FAL - DCFP | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DCFP | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 174
Results Per Page
Sort Options
- A cidade cenográficaPublication . Maciel, Heverton Harieno Dotling; Bento, António José FerreiraO presente trabalho discute em que medida a Prefeitura de Belo Horizonte e a Câmara Municipal do Porto confeccionam, em suas campanhas audiovisuais, uma imagem de cidade que destoa da que a população é capaz de experimentar em suas vivências e práticas diárias. Esta pesquisa nasce da vontade de verificar se há por parte das cidades apresentadas nos vídeos uma idealização que resulta numa reprodução que a difere da experiência cotidiana de seus usuários. Para desenvolver esta pesquisa recorremos a uma revisão dos conceitos relativos aos estudos de cidades, ao da comunicação e da comunicação política propriamente dita, desde o seu significado etimológico à forma como esses conceitos interpelam as relações entre o poder político e os cidadãos. Verificar de que maneira se dá a apropriação da cidade enquanto instrumento de atuação política, tal qual o uso da comunicação enquanto ferramenta ideológica, permite compreender os entornos em que se edificam as cidades das propagandas; aqui acusadas de cenográficas. Para testarmos as hipóteses levantadas neste estudo realizamos dois métodos; a análise de conteúdo e a aplicação de questionário, considerando que estes métodos se enquadram nos objetivos e nas especificidades do nosso “corpus” da investigação.
- A festa do fogo: Uma Análise das Fallas em ValênciaPublication . Gomes, Leonardo Nascimento; Jerónimo, Nuno André AmaralAs Fallas é uma festa popular celebrada há mais de dois séculos na cidade de Valência na Espanha. Durante a festividade, que ocorre entre os dias 14 e 19 de março, há inúmeros atos artísticos/culturais que vão da música à literatura, da gastronomia à pirotecnia, dos trajes típicos ao fogo. Aproximadamente 800 monumentos artísticos de caráter crítico/satírico são plantados nas esquinas e praças da cidade e após quatro dias intensos, são postos ao fogo. Uma festa tradicional que a partir do esforço de milhares de cidadãos valencianos, divididos em comissões, enchem as ruas da cidade com alegria, arte e barulho, muito barulho. A festa simboliza a entrada da primavera, homenageia o seu padroeiro São José e desde 2016 está na lista da UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A partir de três formas de pesquisa, bibliográfica, de campo e formulários, conclui-se que as Fallas são de suma importância para a memória e identidade valenciana, pois engloba diversos aspectos da identidade local, tornando-se uma reprodutora da identidade coletiva, na qual é preciso ser salvaguardada mantendo em equilíbrio a balança entre a tradição e a inovação.
- Equilíbrio – Esplanada do JardimPublication . Tavares, Tatiana Isabel Faria; Luís, Carla Sofia Gomes XavierO presente Relatório de Estágio procura relatar a experiência profissional que adquirimos durante o estágio realizado na empresa “we.are.GLOBAL”, no período compreendido entre novembro de 2016 e abril 2017. Além desse registo mais descritivo, por assim dizer, este trabalho académico, contém, igualmente, algumas reflexões teóricas necessárias, estabelecendo uma desejável ponte entre a prática e a teoria, ou seja, intentamos demonstrar de que forma foram aplicados os conhecimentos adquiridos no Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas. O percurso efetuado pela estagiária na empresa culminou com o desenvolvimento de um projeto, proposto pelo particular Cristina Rico, com o intuito de se criar de raiz a marca “Equilíbrio - Esplanada do Jardim”. Com uma sociedade insaciável de novidades, de conforto, de bons momentos de lazer, foi necessária a criação de uma marca que fosse ao encontro de uma série de necessidades dos consumidores. Esta empresa arriscou, com sucesso, apostar, numa zona calma da cidade, onde existia mercado para empresas que fossem capazes de responder, tanto a clientes que querem uma refeição rápida e económica, bem como aqueles que preferem uma refeição mais saudável e alternativa, como praticantes de estilos de comida vegetariana, vegana e paleo, algo diferente do que a população covilhanense estava habituado. Com especial enfoque no público universitário, que cada vez mais tem estilos alimentares diversificados, o “Equilíbrio - Esplanada do Jardim” vem, assim, responder