FAL - DCFP | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DCFP | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Title
Now showing 1 - 10 of 174
Results Per Page
Sort Options
- A ação da Censura durante o Estado NovoPublication . Barata, Carolina Faustino; Correia, João Carlos FerreiraO jornalismo tem vindo a desempenhar um papel fulcral na sociedade contemporânea, não só como prestador de informação, mas também como formador da opinião pública, porque é através da atividade jornalística que se introduz na sociedade os principais temas da atualidade e se constrói a realidade social da coletividade. Assim, se o jornalismo não existisse ou fosse de alguma forma reprimido nas suas funções, as pessoas não teriam conhecimento daquilo que se passa ao seu redor. A atividade do jornalista oferece à sociedade uma conceção daquilo que é a realidade no momento presente, através da descrição dos factos associados a acontecimentos que se sucedem, e se de alguma forma essa atividade é controlada a favor de uma personalidade, o jornalismo deixa de ser uma profissão direcionada para a verdade. Na história do jornalismo português, esta ação direcionada para a verdade foi reprimida, pelo regime salazarista ou Estado Novo, entre 1933 e 1974, uma época onde as pessoas apenas conheciam a realidade que era transmitida por um governo autoritário. Muitos foram os meios de comunicação que viram a sua atividade controlada, para proteção do regime e dos seus ideais. Exemplo disso foi o Jornal do Fundão, que esteve suspenso durante seis meses devido à publicação de uma notícia, que não estava de acordo com a ideologia do Estado Novo. Esta dissertação pretende então verificar quais foram as mudanças operadas na atividade jornalística do Jornal do Fundão, do período antes da suspensão para o período depois do reaparecimento deste meio de comunicação regional.
- A Acessibilidade das Pessoas com Necessidades Especiais à CulturaPublication . Charro, Inês Filipa Pinto; Sidoncha, Idalina Proença MaiaA presente dissertação tem como objetivo trazer à colação uma temática muito atual baseada na problemática da deficiência. A desigualdade, exclusão e discriminação, são episódios que ocorrem no dia-a-dia das pessoas com necessidades especiais, tendo a sociedade um papel importante para o desenvolvimento pessoal e social de cada um de nós, com vista a construir valores e atitudes de igualdade. Neste sentido, e de forma a combater a exclusão das pessoas com necessidades especiais na sociedade, é necessário ultrapassar as barreiras existentes, por forma a que estas pessoas possam usufruir dos recursos existentes, e neste caso concreto, os de âmbito cultural. Impõe-se aqui um grande desafio para gerar e garantir uma equiparação de oportunidades para as pessoas com ou sem necessidades especiais, com o objetivo da participação cívica de todos e de uma melhor qualidade de vida. Com a finalidade de promover a inclusão à cultura, sem exceção, independentemente da sua condição, esta dissertação pretende contribuir e sensibilizar todos os responsáveis pelas áreas culturais, para criarem condições de acessibilidade nas diversas áreas da cultura, de acordo com as dificuldades de cada cidadão.
- Alfabetização midiática-política e fortalecimento democrático: Proposta de plano de aulas para o ensino superiorPublication . Alves, Nadine Silva; Gonçalves, Gisela Marques PereiraA presença das redes sociais no cotidiano das pessoas tornou-se algo comum, sendo assim, buscou-se investigar como a educação midiática é importante para contribuir na construção de uma sociedade crítica para os conteúdos que circulam no online. Este trabalho propõe-se a analisar o que vem sendo desenvolvido na área da alfabetização midiática, mas para além disso, propor um plano de aula sobre alfabetização políticomidiática, para ser incluído como unidade curricular em universidades públicas e privadas do Brasil e de Portugal. Foi traçado um levantamento bibliográfico da relevância da educação midiática na sociedade, o uso dela para diminuir e até mesmo erradicar a proliferação da desinformação dentro das redes sociais. Desenvolveu-se um estudo de como a internet, em específico, as redes sociais, têm moldado a sociedade e sua forma de consumir conteúdo e, como a política, em questão a democracia, tem se relacionado com as novas mídias. No último capítulo propõem-se então o plano, no qual une mídia e política como um passo importante a ser dado enquanto política pública. Chega-se à conclusão que não é possível dissociar a mídia da política, já que hoje em dia, além da elite política que utiliza as redes sociais para se comunicar, os usuários fazem desse espaço também um local de participação.
