consiste, portanto, no projecto conceptual de um trem de aterragem e de um trem de amarração que consiga satisfazer os requisitos propostos.por
dc.description.abstractAirships are lighter-than air aircraft (LTA) equipped with propulsion and steering systems which are characterized by their lightness and unique features of operation. Its concept goes back to 1852, with the development and construction of the first non-rigid dirigible by Henri Giffard. After several decades fallen into oblivion, these aircraft have, in recent years, been the subject of a great development due to technological developments in various fields of engineering. With the use of composites and other advanced materials, the utilization of CAD software (computer aided design) and CAE (computer aided engineering), advances in propulsive systems and flight control systems, it has been possible to better exploit features of this type of aircraft, such the low power consumption for the time they can be airborne, the ability to carry heavy loads over great distances, thus, having improved safety, sustainability, versatility and low cost of operation. The NFAP (Nature Friendly Airship Program) is a state-of-the-art and pioneering program of a rigid airship, developed and manufactured by Nortávia, Transportes Aéreos S.A. (Portugal), which consolidates a set of cutting edge technologies and the most advanced technology concepts providing an innovative solution to air transport of people and goods in a sustainable and environmentally friendly form. Due to its versatility, the NFAP airship has the ability to take off and land vertically (VTOL) and is also capable of making short take-off and landing (STOL) in case of heavy loading. It is, therefore, required a design of a landing gear that is capable of fulfilling these needs. Freeing itself from the major infrastructure support on land, characteristic of the classical airships, this aircraft still requires a docking system that allows it to operate safely on the ground after landing, thus the need of a mooring arm to keep it anchored. This work is therefore proposing a conceptual design of a landing gear and a mooring arm that can meet the requirements stated above.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3665
dc.language.isoporpor
dc.subjectAeronáutica - Dirigíveispor
dc.subjectDirigíveis - Trem de aterragempor
dc.subjectDirigíveis - Trem de amarraçãopor
dc.subjectDirigível NFAPpor
dc.subjectVTOLpor
dc.subjectSTOLpor
dc.titleProjecto do sistema de aterragem do dirigível NFAPpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEngenharia Aeronáuticapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Aeronáuticapor

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