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Authors
Abstract(s)
This Master Dissertation arises from an analysis of accidents in Portuguese territory involving water landing and ditching emergencies. The concern regarding this topic was primarily raised by Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF). Over the past years, Portugal has experienced several accidents of this type, some fatal, which involved or should have involved an in-depth study of the process of water landing and its specificities. It is therefore evident that there is a failure regarding the characteristics of the dedicated water landing infrastructures, as well as an effective risk assessment and flight crew training related to this aspect. This Master Dissertation not only addresses an analysis of historical occurrences, and the lessons retrieved up from them but also the current applicable regulations, to make possible to propose new water landing infrastructures equipped with operational support elements that could assist aircrafts in regular operations as well as emergency situations, if the decision is to ditch the aircraft. For this purpose, two locations are proposed for such infrastructures at two distinct dams, Marateca and Aguieira, being the first near Castelo Branco and the latter on near Viseu. The proposed location of these infrastructures is based on the initial condition that the areas for operation are well defined and marked out, thus avoiding the risk of incursion into them by third parties who are unaware of the delimitation of these restricted areas of operation. It also accounts for the existence of means of rescue, not only for normal operations, but especially in the event of an accident, namely search and rescue means for immediate reaction. It is also proposed to build up the infrastructure on the ‘land side’ with hangars, parking bays and taxiways, which can be used by amphibious or rotary-wing aircraft, while aircraft/crews can move from the maritime to the land environment via docks or access ramps. Moreover, access roads, suitable car parking slots, and restaurants, for example, can have a double-use, for both complementary aerial emergency activities and for tourism purposes, for example. Means for ensuring safety and separation of “airside” to the “landside” are also proposed. This entire study is based on current regulations to ensure the necessary safety and compliance. To ensure that the proposed infrastructure is operation viable, it will be necessary to provide for the most rigorous risk assessments possible, which in terms of crew training will lead to the implementation of new training methods, not only in the theoretical component, but mainly in terms of instruction and flight training, which should be transversal to any Approved training Organisation (ATO). This study is based on the requirements of international and national legislation, which include theoretical and practical training, as well as key points that must be addressed during the training stage. In addition, these points are based on the prerequisites needed to obtain an amphibious aircraft pilot's licence. For this study, and while developing this dissertation, only the crucial flight phases involving the use of the proposed infrastructure have been considered.
O tema desta dissertação surge com base numa análise de acidentes históricos em território português que envolveram amaragens. A preocupação sobre este assunto foi levantada pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF). Ao longo dos anos, têm-se verificado em Portugal acidentes deste tipo, alguns fatais, que envolvem ou deveriam ter envolvido o estudo aprofundado do processo de amaragem e suas especificidades. É, portanto, notória a existência de uma falha evidente uma falha no que concerne às características das infraestruturas dedicadas à amaragem, bem como uma eficaz avaliação de risco e preparação de tripulações no âmbito da sua formação, relativamente a este aspeto. Desta forma, não só aborda esta dissertação uma análise de ocorrências históricas e respetivas lições aprendidas até à presente data, mas também da regulamentação existente, para que dessa forma seja possível propor novas infraestruturas de amaragem que estejam equipadas com elementos de suporte à operação e que possam servir como ajuda para as operações “normais”, bem como para as situações de emergência, caso seja tomada a decisão de amarar. Assim, foram propostas duas localizações para infraestruturas deste tipo em duas barragens distintas, a barragem da Marateca e da Aguieira, a 1ª perto de Castelo Branco e a 2ª perto de Viseu. A proposta de localização destas infraestruturas tem como condição inicial estarem bem definidas e com áreas para operação balizadas, evitando-se assim os riscos de incursão nas mesmas por parte de terceiros, exclusivamente pelo desconhecimento da delimitação dessas áreas de operação restritas, bem como a existência de meios de socorro, não só para as operações normais, mas em especial em caso de acidente, diga-se, meios de busca e salvamento de reação imediata. Assim, é proposta também a capacitação da infraestrutura no “lado-terra” com hangares, placas de estacionamento e caminhos de circulação (taxiways) de apoio, que podem ser usados pelas aeronaves anfíbias ou de asa rotativa, sendo certo que através de cais ou rampas de acesso, as aeronaves/tripulações transitam do ambiente marítimo para o terreste. Adicionalmente, vias de acesso pelo “lado-terra”, estacionamentos auto e alguns abrigos de apoio, como bares e restaurantes, por exemplo, poderão ter duplo uso, diga-se, para as atividades aéreas complementares e de resposta de emergência, bem como para fins turísticos. Também são propostos meios que garantam a segurança e a separação do “lado-ar” do “lado-terra”. Todo este estudo baseia-se na regulamentação em vigor, por forma a garantir a segurança necessária e o cumprimento da mesma. Para que a infraestrutura proposta seja viável, será necessário produzir avaliações de risco o mais rigorosas possível, que no plano da formação de tripulações levará à implementação de novos métodos de treino não só na componente teórica, mas principalmente no que se refere à instrução e treino de voo, que na nossa perspetiva, deverão ser transversais a qualquer Organização de Treino Aprovado (Approved training Organization - ATO). Este estudo baseia-se nos requisitos presentes em legislação internacional e nacional, que compreendem uma formação teórica e prática, bem como pontos-chave que terão de ser abordados durante a etapa de formação. Adicionalmente, estes pontos baseiam-se em prérequisitos necessários para obtenção do averbamento da licença de piloto de aeronaves anfíbias. Para este estudo, e durante o desenvolvimento desta dissertação, apenas as fases cruciais de voo que envolvam o uso da infraestrutura mencionada, foram consideradas.
