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- O Fundamento Infundado: Figuras do Poder Instituinte em Maquiavel e EspinosaPublication . Pina, Albano Falcão Rito Torres; Bento, António José Ferreira; Santos, José ManuelEste trabalho visa reelaborar o conceito de poder instituinte a partir duma leitura conjunta de Maquiavel e Espinosa. Mais especificamente, pretende-se ver como ambos os autores, ao reflectirem sobre a relação entre sociedade e instituições, já identificam aquelas que consideramos as principais características do referido poder, a saber: 1) o seu carácter conflitual; 2) a sua inapropriabilidade; 3) o facto de consistir num processo contínuo, sem princípio nem fim. Demais, pretende-se ainda determinar o que Maquiavel e Espinosa entendem exactamente por “instituição” (no sentido nominal do termo). Para isso, faremos uma análise, tão exaustiva quanto possível, das diversas instituições (históricas ou ideais) por eles tratadas, tentando apreender, para lá das especificidades de cada delas, a sua comum essência funcional. No tocante à estrutura, esta tese divide-se em duas partes: a primeira ocupa-se da república romana, tal como aparece concebida nos Discorsi sopra la prima deca di Tito Livio; a segunda debruça-se sobre a noção espinosista de “potência multitudinária” (multitudinis potentia). Mas além dos dois ditos temas, abordaremos ainda outros — como a problemática da imitação em Maquiavel, ou o uso da linguagem vulgar em Espinosa — que, embora não estando directamente ligados ao nosso tópico central, são indispensáveis à compreensão do quadro teórico em que ele se inscreve. O que segue não é, nem aspira a ser, um estudo comparativo, pelo que, apesar de existirem múltiplas continuidades entre os autores trabalhados, só pontualmente lhes faremos referência, quando a marcha da investigação o exigir, e na medida em que isso concorra para o esclarecimento do assunto em apreço. Ressalve-se também que não tencionamos apresentar Maquiavel e Espinosa como teóricos sistemáticos do poder instituinte; procuraremos somente colher, num sobrevoo das suas obras, certos elementos que intervêm, ou estão implícitos, nesse conceito, e de cuja síntese pode resultar, acreditamos, um útil contributo para o seu entendimento.
- A ‘Arte da Medicina’, entre o impossível e o irrecusávelPublication . Rosa, José Maria SilvaA expressão ‘Arte da Medicina’ é muito antiga. Tem pelo menos 2500 anos. Aparece-nos como título de um dos tratados das obras atribuídas a Hipócrates, concretamente o 4.º tratado do 2.º vol. das «Obras Completas» do «Corpus Hippocraticum», editadas pela Loeb Classical Library, entre as pp. 185-215, opúsculo intitulado precisamente «Perì technēs iatrikēs>«, i.e., «Acerca da arte médica» ou de «curar». É um texto curto que, quase de certeza, não foi escrito por um ‘iatrós’ / médico, mas por um sofista de finais do séc. V a.C. O texto, depois de algumas notas preliminares contra aqueles que negam a existência da dita Arte — negação absurda, diz-se, pois afirmam que “o que é visto”, o evidente, não existe — a «Perìtéchnēs iatrikés» é apresentada como aquela que alivia e liberta do sofrimento causado pela doença, embora recuse tratar as perturbações incuráveis. Expõe então e refuta sucessivamente quatro objeções que os detratores levantam contra a Arte da Medicina: a) que as curas se devem-se à sorte (‘tychē’) e não à arte (‘téchnē’); b) que alguns pacientes se recuperam sem a ajuda do ‘iatrós’; c) que outros ainda, embora cuidados e tratados por um médico, acabam por morrer; e, finalmente, d) que alguns médicos recusam tratar certas doenças porque sabem não ter poder para as curar.
