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- Design Automóvel e a sua Inter-Relação com a Tecnologia: Consequências e condicionantes da evolução tecnológica no designPublication . Gouveia, João Pedro Branco Marques Ferreira de; Baptista, Júlio Londrim de Sousa Cruz; Monteiro, João Manuel Milheiro Caldas PaivaO objetivo desta dissertação é relacionar o design automóvel com a evolução tecnológica ao longo da sua história, focando-se nos marcos mais importantes dessa interdependência, assim como abordar os contributos dos designers e engenheiros que se revelaram fundamentais para uma evolução significativa em ambas as vertentes. Sendo fundamental compreender como tudo começou e qual foi o rumo tomado por esta evolução até o presente, assim como ensaiar uma previsão plausível para o que irá acontecer no futuro do mundo automóvel e do design que lhe está associado. Para justificar as conclusões, serão apresentados vários mapeamentos históricos e tabelas relativas à evolução de várias temáticas como sejam: a evolução da potência; evolução dos coeficientes aerodinâmicos; mapeamentos dos estilos de carroçarias; e a evolução da segurança e dos marcos fundamentais da evolução da tecnologia automóvel.
- Redes Sociais, Mobilização Digital e Recrutamento: O caso dos caminhoneiros brasileiros nas manifestações sociais de 2018Publication . Ribeiro, Beatriz Alves de Freitas; Costa, Bruno Daniel Ferreira da; Oliveira, Patrícia Abreu Chumbo dos SantosA greve dos caminhoneiros de 2018 no Brasil foi um marco que evidenciou a complexa interação entre crises socioeconômicas, instabilidade política e mobilização social, fortemente impulsionada pelas redes sociais. O movimento teve origem em fatores estruturais, como as precárias condições de trabalho, altos custos operacionais e a deficiente infraestrutura logística. A conjuntura econômica agravada intensificou o descontentamento da categoria, já afetada por elevada carga tributária e burocracia excessiva. Somado a isso, o clima político era de profunda desconfiança nas instituições, alimentado por escândalos de corrupção e pela aparente ineficácia do governo em responder às demandas dos caminhoneiros. A greve, portanto, extrapolou questões econômicas e tornou-se uma de contestação ao status quo político e institucional. Nesse contexto, as redes sociais tiveram papel central na articulação do movimento. Plataformas como WhatsApp e Facebook facilitaram a disseminação de informações, a organização de bloqueios e a mobilização de apoio em escala nacional. A capacidade de compartilhar vídeos, mensagens e imagens permitiu aos caminhoneiros não apenas coordenar ações, mas também construir uma narrativa pública que gerou ampla simpatia social e pressão por parte da opinião pública, forçando o governo a negociar. Diante disso, esta dissertação se orienta pela seguinte pergunta de pesquisa: qual o legado da influência das redes sociais na mobilização social e recrutamento dos caminhoneiros no Brasil após as manifestações de 2018? A análise busca compreender como as tecnologias digitais redefiniram as dinâmicas de organização coletiva, ampliando a capacidade de mobilização de categorias profissionais e revelando o potencial das redes sociais como instrumentos de reivindicação política e construção de identidade coletiva.
- O Impacto das Práticas ESG na Performance Corporativa: Uma Abordagem de Métodos MistosPublication . Roque, Diogo Marques; Ferreira, João José de MatosNuma era em que a sustentabilidade assume um papel central na estratégia empresarial, o conceito de ESG (Ambiental, Social e de Governança) tem vindo a afirmar-se como um elemento-chave na performance organizacional. Esta performance tende a manifestarse na reputação corporativa, frequentemente utilizada como um indicador do sucesso organizacional junto dos stakeholders e da eficácia das práticas sustentáveis adotadas. No entanto, a relação entre as práticas ESG e a reputação organizacional revela-se complexa, sendo moldada por fatores como o greenwashing e a capacidade de inovação. Esta dissertação adota uma abordagem inovadora, ao integrar duas vertentes complementares de investigação: uma revisão sistemática da literatura, que analisa criticamente o conhecimento acumulado sobre ESG e performance organizacional, e um estudo empírico de natureza quantitativa, que, com base numa amostra de 205 empresas portuguesas, procura avaliar o impacto efetivo das práticas ESG na reputação corporativa. Esta combinação metodológica confere robustez e profundidade à análise, permitindo uma compreensão mais abrangente do fenómeno. Os resultados desta dissertação apresentam contributos relevantes tanto para a teoria como para a prática da gestão. Verificou-se que o pilar social da matriz ESG exerce uma influência positiva estatisticamente significativa na reputação das empresas, enquanto os pilares ambiental e de governança não evidenciaram efeitos estatisticamente relevantes. Adicionalmente, a orientação para a inovação, contrariamente ao esperado, não demonstrou impacto significativo. Destaca-se, no entanto, o papel do greenwashing que revelou um efeito negativo sobre a reputação organizacional, especialmente quando associado a práticas do domínio social — uma evidência particularmente pertinente face aos atuais desafios da comunicação corporativa sustentável. Assim, esta investigação contribui para o aprofundamento da compreensão da relação entre ESG e reputação corporativa, ao combinar uma revisão sistemática com uma análise empírica aplicada, permitindo clarificar evidências existentes e sugerir caminhos para práticas organizacionais mais responsáveis e eficazes.
