Repository logo
 
Publication

Perceção dos professores do ensino básico e secundário e avaliação do sentido de eficácia perante alunos portadores de deficiência

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorLoureiro, Manuel Joaquim da Silva
dc.contributor.authorPrata, Célia Maria Borges
dc.date.accessioned2016-07-11T15:51:37Z
dc.date.available2016-07-11T15:51:37Z
dc.date.issued2013-10
dc.description.abstractA inclusão coaduna-se com uma educação para todos e com um ensino especializado para o aluno. Os recursos físicos, humanos e os meios materiais para a efetivação deste processo escolar, devem atuar paralelamente com o desenvolvimento de novas atitudes e formas de interação e exigir mudanças no relacionamento pessoal e social e no processo de ensino e aprendizagem. Na escola do seculo XXI, exige-se uma escola que promova a igualdade e a união social, que assegure as aprendizagens e o sucesso escolar e desenvolva uma educação equilibrada e diversi cada. O objetivo que nos propusemos alcançar nesta investigação consistiu em auscultar a perce ção dos professores do ensino básico e secundário e efetuar a avaliação do sentido de e cácia, perante os alunos portadores de de ciência. Iniciativas internacionais das Nações Unidas, da Unesco, da Unicef e de outras entidades apontam no sentido de um consenso progressivamente mais alargado de que todas as crianças tem o direito de ser educadas umas com as outras, independentemente das suas condições físicas, intelectuais, afetivas, sociais, linguísticas ou outras e que a inclusão é bené ca quer no plano educativo, quer no plano social. Para que o paradigma da inclusão seja uma realidade concreta, há a necessidade dos professores terem uma atitude recetiva para com as exigências e os princípios da inclusão. A inclusão requer dos professores novas competências, novas pro ciências que viabilizem mudanças no ensino e na gestão da sala de aula, já que os sentimentos de e cácia e a posterior satisfação pro ssional na relação com a inclusão, afetam os docentes mas também os alunos. O desinvestimento e a falta de motivação dos docentes contribuem para o desinteresse dos alunos e para a menor qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Diversos estudos e investigações reconhecem que o sentido da perceção, crenças ou atitudes são essenciais e determinam o comportamento perante um determinado tipo de situação social. Deste modo é importante valorizarmos os aspetos comportamentais, afetivos e cognitivos dos protagonistas que intervêm em qualquer processo interativo com pessoas portadoras de de ciência. As atitudes dos docentes perante os alunos são um fator determinante para a inclusão com êxito no processo educativo do aluno. Visto que a investigação tem demonstrado que os professores com maior sentido de e cácia obtêm melhores resultados, devemos também conhecer o sentido de e cácia do professor perante os alunos portadores de de ciência. A investigação empírica, baseou-se na análise 1044 questionários preenchidos por professores, tendo-se adotado uma metodologia do tipo quantitativo, fundamentada nos referenciais teóricos subjacentes à metodologia de investigação adotada no domínio das ciências da educa ção. As variáveis consideradas são extraídas da Escala de Atitudes perante as Pessoas com de ciência (Verdugo, Arias & Jenaro, 1994)e da Escala de Autoe cácia para Professores (Schwarzer, Schmitz & Daytner, 1999). Os resultados desta investigação con rmaram que os professores com maior sentido de autoe cácia têm atitudes mais favoráveis à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, indo no sentido dos resultados de outras investigações que referem que quando os professores tem uma boa auto estima e gostam do trabalho que estão a fazer, revelam uma maior capacidade para compreender e valorizar os seus alunos. O estudo mostrou também que os professores com especialização em educação especial apresentam atitudes mais positivas tal como veri cado noutros estudos e justi cado por O’Shea, Hodes, Down & Bramley (2000) ao referir que os professores de educação especial estão mais familiarizados com os benefícios da inclusão e com as estratégias necessárias numa sala de aula inclusiva. Esta investigação também determinou que os professores do sexo masculino apresentam atitudes mais positivas, corroborando diversos autores como por exemplo, Forlin, Tait, Carroll & Jobling (2007), Rice (2009), Lebres (2010), Santos & Cesar (2010), e que o contacto com pessoas portadoras de de ciência in uencia favoravelmente as atitudes. Os resultados do estudo mostram que, as variáveis pessoais in uenciam a atitude do professor em relação aos alunos de cientes. O sexo, o grau de ensino, a especialização em Educação Especial, o contacto com alunos portadores de de ciência, a frequência, a razão desse contacto, assim como o tipo de de ciência são fatores que in uenciam as atitudes e a perceção do professor nos vários domínios, assim como a sua autoe cácia o que nos permite referir que a mudança de perceção, crenças e atitudes perante as pessoas com de ciência passa pela sensibilização nos domínios das variáveis mas também pelo conhecimento dos alunos portadores de de ciência. Com base no nosso estudo julgamos poder concluir que, de uma maneira geral, os docentes apresentam uma perceção e uma autoe cácia favorável, que se traduz em atitudes positivas em relação aos alunos portadores de de ciência.pt_PT
