Publication
A escrita na sala de aula - Do resumo à síntese: planificação e redação
| datacite.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | |
| dc.contributor.advisor | Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida | |
| dc.contributor.advisor | Machado, João José Serra | |
| dc.contributor.author | Nunes, Juliana Filipa dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-27T10:55:01Z | |
| dc.date.available | 2025-11-27T10:55:01Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-21 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório é constituído por três partes distintas. A primeira parte é composta por uma vertente científica, onde se apresentarão conceitos diretamente relacionados com a escrita, nomeadamente no que concerne à prática do resumo e da síntese em contexto pedagógico, sendo este o tema principal deste trabalho, bem como os modelos pedagógicos que sustentam tais práticas de escrita. Desenvolvemos e refletimos sobre a escrita processual, o conceito de “Escreventes capazes”, o papel que o resumo e a síntese têm na compreensão leitora, como também iremos expor a forma eficaz de se produzir um resumo e uma síntese. A segunda parte refere-se ao Estágio Pedagógico no Agrupamento de Escolas do Fundão, onde iremos refletir e expor todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Por fim, na terceira parte, será exposto e examinado o trabalho realizado no contexto educativo, relacionado com as atividades de resumo e síntese. | por |
| dc.description.abstract | El presente informe se compone de tres partes distintas. La primera parte tiene un enfoque científico, en el que se presentarán conceptos directamente relacionados con la escritura, en particular en lo que respecta a la práctica del resumen y de la síntesis en contexto pedagógico – que es el tema principal de este trabajo –, así como los modelos pedagógicos que sustentan dichas prácticas de escritura. Desarrollamos y reflexionamos sobre la escritura procesual, el concepto de "Escritores competentes", el papel que el resumen y la síntesis desempeñan en la comprensión lectora, y además expondremos la manera eficaz de elaborar un resumen y una síntesis. La segunda parte, se refiere a las Prácticas Pedagógicas en el Agrupamento de Escolas de Fundão, donde reflexionaremos y detallaremos todo el trabajo llevado a cabo a lo largo del curso escolar. Por último, en la tercera parte, se expondrá y examinará el trabajo realizado en el contexto educativo, relacionado con las actividades de resumen y síntesis. | spa |
| dc.identifier.tid | 204044111 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/19402 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Escrita Processual | |
| dc.subject | Resumo | |
| dc.subject | Síntese | |
| dc.subject | Compreensão Leitora | |
| dc.subject | Estágio Pedagógico | |
| dc.title | A escrita na sala de aula - Do resumo à síntese: planificação e redação | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | 2º Ciclo em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 11312_28654.pdf
- Size:
- 6.53 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Documento em Acesso Embargado até dia 14-06-2026. Tente solicitar cópia ao autor carregando no ficheiro
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 4.03 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