O tema desta dissertação surge com base numa análise de acidentes históricos em território português que envolveram amaragens. A preocupação sobre este assunto foi levantada pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF). Ao longo dos anos, têm-se verificado em Portugal acidentes deste tipo, alguns fatais, que envolvem ou deveriam ter envolvido o estudo aprofundado do processo de amaragem e suas especificidades. É, portanto, notória a existência de uma falha evidente uma falha no que concerne às características das infraestruturas dedicadas à amaragem, bem como uma eficaz avaliação de risco e preparação de tripulações no âmbito da sua formação, relativamente a este aspeto. Desta forma, não só aborda esta dissertação uma análise de ocorrências históricas e respetivas lições aprendidas até à presente data, mas também da regulamentação existente, para que dessa forma seja possível propor novas infraestruturas de amaragem que estejam equipadas com elementos de suporte à operação e que possam servir como ajuda para as operações “normais”, bem como para as situações de emergência, caso seja tomada a decisão de amarar. Assim, foram propostas duas localizações para infraestruturas deste tipo em duas barragens distintas, a barragem da Marateca e da Aguieira, a 1ª perto de Castelo Branco e a 2ª perto de Viseu. A proposta de localização destas infraestruturas tem como condição inicial estarem bem definidas e com áreas para operação balizadas, evitando-se assim os riscos de incursão nas mesmas por parte de terceiros, exclusivamente pelo desconhecimento da delimitação dessas áreas de operação restritas, bem como a existência de meios de socorro, não só para as operações normais, mas em especial em caso de acidente, diga-se, meios de busca e salvamento de reação imediata. Assim, é proposta também a capacitação da infraestrutura no “lado-terra” com hangares, placas de estacionamento e caminhos de circulação (taxiways) de apoio, que podem ser usados pelas aeronaves anfíbias ou de asa rotativa, sendo certo que através de cais ou rampas de acesso, as aeronaves/tripulações transitam do ambiente marítimo para o terreste. Adicionalmente, vias de acesso pelo “lado-terra”, estacionamentos auto e alguns abrigos de apoio, como bares e restaurantes, por exemplo, poderão ter duplo uso, diga-se, para as atividades aéreas complementares e de resposta de emergência, bem como para fins turísticos. Também são propostos meios que garantam a segurança e a separação do “lado-ar” do “lado-terra”. Todo este estudo baseia-se na regulamentação em vigor, por forma a garantir a segurança necessária e o cumprimento da mesma. Para que a infraestrutura proposta seja viável, será necessário produzir avaliações de risco o mais rigorosas possível, que no plano da formação de tripulações levará à implementação de novos métodos de treino não só na componente teórica, mas principalmente no que se refere à instrução e treino de voo, que na nossa perspetiva, deverão ser transversais a qualquer Organização de Treino Aprovado (Approved training Organization - ATO). Este estudo baseia-se nos requisitos presentes em legislação internacional e nacional, que compreendem uma formação teórica e prática, bem como pontos-chave que terão de ser abordados durante a etapa de formação. Adicionalmente, estes pontos baseiam-se em prérequisitos necessários para obtenção do averbamento da licença de piloto de aeronaves anfíbias. Para este estudo, e durante o desenvolvimento desta dissertação, apenas as fases cruciais de voo que envolvam o uso da infraestrutura mencionada, foram consideradas.
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Keywords
Acidentes Aeronaves Anfíbias Amaragem Avaliação de Risco Infraestrutura Regulamentos Resposta a
Emergências Treino de Pilotos