- The "Cubist" dwellings of Olhão (Portugal): A case study on developing skills in architectural rehabilitation design through the history of architecture and traditional construction technologiesPublication . Nepomuceno, Miguel; Martins, Ana Maria Tavares; Ospina Gomez, Yilson Stivel; Afonso, Vanessa Alexandra RosaThis paper considers the importance of academic research projects regarding the integrated master’s degree in Architecture of the University of Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal. Evolution on architectural programs, due to the Bologna Process, oversaw the link between education and research in the young architect’s formation. At UBI, the future architect’s 10th semester (which is the final semester) comprises a dissertation which can be practical (a full design) or an academic research project (connecting theory and practice) as well as a full semester of Project design. A significative number of these final dissertations tackle academical research projects regarding the built heritage. These are interventions combining education and research, theory and practice, ideas, and designs. The Department of Civil Engineering and Architecture of UBI, its staff and students, have developed a concern regarding built heritage. Dissertation themes have focused on traditional aspects of Portuguese architecture and traditional building technologies. This paper brings to discussion a very specific case study. In fact, this reveals a new trend, and a new academic experience, achieved through the connection to the reality. The dissertation research design was being built while the dissertation was being carried out. The traditional Portuguese architecture of the so called "cubist" dwellings of Olhão in Algarve’s region (Portugal), and its traditional building technologies, are the core of the research which conducted to an architectural rehabilitation in Olhão. This kind of research project (linking education and reality) will endow young future architects’ specific skills. These skills are mainly about architectural rehabilitation, in connection with the History of Portuguese Architecture, Building Engineering Physics, traditional construction technologies, and local materials. This paper will tackle this research, focusing on objectives, methodologies, and results, which will be presented, and open to discussion, providing a debate on the results and experiences that outcome from the actual concretization through a real case of rehabilitation design of a “cubist” dwelling in Olhão.
- Apropriações Mediáticas de Jovens Consumidores: Produção e Consumo de Conteúdo Digital em Redes SociaisPublication . Pinto, Rômulo César Gonçalves; Filgueiras, Ernesto VilarEste é um estudo exploratório sobre processos de apropriação tecnológica dos novos media por um público jovem, ainda em seus primeiros contatos com artefactos, tecnologias e redes sociais digitais. Os dados empíricos foram coletados durante uma atividade de campo realizada ainda em 2019 com 289 jovens de idade entre 11 e 17 anos nos municípios do Fundão e de Gouveia, região centro de Portugal Continental. A análise foi desenvolvida a partir de três experimentos: entrevistas dirigidas, imersão participante e inquéritos em que foi examinado o comportamento de variáveis qualitativas (género, concelho, escola, dispositivo técnico, plataformas, frequência de uso, intensidade de gosto e importância dos influenciadores), em 4 dimensões analíticas (conteúdos, propósito de uso, influenciadores e modo de acesso). A intenção foi identificar nesse público os padrões de comportamento e hábitos de uso associados às esferas de produção e de consumo de conteúdo digital e assim verificar processos de apropriação e modelagem social da tecnologia. O mapeamento realizado identificou um modelo de apropriação tecnológica baseado na interação de três elementos com o público investigado: forças do entorno, objeto técnico e seu meio associado. O modelo encontrado encontra respaldo teórico no modo de existência dos objetos técnicos de Gilbert Simondon e na modelagem social da tecnologia proposta por autores como Lievrouw e Livingstone entre outros.
- Bigdata Correlation and Alert NotificationPublication . Figueiredo, Afonso Pereira; Proença, Hugo Pedro Martins Carriço; Aniceto, Alexandre Miguel Coelho; Silva, Diogo HenriquesO presente relatório tem como objetivo expor o trabalho realizado durante o estágio na empresa Emvenci. Este incide no desenvolvimento de uma aplicação capaz de detetar problemas através da análise de log files e, posteriormente, enviar um alerta de modo a notificar os utilizadores do sucedido. O documento em questão começa por descrever e apresentar a empresa, expor os motivos que levaram à necessidade de encontrar uma resolução para este problema e os objetivos da aplicação desenvolvida. Seguidamente, é apresentada a plataforma desenvolvida pela empresa, a solução bigdata que se pretende utilizar e são expostos os requisitos e funcionalidades a atingir durante o desenvolvimento do projeto. Posteriormente, são retratados os requisitos e funcionalidades da aplicação e a organização da base de dados, são expostas as ferramentas e tecnologias que se pretende utilizar durante todo o desenvolvimento do projeto, são apresentadas as tarefas a realizar de modo a atingir todos os objetivos desejados e é descrito o modo como a aplicação foi implementada e algumas das técnicas e métodos utilizados para alcançar este feito. Por fim, são apresentados todos os testes realizados após o desenvolvimento da aplicação.
