Publication
Ideia Construída - Imagem Mental
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Arquitetura | por |
dc.contributor.advisor | Dias, José da Silva Neves | |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral Santiago | |
dc.contributor.author | Crespo, Ana Marta Garcia | |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T15:40:04Z | |
dc.date.available | 2018-07-23T15:40:04Z | |
dc.date.issued | 2015-10-28 | |
dc.date.submitted | 2015-10-2 | |
dc.description.abstract | Arquitetura: a marca do Homem na terra. Muitas definições lhe são atribuídas, como a arte de edificar, a ideia construída, o jogo de volumes e planos, o espaço para habitar, mas o mais importante a destacar, é que é meio para o homem poder experienciar o mundo. Para podermos projetar um mundo novo é necessário compreende-lo e também ao processo projetual, o qual inicia-se na mente 'arquitetónica'. Nesta mente criadora é onde tudo começa, onde o mundo das ideias e dos pensamentos ganham vida. A ideia, que através das mãos do homem criador, se transforma na forma, como o culminar da inovação e da utilidade - a função -, que convergem no habitar. O homem vive o espaço através da experiência e da perceção do mesmo. Segundo o estudo da fenomenologia pode-se retirar a importância do sentir o espaço para a vida do ser humano. O sentir o mundo através dos cinco sentidos não se pode considerar somente como necessário, mas quase como obrigatório. Quando falha um dos sentidos para percecionar o envolvente, o modo de habitar é alterado. No caso das pessoas com deficiência visual, para percecionarem o espaço, têm de recorrer aos outros quatro sentidos, ou mesmo 5, se considerarmos como é o caso de Alcantara, Araújo e Rheingantz1, a mente também como um sentido, pois processa a informação e cria uma 'imagem' que permite a movimentação espacial. Surgiu então a grande questão da dissertação, se as pessoas com deficiência visual conseguem criar imagens mentais, mesmo sem verem, o que origina uma separação entre o habitar e o mundo real. O mundo criado pela mente pode ser vivido, como o mundo real, só que com sensações e funções diferentes. A mente possui um fator que a realidade não tem, a imaginação, para cria espaço utópicos, o que não só resulta num refúgio ou numa fuga, mas também num espaço livre de preconceitos e limites. Através das entrevistas feitas no âmbito de responder à importância da mente e da imagem mental para a arquitetura, pode-se constatar a familiarização do homem, a mente e a arquitetura, mesmo no caso do deficiente visual. Através deste estudo constatou-se ainda, a importância da arte para a vida do ser, com ou sem deficiência visual. Num campo mais relacionado com o segundo, detetou-se uma falha no contato entre o deficiente visual com o mundo da arte. Como tal, a nível projetual foi direcionado o estudo para a criação de um centro cultural pensado para pessoas com esta incapacidade, mas também como um espaço fenomenológico, para que o visitante/utilizador experienciasse o máximo de sensações e emoções e emoções, ao percorrer o espaço. Arquitetura origina espaços em que a essência é explorar o sentir do homem, criando espaços mentais como auxílio e necessidade na existência e evolução do mesmo. | por |
dc.description.abstract | Architecture: the mark of man on earth. Many definitions assigned to it, as the art of building, the idea of built, the volumes and plans play, space to live, but the most important to highlight, is that it means for man to be able to experience the world. In order to design a new world is necessary to understand it as well as the design process, which begins in the mind ' architectural '. This creative mind is where it all begins, where the world of ideas and thoughts come to life. The idea that through the hands of the creator man becomes the way, as the culmination of innovation and usefulness - the function - which converge on inhabit. Man lives space through experience and perception of it. According to the study of phenomenology can withdraw the importance of feeling the space for human life. The experience the world through the five senses can not be considered only as needed, but almost as mandatory. When misses one of the senses to perceive the environment, the way of living changes. For persons with visual disabilities to perceiving space, they have to resort to the other four senses, or even 5, if we consider as is the case of Alcantara, Araújo and Rheingantz, they put the mind as well as a sense, as it processes information and It creates an 'image' that enables spatial movement. Then came the big question of the dissertation, if people with visual disabilities can create mental images even without seeing, resulting in a separation between dwelling and the real world. The world created by the mind can be experienced, like the real world, but with different sensations and functions. The mind has a factor that reality does not have, the imagination, to create utopian spaces, which not only results in a refuge or a leak, but also a clear biases and limitations. Through the made interviews in order to respond to the importance of the mind and the mental image for architecture, we can be see the familiarization of man, the mind and the architecture, even for the visually impaired. Through this study it was also noted the importance of art for the life of people, with or without visual impairment. In the second case, a fault is detected on the contact between the visually impaired with the art world. As such, the architectural design level has directed the study for the creation of a cultural center designed for people with this disability, but also as a phenomenological space, so that the visitor / user experiment the maximum of sensations and emotions, when crossing the space. Architecture originates spaces in which the essence is to explore the experience of man, creating mental spaces as assistance and need at the existence and evolution of man. | eng |
dc.identifier.tid | 201644258 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/5385 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Arquitetura | por |
dc.subject | Essência da Arquitetura | por |
dc.subject | Experiência | por |
dc.subject | Fenomenologia | por |
dc.subject | Habitar | por |
dc.subject | Ideia Arquitetónica | por |
dc.subject | Imagem Mental | por |
dc.subject | Perceção Com Ou Sem Deficiência Visual | por |
dc.subject | Sensações | por |
dc.subject | Sentidos | por |
dc.title | Ideia Construída - Imagem Mental | por |
dc.title.alternative | Intervenção no forte de Crismina _ Proposta para um Centro Cultural | Fenomenológico para deficientes visuais | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Arquitetura | por |
Files
Original bundle
1 - 5 of 18
No Thumbnail Available
- Name:
- 4434_8493.pdf
- Size:
- 16.58 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format