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A relação entre a rádio e os ouvintes na era da Internet

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicação::Jornalismopor
dc.contributor.advisorAlves, Anabela Maria Gradim
dc.contributor.authorAraújo, Ana Isabel Ribeiro
dc.date.accessioned2020-03-05T17:00:43Z
dc.date.available2020-03-05T17:00:43Z
dc.date.issued2018-11-8
dc.date.submitted2018-10-4
dc.description.abstractA rádio tem vindo a revelar-se um meio de comunicação absolutamente camaleónico. Ainda que fosse plausível um cenário em que a rádio não se conseguisse adaptar às inovações tecnológicas, é notória a forma como esta soube tirar partido das novas ferramentas para se manter ativa e “companheira” relativamente ao seu público. O meio que foi dado como morto demasiadas vezes atualizou-se, reinventou-se e mostra-se mais vivo do que nunca. Com efeito, as mudanças que ocorreram na rádio ao longo de toda a sua história, bem como os processos de adaptação e incorporação de novas características, foram alguns dos motivos pelos quais se iniciou esta investigação. Associado a estas ideias decidimos explorar a relação que existe entre a rádio e os ouvintes na era da internet. Pretende-se descobrir em que medida é que as inovações tecnológicas resultantes do aparecimento da internet contribuíram ou não para uma alteração no comportamento dos ouvintes e se existe uma reconfiguração da relação entre rádio e os seus públicos. Em linha com estes objetivos, realizou-se um estudo de caso referente a uma rádio local do concelho de Guimarães, a Rádio Fundação, em que o tema e os propósitos delineados na investigação são aplicados a esta estação radiofónica. A dissertação, na primeira parte, aborda assuntos fundamentais como a história da rádio e das emissoras locais; a adaptação às inovações tecnológicas e presença nas redes sociais e dispositivos móveis; e as atuais possibilidades de interação bem como o novo tipo de ouvinte. Na segunda parte da dissertação está presente a metodologia e desenho da investigação, assim como a análise dos dados recolhidos durante o estágio realizado na Rádio Fundação. Por fim, é apresentada a discussão dos resultados e as conclusões a que se chegou em relação ao problema colocado e investigado nesta dissertação.por
dc.description.abstractRadio has been a true chamaleonic medium. Although it was possible that the radio would not have adapted to the ongoing technological innovations, it is notorious how it was able to take advantage of the new tools to stay active and relevant to its audience. The medium that was given as dead too many times has been updated, reinvented and is more alive than ever. In fact, the changes that have occurred in the radio throughout its history, as well as the processes of adaptation and incorporation of new characteristics, were among the reasons why this investigation was initiated. Associated with these ideas we decided to explore the relationship that exists between the radio and the listeners in the era of the internet. Our intent is to find out to what extent all the technological innovations resulting from the appearance of the internet contributed or not to a change in the behavior of the listeners and if there is a reconfiguration of the relationship between them and the radio. Therefore, a case study of a local radio in the city of Guimarães, Rádio Fundação, is made, in which the subject and the goals delineated in the investigation are applied to this radio station. The first part of this paper addresses fundamental subjects such as the history of radio and local broadcasters; adaptation to technological innovations and presence on social networks and mobile devices; and the current possibilities of interaction as well as the new type of listener. The second part of the dissertation presents the methodology and the investigation, as well as the analysis of the data collected during the internship at Rádio Fundação. Last but not least the paper presents the discussion of the results and the conclusions reached regarding the problems researched in this work.eng
dc.identifier.tid202356671
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9766
dc.language.isoporpor
dc.subjectInovações Tecnológicaspor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectOuvintespor
dc.subjectRádiopor
dc.subjectRádio Fundaçãopor
dc.titleA relação entre a rádio e os ouvintes na era da Internetpor
dc.title.alternativeO caso da Rádio Fundaçãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Jornalismopor

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