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Apropriações Mediáticas de Jovens Consumidores: Produção e Consumo de Conteúdo Digital em Redes Sociais

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Abstract(s)

Este é um estudo exploratório sobre processos de apropriação tecnológica dos novos media por um público jovem, ainda em seus primeiros contatos com artefactos, tecnologias e redes sociais digitais. Os dados empíricos foram coletados durante uma atividade de campo realizada ainda em 2019 com 289 jovens de idade entre 11 e 17 anos nos municípios do Fundão e de Gouveia, região centro de Portugal Continental. A análise foi desenvolvida a partir de três experimentos: entrevistas dirigidas, imersão participante e inquéritos em que foi examinado o comportamento de variáveis qualitativas (género, concelho, escola, dispositivo técnico, plataformas, frequência de uso, intensidade de gosto e importância dos influenciadores), em 4 dimensões analíticas (conteúdos, propósito de uso, influenciadores e modo de acesso). A intenção foi identificar nesse público os padrões de comportamento e hábitos de uso associados às esferas de produção e de consumo de conteúdo digital e assim verificar processos de apropriação e modelagem social da tecnologia. O mapeamento realizado identificou um modelo de apropriação tecnológica baseado na interação de três elementos com o público investigado: forças do entorno, objeto técnico e seu meio associado. O modelo encontrado encontra respaldo teórico no modo de existência dos objetos técnicos de Gilbert Simondon e na modelagem social da tecnologia proposta por autores como Lievrouw e Livingstone entre outros.
This is an exploratory study on the processes of technological appropriation of new media by a young audience, still in their first contacts with artefacts, technologies and digital social networks. The empirical data were collected during a field activity carried out in 2019 with 289 young people aged between 11 and 17 years in the municipalities of Fundão and Gouveia, central region of mainland Portugal. The analysis was developed from three experiments: directed interviews, participant immersion and surveys in which the behavior of qualitative variables was examined (gender, county, school, technical device, platforms, frequency of use, intensity of taste and importance of influencers) , in 4 analytical dimensions (content, purpose of use, influencers and access mode). The intention was to identify in this audience the patterns of behavior and usage habits associated with the spheres of production and consumption of digital content and thus verify the processes of appropriation and social modeling of technology. The mapping carried out identified a technological appropriation model based on the interaction of three elements with the investigated public: surrounding forces, technical object and its associated environment. The model found finds theoretical support in the way of existence of technical objects by Gilbert Simondon and in the social modeling of technology proposed by authors such as Lievrouw and Livingstone, among others.

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Apropriação Tecnologia Social media Objeto técnico Modelagem social da tecnologia Adolescentes Beira Interior Simondon

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