a essa procura. De resto, convém, desde logo, explicitar que a marca em apreço espelha o sucesso da sua criação. Mas, como é sobejamente sabido, a marca de uma empresa é mais do que um mero logótipo. Consiste na construção de toda a imagem que respeite os objetivos da empresa, que consiga despertar no cliente familiaridade com a mesma. E foi esse o nosso grande desafio durante o estágio de que procuraremos dar conta ao longo do relatório. Com efeito, numa primeira parte deste trabalho, a designada parte esta teórica, serão apresentados conceitos teóricos relativos à identidade visual e corporativa, logotipo, tipografia, publicidade, redes sociais e internet. A segunda parte deste relatório foi redigida com o intuito de dar a conhecer a empresa que proporcionou o estágio. Ficando a terceira parte consagrada à exposição em torno do estágio, com descrição de todas as atividades realizadas pela estagiária para a conclusão do projeto “Equilíbrio - Esplanada do Jardim”. Por último, o relatório apresentará umas breves considerações finais por parte da aluna, facilidades e dificuldades inerentes à realização deste estágio, assim como, do projeto realizado.
- A Assessoria de Comunicação e a Notoriedade de Marca nas Indústrias de ModaPublication . Barbosa, Mariana Rocha Aguiar; Gonçalves, Gisela Marques PereiraA comunicação e interação acompanham as alterações socioculturais da humanidade em todas as situações do quotidiano. As marcas, entidades criadas e desenvolvidas pelo Homem, por sua vez, são moldadas pelos mais diversos interesses e vontades desta mesma humanidade. Ao profissional de comunicação, é exigido que crie estratégias comunicacionais para as marcas, que devem caminhar junto da evolução da sociedade global, com vista à criação de notoriedade. Desta forma, com o apogeu da Web e a migração da sociedade para a comunidade online, também as organizações sentiram necessidade de se reinventar e criar a sua identidade digital. Os meios mais tradicionais como a televisão e a imprensa criaram canais para chegar aos públicos, levando consigo a comunicação das marcas. As redes socias fizeram nascer os Influenciadores Digitais, novos agentes de comunicação para as marcas que funcionam como verdadeiros líderes de opinião junto do seu publico. Esta paralelismo comunicacional fez levantar a questão da sobrevalorização destes novos meios online, e se realmente estes poderiam ser a escolha mais acertada para trabalhar a notoriedade das marcas. Tendo em conta esta questão e todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio de seis meses na agência de assessoria de comunicação, Companhia das Soluções, o presente relatório foca esta questão no ramo das indústrias de moda, estudando comparativamente as marcas Fred Perry, Lemon Jelly e Pinko.
- As Intervenções do Ciberjornalismo no Programa FantásticoPublication . Ferreira, Ilda Kaline Gama dos Santos Afonso; Sá, Sónia Manuela Martins deA presente dissertação, intitulada “As Intervenções do Departamento Ciberjornalismo no Programa Fantástico”, apresenta as práticas realizadas na produção de conteúdo digital no ciberjornalismo em televisão, estabelecendo analogias com as práticas da televisão tradicional e apresentando os recursos recentes aplicados na era digital no programa Fantástico, da Rede Globo. A investigação foi idealizada para relacionar a teoria com a prática. Desta forma, o capítulo um e dois consistem em pesquisas teóricas. A primeira parte apresenta os estudos sobre os critérios, o gatekeeping e os valores-notícia no jornalismo e na televisão tradicional. A segunda parte apresenta a teoria do jornalismo televisivo na era digital, ao exibir as mudanças das estratégicas produtivas com o uso da tecnologia na informação, o que inclui a nova função: o gatewatcher, a partir da proposta de Axel Bruns (2005). E por fim, apresentamos a prática televisiva, a partir de uma análise de conteúdo realizada em maio de 2019, com a equipe do programa Fantástico – conhecido como a revista eletrônica semanal, exibido em canal aberto, na maior emissora da televisão brasileira, a Rede Globo. O programa acompanhou as mudanças da televisão analógica para a transmissão digital e a transmutação na forma de divulgar a informação, pois nasceu no ano 1973 e permanece nos dias que correm. A pesquisa qualitativa foi realizada entre profissionais que compõem a produção de conteúdo digital, produção de conteúdo televisivo e jornalistas.