- Assessment of the performance of a special User Datagram Protocol: Identifying Packet Loss and Reordering Packets in Keyed UDP TransmissionsPublication . Machado, Fábio Gil; Santos, Nuno Manuel Garcia dosThe User Datagram Protocol (UDP) and other similar protocols send application data from the source to the destination machine inside datagrams, without any type of control on the transmission or success metrics. These protocols are very convenient for real time transmission as the absence of complex control mechanisms tend to make the data transmission adequately fast. In opposition, to sustain the increased functionality and features of the connection-oriented protocol, a set of mechanisms is implemented based on some specific fields of the segment header. These mechanisms result in a significant overhead in terms of the increased number of transmitted packets, which in turn may translate into significant delays, because of the additional number of switching and routing tasks, and eventually, because of more complex communications procedures, such as e.g. transmission window resizing, and of course, acknowledgement and sequence numbers updating. The two extremes of these communication modalities, one that has no control at all, and the other one that allows for full control, have resulted in the creation of an intermediate protocol that allows for a limited degree of knowledge on how successful a transmission was, and even for an eventual reordering of the packets that arrive out of sequence. This dissertation presents simulation results that confirm the efficiency of the new almost-reliable UDP protocol, named Keyed User Datagram Protocol (or KUDP) for transmission of data that includes the ability to identify which packets were lost and to reorder packets that were received out-of-order, and points future tasks to be pursued in this research.
- Serviços Educativos em Contexto Museológico: Contributos da Educação pela ArtePublication . Lameiras, Carla Sofia Mendes; Domingues, José António DuarteA educação em contexto museológico é um tema diferenciante no contexto da realidade museológica atual. Os museus contemporâneos são espaços de confluência. Entre histórias e memórias, perfilam caminhos metamorfoseados e imaginados, augurando espanto e ensaios de respostas para a vida. Os Serviços Educativos são estruturas internas dos Museus que procuram construir diálogos com a grande diversidade de públicos que lhes está inerente. O trabalho educativo e de mediação em torno da exposição museológica representa, nesta nossa investigação, o caminho para a compreensão, a estimulação e a aproximação dos públicos e das comunidades aos museus. O principal argumento a explorar é o de que a educação pela arte aponta como premissas - a perceção, o sensível e a estimulação da imaginação como meio para a aquisição cognitiva. Incentiva a extensão estética do individuo, não com o objetivo de prática artística, mas com objetivos de autoconhecimento e de formação de personalidade. Os museus encontram na educação pela arte premissas que auxiliam a mediação museológica em função das coleções que lhes são afetas. Aliar a educação pela arte à cultura museológica auxilia os públicos na estimulação de conteúdos pedagógicos regeneradores.
- A concordância de número no sintagma nominal: uma análise das produções orais de falantes angolanosPublication . Lumessi, Rosa Cassinda; Carrilho, Ana Rita de Sousa Aguiar; Undolo, Márcio Edu da SilvaO sintagma nominal no português angolano apresenta algumas variantes com marcas explícitas de plural -s e outras com variante zero -0. Neste sentido, a presente dissertação analisa a concordância de número no SN nas produções orais de falantes angolanos, sob a perspetiva da teoria Sociolinguística Variacionista desenvolvida por William Labov (1972), segundo a qual a língua é heterogénea, defendendo que ela não pode ser estudada isoladamente, mas, sim, tendo em conta as relações entre as estruturas linguísticas, aspetos sociais e culturais no seu uso real, sendo marcada por alterações. Desta forma, foram recolhidos dados sociolinguísticos e um corpus, constituídos a partir de entrevistas a 33 informantes a fim de investigar e analisar variáveis linguísticas e extralinguísticas que condicionam a presença/ausência das marcas formais de plural nos constituintes do SN. A escolha dos informantes foi motivada pelo facto de serem também falantes de uma língua autóctone, sendo que tinham idades compreendidas entre os 12 e os 24 anos.