- American crime storyPublication . Fontoura, Bruno Sant'Anna Carneiro da; Merino, Francisco Alexandre Lopes FigueiredoEm fevereiro de 2016, a minissérie American crime story estreou no canal de televisão a cabo FX com a proposta de reencenar um crime famoso na cultra norte-americana a cada temporada. O primeiro evento retrado pelo programa televisivo é o caso O.J. Simpson, um famoso jogador de futebol americano que foi acusado do duplo homicídio de sua exesposa Nicole Brown-Simpson e de Ron Goldman. O julgamento foi considerado pela mídia como o mais importante do século XX e o mais midiatizado da história americana por causa da intensa cobertura jornalistica em torno do acontecimento e a superexposição da vida privada dos envolvidos na tragédia. Levando em consideração as informações do caso real, a presente pesquisa busca analisar como a minissérie representou o efeito da midiatização no julgamento de O.J. Simpson, já que a mídia, como instituição, teve uma grande presença e influência no caso. Para que a investigação possa ser desenvolvida, será feita uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o evento que serviu de base para o enredo do programa, o programa em si, uma contextualização sobre narrativas e relações entre textos na televisão e regatar os estudos sobre a teoria da midiatização. Concluída esta etapa, a próxima trata-se de aplicar a metodologia de análise fílmica de Aumont & Marie (2004) para que a decomposição e interpretação de American crime story seja realizada e a tese possa concluir o seu objetivo.
- Análise dos Métodos de Promoção dos Projetos de Desenvolvimento RegionalPublication . Mendes, Vasco Matias; Estevão, Cristina Maria SantosEste relatório de estágio visa a obtenção do grau de Mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, na Universidade da Beira Interior, através do culminar de todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico no mesmo e de toda a experiência profissional obtida, através do estágio curricular. Num mundo cada vez mais globalizado, onde tudo está à distância de um clique, é cada vez mais importante saber comunicar e criar uma ligação com o público. Esta situação não afeta só o mercado, mas também as instituições públicas e as próprias regiões. Esta situação é o foco deste relatório, perceber de que forma uma instituição administrativa municipal consegue adaptar a este contexto e promover efetivamente os seus projetos de desenvolvimento regional. Durante o decorrer deste estágio, inserido no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal da Covilhã, o estagiário esteve envolvido nas mais variadas atividades, das mais diversas áreas, que serão relatadas ao longo do relatório. Foi ainda efetuada, uma pesquisa teórica acerca dos temas relevantes, e através da mesma, elaborado e aplicado um inquérito ao público de um destes projetos - as visitas guiadas de reabertura do Teatro Municipal da Covilhã. Este estudo apresenta como objetivo geral explorar os meios de comunicação utlizados pelo gabinete de comunicação e relações públicas, e perceber quais são os mais eficazes na divulgação de projetos diretamente ligados ao desenvolvimento regional. Os resultados obtidos com a realização do estudo empírico servirão não só para atingir os objetivos traçados, mas também com o intuito de serem divulgados à instituição acolhedora e ajudar na manutenção e melhoria dos seus serviços.
