Publication
Serviços Educativos em Contexto Museológico: Contributos da Educação pela Arte
datacite.subject.fos | Humanidades::Ciências da Comunicação::Estudos de Cultura | por |
dc.contributor.advisor | Domingues, José António Duarte | |
dc.contributor.author | Lameiras, Carla Sofia Mendes | |
dc.date.accessioned | 2023-02-20T16:47:04Z | |
dc.date.available | 2023-02-20T16:47:04Z | |
dc.date.issued | 2022-11-07 | |
dc.date.submitted | 2022-09-22 | |
dc.description.abstract | A educação em contexto museológico é um tema diferenciante no contexto da realidade museológica atual. Os museus contemporâneos são espaços de confluência. Entre histórias e memórias, perfilam caminhos metamorfoseados e imaginados, augurando espanto e ensaios de respostas para a vida. Os Serviços Educativos são estruturas internas dos Museus que procuram construir diálogos com a grande diversidade de públicos que lhes está inerente. O trabalho educativo e de mediação em torno da exposição museológica representa, nesta nossa investigação, o caminho para a compreensão, a estimulação e a aproximação dos públicos e das comunidades aos museus. O principal argumento a explorar é o de que a educação pela arte aponta como premissas - a perceção, o sensível e a estimulação da imaginação como meio para a aquisição cognitiva. Incentiva a extensão estética do individuo, não com o objetivo de prática artística, mas com objetivos de autoconhecimento e de formação de personalidade. Os museus encontram na educação pela arte premissas que auxiliam a mediação museológica em função das coleções que lhes são afetas. Aliar a educação pela arte à cultura museológica auxilia os públicos na estimulação de conteúdos pedagógicos regeneradores. | por |
dc.description.abstract | Education in a Museum context is a differentiator issue in the context of the current museological reality. The contemporary museums are places of confluence. In this context, among stories and memories, Museums wish to find astonishment and rehearsals of answers to life, in a metamorphosed and imagined path. Educational Services are internal Museums’ structures that seek to develop dialogues with to highly diverse audiences. The educational and mediation work conceived for an exhibition represents, in our investigation, the way to understand, stimulate and bring the public and communities closer to Museums. The main argument is that as a means of cognitive acquisition, education through art has as premise: the perception, the sensory and the stimulation of imagination. It encourages the aesthetic extension of the individual for the purposes of self-knowledge and personality formation, not for the purposes of artistic practice. Museums find in education through art premises that help museological mediation in function of the collections that are affected to them. Combining education through art with the Museological culture helps the public in stimulate a regenerative pedagogical content. | eng |
dc.identifier.tid | 203226461 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/13129 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Cultura Museológica | por |
dc.subject | Educação Pela Arte | por |
dc.subject | Serviços Educativos | por |
dc.title | Serviços Educativos em Contexto Museológico: Contributos da Educação pela Arte | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Estudos de Cultura | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 9229_20195.pdf
- Size:
- 1.59 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format