- A Importância do Calão Mwangolé na Formação da Identidade Sociolinguística e Cultural dos Falantes de AngolaPublication . João, João Paulino; Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos; Guilherme, Pedro Miguel Lavajo NatárioEntre as diversas línguas espalhadas pelo mundo, podemos afirmar que nenhuma delas é regrada na sua plenitude, devido a fatores extralinguísticos; consideravelmente, constituem dentro dos seus repertórios palavras que saltam a corda da regularidade, principalmente em contextos ou ambientes informais. Quanto às línguas, pela heterogeneidade que as caracterizam e as variedades que as distinguem, a probabilidade de total cumprimento normativo tornou-se inverosímil; afinal, utiliza-se léxico de calão no dia-dia. Sempre que a conceitualização do desvio for vista como sinónimo de sair do bom caminho, não estaremos simplesmente a deixar de acertar, mas a criar tendências de coagir a outras maneiras de comunicar. Por isso, prontificamo-nos em defender um assunto pertinente e real, porém frequentemente criticado pelos puristas linguísticos e por uma sociedade estandardizada, que procura circunscrever e banalizar o calão como uma linguagem alienada utilizada por uma agremiação excêntrica. A valorização do calão funcionará como um desvio ipsis litteris dos rótulos, das normas impostas à língua, atribuindo-o à voluntariedade de se fazer uso e livrefuncionamento de acordo com as realidades e necessidades comunicativas dos falantes, neste caso angolanos, que têm moldado as suas posições linguístico-comportamentais desde que a angolanidade tirou o véu de uma nação inovadora em questões de criatividades; a circulação do calão vem ganhando espaço de suplente modalidade de identificação, cultura, símbolo de pertença e unificação. Angola e Portugal têm uma relação vetusta, especialmente em vertentes linguísticas. Por isso, preferimos cruzar as duas realidades linguísticas informais para averiguarmos o nível de similitude e discrepâncias porque, de acordo com o trabalho de campo realizado, foi possível constatar a partir dos 144 inquiridos que o calão angolano tem influenciado mais o calão português, sobretudo pelo impacto de respostas recolhidas das expressões em calão selecionadas no inquérito: quase todas eram conhecidas, exceto a expressão “diamba”, que significa maconha ou estupefaciente, assinalado como o vocábulo com maior percentagem de desconhecimento de significação por parte dos inquiridos portugueses, pois em Portugal é mais frequente os termos erva, weed, ou ganza. Correspondendo a 72,7% dos 33 inquiridos portugueses, 24 desconheciam-na.
- Knowledge Base for MENTAL AI, in Data Science ContextPublication . Muetunda, Faustino Paulo; Pais, Sebastião Augusto Rodrigues Figueiredo; Cordeiro, João Paulo da CostaGlobally, 1 in 7 people has some kind of mental or substance use disorder that affects their thinking, feelings, and behaviour in everyday life. Mental well-being is vital for physical health. No Health Without Mental Health! People with mental health disorders can carry on with normal life if they get the proper treatment and support. Mental disorders are complex to diagnose due to similar and common symptoms for numerous types of mental illnesses, with a minute difference among them. In the era of big, the challenge stays to make sense of the huge amount of health research and care data. Computational methods hold significant potential to enable superior patient stratification approaches to the established clinical practice, which in turn are a pre-requirement for the development of effective personalized medicine approaches. Personalized psychiatry also plays a vital role in predicting mental disorders and improving diagnosis and optimized treatment. The use of intelligent systems is expected to grow in the medical field, and it will continue to pose abundant opportunities for solutions that can help save patients’ lives. As it does for many industries, Artificial Intelligence (AI) systems can support mental health specialists in their jobs. Machine learning algorithms can be applied to find different patterns in the most diverse sets of data. This work aims to examine and compare different machine learning classification methodologies to predict different mental disorders and, from that, extract knowledge that can help mental health professionals in their tasks. Our algorithms were trained using a total dataset of 3353 patients from different hospital units. These data are divided into three subsets of data, mainly by the characteristics that the pathologies present. We evaluate the performance of the algorithms using different metrics. Among the metrics applied, we chose the F1 score to compare and analyze the algorithms, as it is the most suitable for the data we have since they found themselves imbalances. In the first evaluation, we trained our models, using all the patient’s symptoms and diagnoses. In the second evaluation, we trained our models, using only the symptoms that were somehow related to each other and that influenced the other pathologies.