FAL - DCFP | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Recent Submissions
- Sobre a Possibilidade da Resistência à Banalização do MalPublication . Mendes, Luís Filipe Fernandes ; Santos, José Manuel Boavida dosDepois de, no julgamento de Eichmann, em 1961, serem relatadas as histórias de algumas pessoas que resistiram ao Mal no III Reich, Arendt procurou explicar como foi possível que esses indivíduos preservassem a capacidade de distinguir o Bem do Mal sem o apoio da normatividade externa e, apesar das enormes pressões, tenham resistido ao Mal. O nosso propósito é, justamente, investigar a possibilidade da resistência à banalização do Mal, para a qual se requer a capacidade de julgar e uma fonte de motivação independentes da normatividade externa, a partir das propostas de Kant, Arendt e Kierkegaard. Neste trabalho, não seguimos a ordem cronológica. Na primeira parte, abordamos as propostas de Kant e de Arendt. Na segunda parte, abordamos a de Kierkegaard. Procuramos mostrar que as propostas de Kant e Arendt são antagónicas, visto que Kant confia especialmente na capacidade legisladora da razão, enquanto Arendt defende que não precisamos de princípios ou regras para distinguir o Bem do Mal. Por sua vez, Kierkegaard foca-se no problema da motivação, sublinhando que nem todos os indivíduos consideram que a diferença entre Bem e Mal é o mais importante. A proposta de Kierkegaard tem elementos que também encontramos nas de Arendt e de Kant, mas fornece-nos uma alternativa a ambas. A visão-de-vida ética, centrada na ideia de Bem, que se concretiza numa forma de amor (compaixão), assegura a motivação para resistir à banalização do Mal, mas aqueles que vivem segundo visões-de-vida estéticas dão mais importância a outras preocupações. O desespero pode motivar o sujeito a transitar de uma visão-de-vida para outra, mas a transição para a visão-de-vida ética depende sempre de uma decisão, e esta não é um mero resultado de razões ou motivações anteriores, pois só se concretiza no esforço contínuo para conferir à interioridade a forma de compaixão.
- A Experiência Religiosa do Imigrante Umbandista na CovilhãPublication . Girasol, Thais Juliane; Monteiro, Alcides Almeida; Amaral, José António Campelo de SousaO presente trabalho investiga a transnacionalização da religião brasileira de raiz africana, a umbanda, com foco na sua expressão na cidade da Covilhã, Portugal, através da perspectiva dos imigrantes brasileiros praticantes dessa fé. Inicialmente, uma revisão bibliográfica é realizada para embasar o estudo, destacando a história e a expansão da umbanda, além de temas como racismo e discriminação religiosa. Em sequência adentraremos no contexto migratório e religioso em Portugal, incluindo a presença significativa de igrejas evangélicas brasileiras no contexto português. Observa-se que a internet desempenha um papel fundamental na vida desses imigrantes, sendo crucial para suas atividades migratórias e religiosas. O que se pretende com estes recortes temáticos é compreender os aspectos que permeiam e interferem a experiencia do umbandista em situação migratória. Após esta apresentação contextual, concentramos nosso olhar para o local do estudo, o interior de Portugal, mais especificamente a Covilhã, destacando as particularidades sociais e religiosas dessa região. No final, são realizadas entrevistas semi-diretivas com os umbandistas imigrantes brasileiros na Covilhã, procuramos explicitar o modo como a umbanda se manifesta fenomenologicamente nesse contexto específico. Os relatos dos participantes são compilados e analisados para compreender melhor a adaptação da umbanda na Covilhã. Em suma, o estudo visa fornecer uma compreensão mais profunda da experiência de uma minoria religiosa em um contexto migratório no interior de Portugal.