- APPS colaborativos e autoridade Jornalística: o OTT e o fluxo distributivo de flagrantes da violência urbana no BrasilPublication . Chagas, Aline Grupillo; Serra, Joaquim Mateus PauloO jornalismo como um todo tem sido desafiado pelo aperfeicoamento da tecnologia e pela atuação do público na produção de informações altamente relevantes. De um lado, o melhoramento da volocidade de conexão à internet, o aperfeiçoamento dos dispositivos móveis e a criação de aplicativos inteligentes, entre outros fatores, convocam o jornalismo à adaptação, transformando as rotinas laborais e produtivas de maneira surpreendente. De outro lado, ainda que sem uma formação técnica consistente, para o bem e para o mal, os cidadãos parecem compromissados com a tarefa de registrar e propagar informações e imagens de um cotidiano por vezes inalcançavel ao jornalismo tradicional. No telejornalismo, essa realidade é evidenciada através do uso contínuo de flagrantes captados por cidadãos não-jornalistas. Neste contexto, o tema violência urbana ocupa lugar central, pois, em países como o Brasil, o trabalho jornalístico tornou-se complexo e difícil de ser realizado ao longo das últimas duas décadas devido a ameaças e assassinatos durante coberturas. A preocupação com a segurança dos repórteres e cinegrafistas afastou os profissionais de regiões conflagradas, abrindo espaço para o surgimento de iniciativas e sistemas comunicacionais descentralizados, organizados e geridos por cidadãos. O aplicativo Onde Tem Tiroteio (OTT) pode ser interpretado como um exemplo deste fenômeno sendo, por isso, objetivo empírico ilustrativo desta tese. Com milhões de usuários que regulam o app e promovem uma espécie de verificação coletiva de ocorrências ligadas à criminalidade, e com um intenso fluxo de flagrantes de violência urbana, o OTT conquistou o lugar de ferramenta mediadora credível entre os jornalistas e as zonas de conflito armado. Mas seu status jornalístico está ligado à capacidade de apuração e ao fornecimento de conteúdo imagético confiável, o que torna o app mais do que uma mera fonte para os noticiários. O principal objetivo deste trabalho é discutir os conflitos de autoridade decorrentes de tal conjuntura.
- Apropriações Mediáticas de Jovens Consumidores: Produção e Consumo de Conteúdo Digital em Redes SociaisPublication . Pinto, Rômulo César Gonçalves; Filgueiras, Ernesto VilarEste é um estudo exploratório sobre processos de apropriação tecnológica dos novos media por um público jovem, ainda em seus primeiros contatos com artefactos, tecnologias e redes sociais digitais. Os dados empíricos foram coletados durante uma atividade de campo realizada ainda em 2019 com 289 jovens de idade entre 11 e 17 anos nos municípios do Fundão e de Gouveia, região centro de Portugal Continental. A análise foi desenvolvida a partir de três experimentos: entrevistas dirigidas, imersão participante e inquéritos em que foi examinado o comportamento de variáveis qualitativas (género, concelho, escola, dispositivo técnico, plataformas, frequência de uso, intensidade de gosto e importância dos influenciadores), em 4 dimensões analíticas (conteúdos, propósito de uso, influenciadores e modo de acesso). A intenção foi identificar nesse público os padrões de comportamento e hábitos de uso associados às esferas de produção e de consumo de conteúdo digital e assim verificar processos de apropriação e modelagem social da tecnologia. O mapeamento realizado identificou um modelo de apropriação tecnológica baseado na interação de três elementos com o público investigado: forças do entorno, objeto técnico e seu meio associado. O modelo encontrado encontra respaldo teórico no modo de existência dos objetos técnicos de Gilbert Simondon e na modelagem social da tecnologia proposta por autores como Lievrouw e Livingstone entre outros.