- Pandemia de COVID-19 e saúde financeira: o caso da Unidade Local de Saúde Cova da BeiraPublication . Pinto, Carla Sofia Quelhas; Teixeira, Zélia Maria da Silva SerrasqueiroA pandemia de COVID-19 desafiou os sistemas de saúde a nível global. Em Portugal, a suspensão da atividade assistencial não urgente, aliada ao aumento dos gastos, afetou significativamente a saúde financeira das unidades de saúde. Contudo, são escassos os estudos que analisam o impacto da pandemia com base em dados prévios ao seu início, em sistemas de saúde como o português: universal, geral e financiado publicamente. Neste contexto, o presente estudo – "Pandemia de COVID-19 e saúde financeira: o caso da Unidade Local de Saúde Cova da Beira" – teve como objetivo analisar a saúde financeira da ULSCBeira entre 2017 e 2022, com ênfase nos gastos com pessoal e na sua relação com a pandemia. A investigação desenvolveu-se em três fases: (i) revisão da literatura para fundamentação teórica; (ii) análise quantitativa dos relatórios e contas da unidade de saúde em estudo; e (iii) entrevistas qualitativas a profissionais de saúde da ULSCBeira, com o objetivo de contextualizar e complementar os dados quantitativos. Os resultados revelam um aumento dos gastos totais, destacando-se os custos com material de consumo, particularmente relacionados com a aquisição de equipamentos de proteção individual. Os gastos com pessoal foram, consistentemente, a principal rubrica de gastos, sendo que o aumento observado em 2020 resultou sobretudo das contratações excecionais para resposta à pandemia. Os rácios financeiros calculados indicaram que a unidade não tem capacidade para cumprir as suas obrigações financeiras, tanto a curto quanto a médio e longo prazo, apesar da melhoria do Prazo Médio de Pagamento (PMP) ao longo do período. Conclui-se que a pandemia expôs fragilidades pré-existentes no Serviço Nacional de Saúde. Embora se tenham verificado melhorias pontuais nos indicadores financeiros, como o PMP e o capital próprio, a situação financeira da ULSCBeira em 2022 revela um regresso aos níveis financeiros anteriores à pandemia. Apesar da fragilidade financeira da unidade, foi essencial compreender a influência da pandemia na dinâmica laboral dos profissionais de saúde e reconhecer que, para além do aumento dos gastos, esta também proporcionou benefícios, nomeadamente o reforço dos recursos humanos — uma necessidade já identificada antes da pandemia.
- Development of an Engine Test Bench for Hybrid Electric Propulsion SystemsPublication . Azevedo, Manuel António Caetano; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaIIn recent years, a big focus of the aerospace sector has been to reduce it environmental impact. While the emissions of traditional combustion engines have been continuously reduced, new types of power units have been developed. Whilst electric power units can be used on small Unmanned Aerial Vehicle (UAV), this solutions is not viable for bigger ones due to its weight. In an effort to reduce emissions and not increase the weight of the power system, recently a series of Hybrid propulsion systems have been developed. These systems use 2 different types of energy source such as gasoline and electricity. When testing its efficiency it is necessary for the test bench to be capable of measuring the energy consumption of both sources. This dissertation focuses on building a test bench for propulsion systems with up to 2 kW of power and to have the ability of measuring the power consumption of both fuel and electricity. In order to build the test bench a thorough investigation of the various types of dynamometers was conducted, presenting their advantages and disadvantages in order to have a pondered choice. In the end, an Eddy current brake was built and for that a MATLAB algorithm was developed to decide the key parameters of it. In order to collect and analyse data a whole control and data collection system was programmed and built. Lastly, due to some faults on the equipment and time constraints, it was not possible to use the initially thought system and some modifications had to be applied. In order to validate the test bench two separate test were conducted. One using a combustion engine and other using an electric motor. During these tests it was found that while the test bench operated as intended, one of the load cells is too big for the engines that will be tested, causing uncertainty on the system and that the system may have to much inertia for smaller electric motors causing some overheating on its systems.
