Advisor(s)
Abstract(s)
The purpose of this article is to characterize and contribute to the debate on the democratization of
Portuguese higher education, both in terms of access and the performance of students enrolled in a
public university. The analyses concern the sociodemographic characteristics and schooling trajectory
of the 2,697 students enrolled for the first time in the University of Minho in the academic year 2015/16.
The relationships between such characteristics and the choice of program, expectations regarding higher
education, the criteria of admission, and the association with their permanence and performance in the
first year of studies are explored as well. Several statistical tests were applied, such as those based on
multivariate analysis of variance, chi-squared test for the independence between variables, or the tStudent test for the comparison of means of two independent samples. Results suggest that student’s
gender, socio-cultural background and schooling trajectory are related to the choice of the programe,
university entrance score and the entrance option. The multivariate analysis of variance of student’s
grade point average at the end of the first year suggests the influence of the interaction between the
fixed term of scientific-disciplinary area of the program attended and the program option of access to
higher education. We did not find any statistically significant association between socio-cultural
background and permanence in higher education; i.e, the socio-cultural origin of the students does not
seem to influence the decision to abandon, suspend or transfer program, at least during their first year
of studies. Our findings suggest student’s resilience and/or institutional action meaning a step further
on the path for social equity in the Portuguese higher education.
O artigo tem o propósito de caracterizar e contribuir para o debate sobre a democratização do Ensino Superior português, quer no que se refere ao acesso como ao desempenho dos estudantes matriculados numa universidade pública. Analisam-se características sociodemográficas e percurso escolar dos 2697 alunos inscritos pela 1ªvez no 1ºano no ano letivo 2015/16 e a sua associação à escolha do curso, às expectativas sobre o ensino superior, condições de ingresso, bem como a associação com o desempenho ao longo do 1º ano. Os principais resultados indicam que o sexo, a origem socio-cultural das famílias e o percurso escolar estão associados à escolha do curso, à nota de candidatura e à opção de entrada. A análise de variância multivariada da classificação no final do 1º ano sugere que, ao nível de significância de 5%, o termo fixo de área científico-disciplinar e os termos de interacção entre opção do curso e área científica-disciplinar são estatisticamente diferentes de zero. Não foi encontrada associação estatisticamente significativa de origem socio-cultural com persistência no ensino superior. A origem dos estudantes parece não influenciar a decisão de abandonar, suspender ou transferir-se de curso, pelo menos durante o 1º ano. Os resultados associados ao percurso escolar sugerem a resiliência e/ou a acção institucional na promoção da equidade no ensino superior.
O artigo tem o propósito de caracterizar e contribuir para o debate sobre a democratização do Ensino Superior português, quer no que se refere ao acesso como ao desempenho dos estudantes matriculados numa universidade pública. Analisam-se características sociodemográficas e percurso escolar dos 2697 alunos inscritos pela 1ªvez no 1ºano no ano letivo 2015/16 e a sua associação à escolha do curso, às expectativas sobre o ensino superior, condições de ingresso, bem como a associação com o desempenho ao longo do 1º ano. Os principais resultados indicam que o sexo, a origem socio-cultural das famílias e o percurso escolar estão associados à escolha do curso, à nota de candidatura e à opção de entrada. A análise de variância multivariada da classificação no final do 1º ano sugere que, ao nível de significância de 5%, o termo fixo de área científico-disciplinar e os termos de interacção entre opção do curso e área científica-disciplinar são estatisticamente diferentes de zero. Não foi encontrada associação estatisticamente significativa de origem socio-cultural com persistência no ensino superior. A origem dos estudantes parece não influenciar a decisão de abandonar, suspender ou transferir-se de curso, pelo menos durante o 1º ano. Os resultados associados ao percurso escolar sugerem a resiliência e/ou a acção institucional na promoção da equidade no ensino superior.
Description
Keywords
Access to higher education Persistence Academic success Gender Socio-cultural background Acesso ao ensino superior Persistência Sucesso académico Género Origem socio-cultural