- Memória Curta: A Lã e a Neve como Espelho da Revolução SilenciadaPublication . Correia, Sara Alexandra da Silva Gomes; Magalhães, Gabriel Augusto Coelho; Jerónimo, Nuno André AmaralNo atual contexto de polarizações políticas e ressurgimento de extremismos, A Lã e a Neve de Ferreira de Castro emerge como um recurso literário essencial para entender as dinâmicas sociopolíticas de Portugal na década de 1940. Este estudo pretende a recontextualização da obra na contemporaneidade, beneficiando-se das recentes inovações no campo das humanidades digitais e das artes visuais. O nosso trabalho investigativo revisita A Lã e a Neve sob uma perspetiva crítica contemporânea, procurando desvendar as complexidades da sociedade portuguesa da época, tanto através de uma análise literária quanto sociológica que sublinha os desafios, tensões e esperanças retratados. Além de ser uma homenagem ao universo criado, este projeto ambiciona recriar a trajetória do protagonista Horácio, proporcionando uma experiência imersiva que transita entre a ficção e a realidade tangível da história portuguesa. O Memória Curta surge como uma ponte entre a literatura e a tecnologia, um espaço de intersecção onde a teia narrativa cruza-se com a inovação digital, possibilitando não apenas uma revitalização da obra. mas também um diálogo enriquecido com o contexto atual, evidenciando a relevância e contemporaneidade da mensagem de Castro. Neste sentido, almejamos criar uma experiência rica e multidimensional que convida cada indivíduo a explorar mais profundamente o universo literário e histórico, transcendendo as barreiras temporais e espaciais e promovendo uma compreensão mais abrangente e integrada da obra e do seu contexto histórico.
- As tensões entre as perspetivas informativa e política da comunicação de risco e de crise: A comunicação das organizações públicas portuguesas sobre os incêndios florestaisPublication . Toniolo, Bianca Persici; Gonçalves, Gisela Marques PereiraOs incêndios florestais em Portugal fazem parte de problema global associado às mudanças climáticas que, nos últimos anos, têm aumentado a intensidade e a frequência de desastres naturais em todo o mundo. A comunicação de desastres naturais, contudo, envolve tensões entre dois propósitos distintos da comunicação das organizações públicas: a proteção da população versus a preservação da reputação. Nesse sentido, investigámos qual perspetiva – informativa ou política (Frandsen & Johansen, 2020d) – prevaleceu, ao nível da mensagem, na comunicação de risco e crise das organizações públicas nacionais portuguesas implicadas diretamente no enfrentamento aos incêndios florestais em 2017, 2018 e 2019. Para isso, desenvolvemos um modelo original a que denominámos Modelo Loop, composto por um loop de 12 meses com seis fases cronologicamente delimitadas que se repetem infinitamente: (1) Prevenção; (2) Preparação; (3) Alerta; (4) Socorro; (5) Recuperação; e (6) Avaliação. O nosso estudo empírico adotou uma abordagem que combinou métodos quantitativos e qualitativos na análise dos dados. Analisámos o conteúdo (Bardin, 2014) de 1.151 mensagens emitidas por 10 organizações públicas conforme 10 variáveis do Modelo Loop. Também verificámos a presença ou a ausência dos 13 fatores que formam o Indicador da Qualidade Informativa em Incêndios Florestais (IQI-IF), um indicador agregado de análise multivariada que nos permitiu avaliar objetivamente a qualidade informativa, relacionada com a perspetiva informativa da comunicação de risco e crise, das mensagens emitidas em cada fase do Modelo Loop. A nossa principal conclusão foi que a comunicação dos incêndios florestais oscilou entre as perspetivas informativa e política, com marcada predominância da perspetiva informativa, exceto na fase Prevenção, que apresentou o IQI-IF negativo nos três anos analisados.
- LinkedIn e sua utilidade como ferramenta de marca empregadora: Um comparativo entre empresas brasileiras e portuguesasPublication . Magalhães, Rayan Silva; Paço, Arminda Maria Finisterra doO presente trabalho analisa a utilização do LinkedIn como ferramenta de construção de reputação de marca empregadora para marcas brasileiras e portuguesas dos setores bancário e de telecomunicações. A construção de reputação contribui não só para a imagem das empresas, mas também para a atração e retenção dos melhores talentos disponíveis no mercado no atual cenário de globalização e redes sociais. Por meio pirâmide de avaliação de Relações Públicas de Jim McNamara e utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo, o estudo busca avaliar, com base nas pesquisas bibliográficas, se as empresas contemplam os seguintes pontos em suas publicações: inputs, outputs, out takes e outcome. O objetivo de avaliar quais das empresas possuem as melhores estratégias de geração de valor e reputação foi alcançado com a ajuda de uma extensa revisão bibliográfica de autores das áreas de comunicação, recursos humanos e tecnologia. Conclui-se, que, atualmente, as redes sociais são fundamentais para que as empresas reforcem seus valores, principais benefícios e vantagens, diferenciando-se, assim, das demais e atraindo a atenção dos melhores candidatos.
- A Influência dos Meios de Comunicação na Perceção do Populismo entre Idosos em Portugal – um estudo de caso nas localidades de Penha Garcia e CastelõesPublication . Monteiro, Bruna Filipa Oliveira; Costa, Bruno Daniel Ferreira daNa presente dissertação pretende-se investigar a relação entre os meios de comunicação social e a perceção do populismo entre a população idosa, com foco em duas localidades de Portugal: Penha Garcia e Castelões. Nos últimos anos temos assistido a uma revitalização e a um crescimento de movimentos populistas, sendo de destacar o papel dos meios de comunicação social para a difusão das ideias populistas, nomeadamente a difusão de narrativas simplificadas e polarizadoras. Considerando este cenário é importante compreender como diferentes segmentos da população, nomeadamente a população idosa recebe e interpreta a informação política, principalmente num contexto de proximidade e de contexto rural com baixa densidade populacional. No caso da faixa etária em estudo, que tende a ser mais dependente dos meios de comunicação tradicionais, como a rádio e a televisão, torna-se essencial entender como as mensagens moldam as suas perceções, devido ao facto de serem uma parte significativa do eleitorado em Portugal. Através de uma abordagem qualitativa, baseada na realização de entrevistas focus group, este estudo visa investigar a perceção dos idosos sobre o populismo. Os resultados sugerem que os meios de comunicação exercem, de facto, uma influência significativa na formação das perceções dos idosos dependendo das variações notórias entre regiões e níveis de educação e exposição mediática.
- Futebol e Política – Uma abordagem ao distrito de Castelo BrancoPublication . Gaspar, Joaquim Duarte; Costa, Bruno Daniel Ferreira daA relação entre o desporto e a política é um dos temas mais complexos de análise do ponto de vista do funcionamento da sociedade, tanto pela “paixão” associada ao mundo do desporto, como pelos meandros associados ao mundo da política. No quadro da análise da vida democrática portuguesa verificamos que diversos atores políticos exerceram, previamente, funções de análise e comentário desportivo, sendo esse um caminho para assegurar a visibilidade mediática determinante para ascender a cargos políticos. O futebol/futsal é um desporto que desperta paixões, fidelizações, disputas mais ou menos acaloradas, exacerbações por vezes inexplicáveis, movimentando milhares de milhões de euros. A fidelização a um clube de futebol/futsal é para toda a vida, sendo que se regista o acompanhamento do desporto por milhões de pessoas, o que faz com que o futebol/futsal ocupe um lugar central na sociedade. No quadro da presente investigação, pretende-se analisar a relação entre os eleitos locais nas eleições autárquicas de 2017 (ao nível do município) e o exercício deste tipo de comentário desportivo ou exercício de funções em instituições desportivas do distrito. Através da abordagem descritiva e tendo em consideração a análise da relação entre o exercício da atividade política no mandato 2017-2021, não se confirma uma presença simultânea de atores nestes dois domínios.
- A união faz a força: A comunicação estratégica e o engajamento interno dos funcionários no ativismo corporativoPublication . Silva, George Wylliam da; Gonçalves, Gisela Marques PereiraAs organizações apresentam um considerável poder de influência na sociedade, especialmente à medida que se posicionam face à adesão e à comunicação de causas sociais. Essencialmente a partir de 2010, diferentes públicos têm demandado um posicionamento ativista mais pragmático dessas empresas. Tal comportamento é, também, verificado por funcionários dessas organizações, visto que podem vir a ser advogados da mudança social do seu próprio local de trabalho, no chamado ativismo corporativo. Desse modo, partindo do pressuposto de que as organizações são atores sociais que influenciam a agenda pública, o desafio desta investigação é compreender se é possível garantir o envolvimento dos empregados em causas sociais de maneira legítima a partir da comunicação interna, assim como verificar e perceber as razões, motivações e significados atrelados ao fenômeno do ativismo corporativo. Para alcançar tais objetivos, foram exploradas as temáticas voltadas ao ativismo corporativo e à comunicação estratégica durante a revisão de literatura. Já na etapa empírica deste estudo, a metodologia qualitativa utilizada para a coleta de dados primários foi a realização de entrevistas em profundidade e semiestruturada, que foram analisadas a partir do modelo da Análise de Conteúdo. Verificou-se, após a discussão dos dados, a presença de desafios relevantes que os setores de responsabilidade social e de comunicação enfrentam atualmente na tentativa de engajar os funcionários da empresa em ações de caráter ativista. Este estudo destaca a importância dos profissionais de relações públicas, que no contexto da Comunicação Estratégica, possuem papel crucial no desenvolvimento de uma cultura de propósito e na construção de uma conscientização coletiva e ativa nos colaboradores.
- Alfabetização midiática-política e fortalecimento democrático: Proposta de plano de aulas para o ensino superiorPublication . Alves, Nadine Silva; Gonçalves, Gisela Marques PereiraA presença das redes sociais no cotidiano das pessoas tornou-se algo comum, sendo assim, buscou-se investigar como a educação midiática é importante para contribuir na construção de uma sociedade crítica para os conteúdos que circulam no online. Este trabalho propõe-se a analisar o que vem sendo desenvolvido na área da alfabetização midiática, mas para além disso, propor um plano de aula sobre alfabetização políticomidiática, para ser incluído como unidade curricular em universidades públicas e privadas do Brasil e de Portugal. Foi traçado um levantamento bibliográfico da relevância da educação midiática na sociedade, o uso dela para diminuir e até mesmo erradicar a proliferação da desinformação dentro das redes sociais. Desenvolveu-se um estudo de como a internet, em específico, as redes sociais, têm moldado a sociedade e sua forma de consumir conteúdo e, como a política, em questão a democracia, tem se relacionado com as novas mídias. No último capítulo propõem-se então o plano, no qual une mídia e política como um passo importante a ser dado enquanto política pública. Chega-se à conclusão que não é possível dissociar a mídia da política, já que hoje em dia, além da elite política que utiliza as redes sociais para se comunicar, os usuários fazem desse espaço também um local de participação.
- APPS colaborativos e autoridade Jornalística: o OTT e o fluxo distributivo de flagrantes da violência urbana no BrasilPublication . Chagas, Aline Grupillo; Serra, Joaquim Mateus PauloO jornalismo como um todo tem sido desafiado pelo aperfeicoamento da tecnologia e pela atuação do público na produção de informações altamente relevantes. De um lado, o melhoramento da volocidade de conexão à internet, o aperfeiçoamento dos dispositivos móveis e a criação de aplicativos inteligentes, entre outros fatores, convocam o jornalismo à adaptação, transformando as rotinas laborais e produtivas de maneira surpreendente. De outro lado, ainda que sem uma formação técnica consistente, para o bem e para o mal, os cidadãos parecem compromissados com a tarefa de registrar e propagar informações e imagens de um cotidiano por vezes inalcançavel ao jornalismo tradicional. No telejornalismo, essa realidade é evidenciada através do uso contínuo de flagrantes captados por cidadãos não-jornalistas. Neste contexto, o tema violência urbana ocupa lugar central, pois, em países como o Brasil, o trabalho jornalístico tornou-se complexo e difícil de ser realizado ao longo das últimas duas décadas devido a ameaças e assassinatos durante coberturas. A preocupação com a segurança dos repórteres e cinegrafistas afastou os profissionais de regiões conflagradas, abrindo espaço para o surgimento de iniciativas e sistemas comunicacionais descentralizados, organizados e geridos por cidadãos. O aplicativo Onde Tem Tiroteio (OTT) pode ser interpretado como um exemplo deste fenômeno sendo, por isso, objetivo empírico ilustrativo desta tese. Com milhões de usuários que regulam o app e promovem uma espécie de verificação coletiva de ocorrências ligadas à criminalidade, e com um intenso fluxo de flagrantes de violência urbana, o OTT conquistou o lugar de ferramenta mediadora credível entre os jornalistas e as zonas de conflito armado. Mas seu status jornalístico está ligado à capacidade de apuração e ao fornecimento de conteúdo imagético confiável, o que torna o app mais do que uma mera fonte para os noticiários. O principal objetivo deste trabalho é discutir os conflitos de autoridade decorrentes de tal conjuntura.