| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 818.54 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Na tentativa de conseguirem responder às exigências das companhias aéreas, os aeroportos têm vindo a adoptar e a desenvolver novas formas de gestão. Também devido à presença de aeroportos, as regiões onde estes se inserem, actualmente, têm registado grandes desenvolvimentos. O intuito deste trabalho é pois o de analisar quais os factores em que assentam estas novas formas de gestão, bem como verificar que benefícios socioeconómicos surgem numa dada região devido à presença de um aeroporto.
Desta forma, analisando o trabalho já realizado nestas áreas, começamos por verificar quais os factores em que os novos modelos de gestão (Aeroportos Low-Cost, Hubs e Cidades-Aeroporto) assentariam, verificando assim, que tais factores seriam a comercialização e consequentemente as receitas comerciais.
Verificamos de seguida que benefícios socioeconómicos resultam da presença de um aeroporto numa dada região, tais como, o desenvolvimento que as regiões sofrem a nível económico ao conseguirem atrair novas empresas para o redor do aeroporto, a acessibilidade que este proporciona a todo o mundo, levando assim a uma maior retenção da mão-de-obra qualificada necessária ao desenvolvimento da região, a geração de emprego e a ajuda no desenvolvimento do turismo. Uma nova forma espacial, resultante de um aglomerado de benefícios socioeconómicos, tem vindo também a surgir em torno dos aeroportos, sendo esta denominada por Aerotropolis.
Description
Keywords
Aeronáutica Aeroporto - Gestão Aerroporto - Desenvolvimento