dc.description.abstractInclusion is an education for all and with specialized education for the student. Physical resources, human and material means for the realization of this educational process, must act in parallel with the development of new attitudes and forms of interaction and demand changes in personal and social relationships and in the process of teaching and learning. A school of the XXI century, is a school that should promote equality and social union, to ensure the learning and academic success and develop a balanced and diverse education. The goal that we set out to achieve in this research was to gauge the perceptions of primary school teachers and carry out the evaluation of the sense of ef cacy face with students with disabilities. International initiatives of the United Nations, UNESCO, UNICEF and others ,point towards a progressively wider consensus that all children have the right to be educated with each other, regardless of their physical, intellectual, emotional, social, linguistic or other, and that inclusion is bene cial both to education, or the social plane. In order for the paradigm of inclusion be a reality, there is the need for teachers to have a receptive attitude towards the requirements and principles of inclusion. The inclusion requires from teachers new skills, new pro ciencies that enable changes in teaching and classroom management, as feelings of ef cacy and subsequent job satisfaction in relation to inclusion, affect teachers but also students. The disinvestment and lack of motivating teachers contribute to students disinterest and the lower quality of the teaching-learning process. Several studies and investigations recognize that the sense of perception, beliefs or attitudes are essential and determine behavior towards a particular type of social situation. Therefore it is important to value the behavior, affective and cognitive aspects of the protagonists involved in any interactive process with disabled people. The attitudes of teachers towards students are a key to successful inclusion in the educational process of the student factor. Since research has shown that teachers with a higher sense of ef cacy achieve better results, we must also know the sense of teacher ef cacy towards the students with disabilities. The empirical research was based on the analysis of 1044 questionnaires lled by teachers, a quantitative methodology was adopted, based on the theoretical frameworks underlying research methodology adopted in the eld of educational sciences. The variables considered are extracted from Scale Attitudes towards Persons with disabilities (Verdugo, Arias & Jenaro, 1994) and Self-Ef cacy Scale for Teachers (Schwarzer, Schmitz & Daytner, 1999). The results show that, in general, teachers have a favorable perception and self-ef cacy which translates into positive attitudes towards students with disabilities, going towards the results of other investigations that refer that teachers that have a good self-esteem and love the work they are doing, reveal a greater ability to understand and value their students. The study also showed that teachers with specialization in special education have more positive attitudes as mentioned in other studies by the researchers OShea, Hodes, Down & Bramley (2000) justifying that special education teachers are more familiar with the bene ts of inclusion and the strategies needed in an inclusive classroom. This investigation also determined that male teachers have more positive attitudes, as many authors corroborate Forlin, Tait, Carroll, & Jobling (2007), Rice (2009), Lebres (2010), Santos & Cesar (2010), and the contact with people with disabilities favorably in uences the attitudes. The study results show that the personal variables in uence the attitude of the teacher in relation to disabled students. Gender, level of education, specialization in Special Education, contact with students with disabilities, the frequency, the reason for the contact, and the type of disability are factors that in uence the attitudes and perceptions of the teacher in the various elds, as well as their self-ef cacy which allows us to note that the change of perceptions, beliefs and attitudes towards persons with disabilities goes through awareness in the elds of variables but also by knowledge of students with disabilities. Based on our study we think we can conclude that, in general, teachers have a favorable perception and self-ef cacy which translates into positive attitudes toward students with disabilities.pt_PT
dc.identifier.tid101382308
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/4254
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAlunopt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectStudentpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectPerceptionpt_PT
dc.subjectSelf-efficacypt_PT
dc.titlePerceção dos professores do ensino básico e secundário e avaliação do sentido de eficácia perante alunos portadores de deficiênciapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Percepção dos Professores do Ensino Básico e Secundário e Avaliação do sentido de Eficácia Perante Alunos Portadores de D~1.pdf
Size:
2.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.25 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: