Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Apropriações Mediáticas de Jovens Consumidores: Produção e Consumo de Conteúdo Digital em Redes SociaisPublication . Pinto, Rômulo César Gonçalves; Filgueiras, Ernesto VilarEste é um estudo exploratório sobre processos de apropriação tecnológica dos novos media por um público jovem, ainda em seus primeiros contatos com artefactos, tecnologias e redes sociais digitais. Os dados empíricos foram coletados durante uma atividade de campo realizada ainda em 2019 com 289 jovens de idade entre 11 e 17 anos nos municípios do Fundão e de Gouveia, região centro de Portugal Continental. A análise foi desenvolvida a partir de três experimentos: entrevistas dirigidas, imersão participante e inquéritos em que foi examinado o comportamento de variáveis qualitativas (género, concelho, escola, dispositivo técnico, plataformas, frequência de uso, intensidade de gosto e importância dos influenciadores), em 4 dimensões analíticas (conteúdos, propósito de uso, influenciadores e modo de acesso). A intenção foi identificar nesse público os padrões de comportamento e hábitos de uso associados às esferas de produção e de consumo de conteúdo digital e assim verificar processos de apropriação e modelagem social da tecnologia. O mapeamento realizado identificou um modelo de apropriação tecnológica baseado na interação de três elementos com o público investigado: forças do entorno, objeto técnico e seu meio associado. O modelo encontrado encontra respaldo teórico no modo de existência dos objetos técnicos de Gilbert Simondon e na modelagem social da tecnologia proposta por autores como Lievrouw e Livingstone entre outros.