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Avaliação das competências dos professores de educação física para reagir a situações de emergência durante as aulas
dc.contributor.advisor | Esteves, Maria Dulce Leal | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ricardo Filipe dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2015-05-07T09:08:03Z | |
dc.date.available | 2015-05-07T09:08:03Z | |
dc.date.issued | 2012-06 | |
dc.description.abstract | As aulas de educação física envolvem momentos em que os alunos realizam atividades nas quais podem ocorrer acidentes. Os professores de educação física são primeiros agentes a atuar no caso de um aluno de lesionar, pelo que é importante que possuam competências para agir de forma adequada à situação. Esta investigação tem como objetivos (1) avaliar o conhecimento dos Professores de Educação Física para reagir a situações de emergência durante as aulas e (2) avaliar o efeito de alguns fatores sobre essas competências. Para tal recolheram-se informações de 284 professores de Educação Física (57,7% homens e 41,9% mulheres, 37,6± 7,1 anos; 67,9% detentores de Licenciatura, 28,8% de Mestrado, 1,7% de Doutoramento correspondendo a 4,4% total dos professores que lecionam nível nacional), através da aplicação de um questionário especialmente desenhado para esta investigação. Os resultados obtidos mostram que apenas 19,1% dos professores têm um bom nível de conhecimento teórico e 49,3% um bom nível de conhecimento operacional para agir em situações de emergências durante as aulas. A idade não altera os níveis de conhecimento para reagir em situações de emergência. A perceção do conhecimento influencia o conhecimento operacional. A procura de conhecimento é transversal a todos os níveis de conhecimento. O nível de conhecimento operacional é afetado pelas habilitações literárias: quanto maior as habilitações literárias maior o conhecimento operacional. As fontes de informação que mais influenciaram os professores de educação física e que afetam positivamente o nível de conhecimento operacional foram médicos, enfermeiros, as redes sociais afetam negativamente o conhecimento operacional. Conclui-se que o nível de conhecimento dos professores de educação física não é suficiente, tornando-se evidente a necessidade de criar medidas para combater esta falta de conhecimento ao nível dos 1ºsocorros. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3314 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Professor de educação física - Avaliação de competências | por |
dc.subject | Professor de educação física - Primeiros socorros | por |
dc.subject | Professor de educação física - Acidentes desportivos | por |
dc.title | Avaliação das competências dos professores de educação física para reagir a situações de emergência durante as aulas | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências do Desporto | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências do Desporto | por |
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