- Narrativa Transmidiática no Jornalismo DiárioPublication . Nogueira, Manoela Martins; Canavilhas, João Manuel MessiasA sociedade vive um momento marcado pelos avanços tecnológicos que reconfiguram a maneira como esta se organiza, se relaciona, consome conteúdos e se informa. O termo Cultura da Convergência, cunhado por Jenkins (2009a) remete a estas transformações e atenta para a necessidade da adaptação para um público cada vez mais exigente, que não é mais um mero receptor, mas, também, produtor de conteúdos, o qual Toffler (1980) define como prosumidor. Neste cenário de mudanças e adaptações da mídia é que emerge o conceito de Narrativa Transmidiática, trazendo como um dos seus principais princípios a distribuição de conteúdos em diferentes plataformas, a busca pela a ampliação de conteúdos a partir as potencialidades de cada meio e o seu consumo individual, de maneira que cada mídia possa ser acessada de forma independente, mas que na sua totalidade seja complementada. Partindo deste cenário, percebe-se que o Jornalismo também invoca transformações na sua forma de noticiar, assim, a associação da Narrativa Transmidiática para este campo se apresenta como uma resposta a esta necessidade. Nesse sentido, a presente pesquisa busca identificar como os telejornais Record News e Jornal Nacional utilizam recursos transmidiáticos na sua produção de conteúdos jornalísticos, para isso, optou-se por recorrer a uma análise de conteúdo dentro da amostra definida utilizando as categorias de interatividade, hipertextualidade, multimídia integrada e contextualização. Durante a pré-análise do corpus verificou-se um material com potencial transmídia, o qual apresentava todas as categorias analisadas. Portanto, realizou-se um estudo de caso neste conteúdo na busca por inferências a respeito da prática transmidiática no telejornalismo diário. A partir do suporte teórico e das inferências realizadas no corpus desta pesquisa, não se identificou a prática transmidiática no telejornalismo praticado pelo Jornal da Record News e Jornal Nacional. Contudo, destacou-se o potencial deste tipo de narrativa para o jornalismo diário.
- Bancada EvangélicaPublication . Castro, Jurema Aparecida Amado de; Bento, António José FerreiraA arena política brasileira, presencia já há algum tempo, a forte expressão dos grupos evangélicos. Esta bem-sucedida investida na política, tem seus propósitos. Pretendem fazer uma adequação da sociedade, para que esta se encaixe dentro dos preceitos cristãos. Outro fator de interesse é a isenção de tributação sobre os avantajados valores que esses grupos movimentam através do comércio da fé. O grupo neopentecostal tem maior visibilidade religiosa e política. Transformou-se em corporativismo religioso e possui um marketing bíblico poderoso. O alicerce político serve de esteio para o cumprimento de um plano de poder, arquitetado e bem delineado. O interesse em eleger políticos gerados no próprio meio evangélico, ou em eleger políticos que acompanham os ideais desses grupos é o empenho das lideranças religiosas. Uma vez eleitos, os políticos passam a defender as ideologias dos grupos evangélicos. Discurso político se torna discurso religioso e vice-versa. A vida política será uma extensão da vida cristã. A sociedade brasileira possui uma diversidade de etnias, de culturas e de grupos religiosos. Este processo tem gerado tensão, conflitos e dúvidas sobre a laicidade do Estado brasileiro.