- Arquivo de Memórias das Casas e Lugares do SentirPublication . Diamantino, Adriana Nunes; Sidoncha, Urbano MestreO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Estudos de Cultura, sob a orientação do Professor Doutor Urbano Mestre Sidoncha, e do Professor Pedro Silveira, que me acompanhou por parte da instituição onde decorreu o estágio. Relato aqui a experiência e o resultado de quatro meses de estágio que realizei na Câmara Municipal do Fundão, onde trabalhei diretamente na área das Casas e Lugares do Sentir e da Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, do concelho do Fundão. O meu estágio consistiu essencialmente na criação de um projeto de um Arquivo de Memórias, utilizando como meio o digital, visto que as novas tecnologias são uma ferramenta indispensável para a valorização e revitalização do Património Cultural Imaterial (doravante PCI). Cada vez mais, as novas tecnologias estão presentes no nosso dia a dia, pois em qualquer lado podemos ter acesso à internet. Devido à crise pandémica em que vivemos, o uso destas tecnologias tornou-se quase obrigatório e, no momento, quase todas as áreas tiveram de se reinventar e adaptar ao meio digital, e a cultura não foi exceção. Numa primeira instância, realizei uma recolha de informação sobre três dos vários PCI do concelho do Fundão, sendo eles a construção dos Bombos de Lavacolhos, a Cestaria em Varas de Castanho e as Flores de Santa Luzia. Neste último saber, tive a oportunidade de participar e conduzir a entrevista sobre a história e confeção das Flores, que se encontra registada em vídeo. Realizei, assim, a edição dos vídeos sobre estes saberes do concelho, de forma a iniciar o espólio e, posteriormente, o inventário, com o intuito de poderem ser colocados nesse Arquivo de Memórias digital do Fundão. A criação deste Arquivo de Memórias tem, deste modo, o intuito de ser uma plataforma digital que irá versar as várias Casas Temáticas do concelho, tal como os vários PCI, criando inventários dos mesmos, assim como as memórias que estão ligadas a estes saberes através de fotografias, vídeos e testemunhos.
- A arte da persuasão: a comunicação política no regime de Oliveira SalazarPublication . Costa, Cláudia Sofia dos Santos; Madeira, Luis Filipe da SilvaAs técnicas de persuasão foram os maiores aliados dos regimes ditatoriais. António Oliveira Salazar conseguiu influenciar os comportamentos e ideologias dos cidadãos através do seu discurso. Desta forma, possibilitou que a sociedade se familiariza-se com o chefe de estado. Através dos tipos e modos de propaganda que se assumiram como motor vital para a construção e duração do Estado Novo, a imagem pública apesar de volátil, foi um grande aliado da opinião pública. Ou seja, através do sucesso como Ministro das Finanças, Salazar, desenvolveu e conservou a sua imagem pública. Assim, pode-se afirmar que a comunicação tem um papel preponderante na política. É através dela que os cidadãos estabelecem relações de confiança e de proximidade. Sendo exercida em grande parte por via rádio e através da televisão onde adquiriu um lugar privilegiado, lugar esse crucial para o seu reconhecimento perante a nação. Desta forma, partindo da revisão da literatura sobre comunicação política, propaganda, persuasão e opinião pública, o objetivo primordial desta dissertação foi analisar o papel da comunicação política do ditador e avaliar de que maneira as técnicas de persuasão influenciaram o comportamento da sociedade e os indivíduos da época.
- A ascensão do populismo de direita nas redes sociais: Uma análise comparativa do instagram de Jair Bolsonaro (BR) e André Ventura (PT) nas últimas eleições presidenciaisPublication . Costa, Maria Eduarda Odilia; Santos, David GeraldesA ascensão do populismo de direita, através das mídias sociais, fez com que políticos extremistas conseguissem crescer em países que adotam um regime democrático. Assim, no contexto brasileiro e português os discursos extremistas, o compartilhamento de notícias falsas e o processo de descredibilização da democracia são ações cada vez mais comuns e estimuladas pelos líderes populistas André Ventura (PT) e Jair Bolsonaro (BR). Para auxiliar ainda mais no processo de descrença política e alterar toda a lógica da esfera pública, tais atores mostram-se como os “salvadores da pátria”, persuadindo o público que está cansado da dinâmica política “tradicional”. Com intuito de concentrar os estudos, reconhecendo a forte presença política dessas personalidades nas mídias sociais, o presente trabalho analisará o perfil do Instagram dos políticos direitistas Jair Bolsonaro e André Ventura, levando em conta os 30 dias que antecederam as últimas eleições presidenciais de cada país. Diante desse cenário, o projeto desenvolvido irá estudar a ascensão do populismo de direita nas redes sociais, produzindo uma análise comparativa, realizada por meio da categorização dos conteúdos postados durante o prazo estipulado. Por fim, serão examinadas as semelhanças e discordâncias encontradas entre os líderes políticos analisados, com o objetivo de entender o crescimento do populismo de direita nas redes sociais, a partir da perspectiva de cada país.