- A Teoria da Divisão dos Três Poderes e a Lava JatoPublication . Rodrigues, Pedro Ivo Costa; Pires, Samuel de PaivaO presente trabalho discute, a partir do escândalo que ficou conhecido como “vaza jato”, se há, no decorrer da operação Lava Jato no brasil, indícios claros de interferência de um poder sobre outro. A identificação dessas interferências coloca em causa a quebra do comprometimento descrito na constituição de 1988 com o preceito teórico do Pesos e Contrapesos estipulado por Montesquieu. Esta pesquisa nasce da vontade de verificar se os dados vazados são suficientes para afirmar se essa ruptura ocorreu ou não na prática. Para desenvolver esta pesquisa recorremos a uma revisão bibliográfica de autores que, ao se dedicarem a estipular um ordenamento social baseado na divisão dos poderes, se tornaram pais da matéria. Para além, confrontamos a perspectiva teórica com os casos práticos oferecidos pelos veículos de comunicação responsáveis por publicitar os vazamentos. Por fim, e com igual relevância, buscamos depoimentos de especialistas que, ao enxergarem para o assunto de uma maneira macro, depuseram de modo a oferecer, mediante suas competências, um diagnóstico desse escândalo. Verificar se houve ou não interferências entre os poderes nos permite, categoricamente, verificar o nível de credibilidade que as instituições que personalizam os três poderes no Brasil podem recobrar sobre si
- American crime storyPublication . Fontoura, Bruno Sant'Anna Carneiro da; Merino, Francisco Alexandre Lopes FigueiredoEm fevereiro de 2016, a minissérie American crime story estreou no canal de televisão a cabo FX com a proposta de reencenar um crime famoso na cultra norte-americana a cada temporada. O primeiro evento retrado pelo programa televisivo é o caso O.J. Simpson, um famoso jogador de futebol americano que foi acusado do duplo homicídio de sua exesposa Nicole Brown-Simpson e de Ron Goldman. O julgamento foi considerado pela mídia como o mais importante do século XX e o mais midiatizado da história americana por causa da intensa cobertura jornalistica em torno do acontecimento e a superexposição da vida privada dos envolvidos na tragédia. Levando em consideração as informações do caso real, a presente pesquisa busca analisar como a minissérie representou o efeito da midiatização no julgamento de O.J. Simpson, já que a mídia, como instituição, teve uma grande presença e influência no caso. Para que a investigação possa ser desenvolvida, será feita uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o evento que serviu de base para o enredo do programa, o programa em si, uma contextualização sobre narrativas e relações entre textos na televisão e regatar os estudos sobre a teoria da midiatização. Concluída esta etapa, a próxima trata-se de aplicar a metodologia de análise fílmica de Aumont & Marie (2004) para que a decomposição e interpretação de American crime story seja realizada e a tese possa concluir o seu objetivo.
- A Acessibilidade das Pessoas com Necessidades Especiais à CulturaPublication . Charro, Inês Filipa Pinto; Sidoncha, Idalina Proença MaiaA presente dissertação tem como objetivo trazer à colação uma temática muito atual baseada na problemática da deficiência. A desigualdade, exclusão e discriminação, são episódios que ocorrem no dia-a-dia das pessoas com necessidades especiais, tendo a sociedade um papel importante para o desenvolvimento pessoal e social de cada um de nós, com vista a construir valores e atitudes de igualdade. Neste sentido, e de forma a combater a exclusão das pessoas com necessidades especiais na sociedade, é necessário ultrapassar as barreiras existentes, por forma a que estas pessoas possam usufruir dos recursos existentes, e neste caso concreto, os de âmbito cultural. Impõe-se aqui um grande desafio para gerar e garantir uma equiparação de oportunidades para as pessoas com ou sem necessidades especiais, com o objetivo da participação cívica de todos e de uma melhor qualidade de vida. Com a finalidade de promover a inclusão à cultura, sem exceção, independentemente da sua condição, esta dissertação pretende contribuir e sensibilizar todos os responsáveis pelas áreas culturais, para criarem condições de acessibilidade nas diversas áreas da cultura, de acordo com as dificuldades de cada cidadão.