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- Conhecimento e Competências de Liderança como Elemento Diferenciador na Carreira dos Treinadores de FutebolPublication . Neto, Lourival Vianna da Silva; Miragaia, Dina Alexandra Marques; Godoy, Sergio José IbáñezA liderança tem sido apontada como um fator determinante para melhorar o desempenho das equipas e organizações. Face ao exposto, o presente estudo visa analisar o conhecimento e competências de liderança como elemento diferenciador na carreira dos treinadores de futebol. Num primeiro momento foi realizada uma revisão sistemática da literatura com a finalidade de identificar a investigação desenvolvida nas últimas décadas, em torno do tema da liderança no futebol, procurando identificar em que tipo de stakeholders (internos e/ou externos) esta temática foi investigada. Também foi importante indicar as abordagens que têm sido utilizadas no estudo da liderança (clusters temáticos), bem como as sugestões para futuras investigações sobre o tema. Através de uma análise de conteúdo, foram distinguidos quatro clusters: Comportamento, Desempenho, Estilo e Formação. Os resultados sugerem que o tema da liderança no futebol deveria ser mais desenvolvido no cluster da Formação, particularmente entre os treinadores. Foi possível apurar que a componente de formação tem vindo a receber destaque neste contexto desportivo, devido à sua importância no desenvolvimento e intervenção dos treinadores. Neste sentido, analisar o impacto da formação obtida por via da formação oficial de treinadores de futebol, particularmente em relação ao conhecimento e competências de liderança adquiridos pelos respetivos treinadores, é um dos pontos chave desta investigação. Deste modo, com o objetivo de analisar o impacto da formação obtida por via da formação oficial de treinadores de futebol, no conhecimento e competências de liderança dos respetivos treinadores, foi utilizado um questionário com 32 itens divididos em 4 dimensões (competências de gestão/supervisão, liderança organizacional, domínio pessoal, e gestão de recursos), e utilizado um modelo de equações estruturais através do método estatístico utilizado em análise de dados (SEM-PLS) para a validação das hipóteses. A amostra incluiu 211 treinadores de futebol portugueses, habilitados para o desempenho desta atividade, independente do nível. Foi possível apurar que reconhecem que existe uma necessidade de formação mais aprofundada no âmbito da liderança, mostrando a sua consciência sobre a importância para o desenvolvimento profissional e contínuo sobre este tema. Adicionalmente, ficou evidenciado que a inteligência emocional é uma das competências necessárias e fundamentais para um desempenho de excelência e para a qual deverá existir um reforço formativo. Deste modo, foi analisado se a idade e a experiência dos treinadores de futebol têm impacto na autoperceção da sua inteligência emocional, bem como analisado o impacto que esta tem nas suas competências de liderança. Para este efeito, foi utilizado um questionário composto por um total de 30 itens divididos em 4 fatores (bem-estar, autocontrolo, emocionalidade e sociabilidade). Os resultados obtidos indicam que a idade apresenta impactos estatisticamente significativos na inteligência emocional, particularmente nas dimensões bem-estar, emocionalidade e sociabilidade, porém não foi encontrado impacto significativo no fator autocontrolo. Estes resultados demonstram que os processos de recrutamento de treinadores para os diversos escalões competitivos ou de formação, deve ter este elemento em consideração. Neste sentido, foi verificado que um dos intervenientes diretos neste processo de desenvolvimento de conhecimentos e competências dos treinadores, são os formadores que fazem parte do contexto de formação oficial. Deste modo, a necessidade de se compreender a perceção dos formadores UEFA sobre a relevância e o papel do conhecimento e das competências de liderança no futebol é fundamental para melhorar a qualidade do desenvolvimento de treinadores. Para esta análise, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com entrevistas realizadas a 11 formadores dos cursos oficiais de futebol de Portugal, responsáveis pela lecionação do tópico liderança incluído da estrutura curricular da disciplina de Psicologia Aplicada ao Futebol. Os dados foram analisados através do software NVivo, onde foram observadas três dimensões da liderança: conhecimento, formação e competências. Os resultados destacaram a necessidade de os treinadores desenvolverem habilidades de comunicação eficazes, capacidade de tomada de decisão sob pressão e habilidades interpessoais para liderar equipas de futebol de forma eficiente. Sugerem ainda que existem diversas lacunas a serem preenchidas, sendo que uma delas é a falta de conhecimento teórico por parte dos treinadores. Face ao exposto, o presente trabalho de investigação contribui para reforçar importância de se integrarem skills de liderança nos processos formativos, sejam eles direcionados para os treinadores, atletas ou dirigentes. Para além disso, o estudo indica a necessidade de uma reflexão sobre o conteúdo e estrutura pedagógica do processo formativo dos cursos oficiais de treinadores de futebol, numa perspetiva holística. Neste sentido, este estudo sugere ainda a necessidade de formação nas chamadas capacidades emocionais dos treinadores, nomeadamente por estarem diretamente ligados à formação de crianças e jovens. É também importante destacar que as organizações responsáveis pela formação de treinadores, podem utilizar estas informações para reavaliar e atualizar seus currículos, com o objetivo de garantir que os treinadores recebem uma formação adequada, em relação ao tema da liderança.
- Futebol e Política – Uma abordagem ao distrito de Castelo BrancoPublication . Gaspar, Joaquim Duarte; Costa, Bruno Daniel Ferreira daA relação entre o desporto e a política é um dos temas mais complexos de análise do ponto de vista do funcionamento da sociedade, tanto pela “paixão” associada ao mundo do desporto, como pelos meandros associados ao mundo da política. No quadro da análise da vida democrática portuguesa verificamos que diversos atores políticos exerceram, previamente, funções de análise e comentário desportivo, sendo esse um caminho para assegurar a visibilidade mediática determinante para ascender a cargos políticos. O futebol/futsal é um desporto que desperta paixões, fidelizações, disputas mais ou menos acaloradas, exacerbações por vezes inexplicáveis, movimentando milhares de milhões de euros. A fidelização a um clube de futebol/futsal é para toda a vida, sendo que se regista o acompanhamento do desporto por milhões de pessoas, o que faz com que o futebol/futsal ocupe um lugar central na sociedade. No quadro da presente investigação, pretende-se analisar a relação entre os eleitos locais nas eleições autárquicas de 2017 (ao nível do município) e o exercício deste tipo de comentário desportivo ou exercício de funções em instituições desportivas do distrito. Através da abordagem descritiva e tendo em consideração a análise da relação entre o exercício da atividade política no mandato 2017-2021, não se confirma uma presença simultânea de atores nestes dois domínios.
- Cidade Pós PandêmicaPublication . Ribeiro, Livia Polycarpo Camargo; Beato, Cláudia Sofia Sao Marcos MirandaDurante a história das cidades, seu desenho já foi causa e consequência de epidemias e pandemias, como nos casos da Peste Negra (Séc. XIV-XVIII), Cólera (a partir de 1855) e Gripe Espanhola (1918-1919). Causando preocupações de saúde pública e impulsionando mudanças no desenho e vivência das cidades. Certas vezes, levando a soluções sanitaristas que acabaram por agravar situações de desigualdades urbanas que reverberam nas cidades contemporâneas. Com a COVID-19, doença reportada pela primeira vez em dezembro de 2019 e caracterizada pela OMS como pandemia em março de 2020, ressurgiram preocupações de saúde pública em todo mundo. Foram evidenciados uma série de problemas no contexto urbano que afetam a qualidade de vida nas cidades. E muitas alterações, mesmo que momentâneas, foram realizadas na arquitetura e no desenho urbano. Surge então a questão de como a arquitetura e o urbanismo podem contribuir para uma vida mais saudável e de maior qualidade em geral de sua população, sem causar os mesmos danos do passado. Assim, a pandemia serviu de alerta para necessidade do desenho de cidades mais resilientes, sustentáveis e saudáveis. Para que no futuro, novos surtos de doenças contagiosas ou desastres naturais, já previstos, não resultem em choques tão devastadores.
- Design, Construction, and Testing of a Gasoline Valveless Pulsejet EnginePublication . Santos, Ana Teresa Rodrigues de Almeida; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaInterest in pulsejet engines has been reignited, especially with the growth of new technologies in the aeronautical industry. This type of propulsion was extensively used during World War II; however, its application in civilian aviation was discarded due to high noise levels and excessive vibrations. Nonetheless, owing to its simple and lightweight design, it has propelled the implementation of pulsejet engines in the Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) market. The complex nature of the processes involved in this jet engine makes the analysis fragmented, demanding a deeper understanding of its operation. Thus, to contribute to the demystification of this type of propulsion, a practical study was conducted at the Department of Aerospace Sciences at UBI on a valveless Chinese-type pulsejet. The present dissertation investigated the behaviour of a valveless pulsejet when fueled by liquid and gaseous fuel, allowing for comparison in both scenarios. One test was conducted using propane, and three tests were carried out using gasoline, varying the mass flow rate. This research also involved designing and constructing an injection system capable of atomizing the liquid fuel. However, the engine operating with gasoline was less efficient than when operated with propane. The TSFC values for gasoline exceeded 1 kg/N.h, while for the propane test, the fuel consumption rate to achieve the measured thrust was only 0.574 kg/N.h. During each test, data regarding thrust force, intake temperature, exhaust temperature, and operational frequency were recorded. All parameters in the gasoline tests decreased due to the specific characteristics of gasoline, particularly the burning speed, but mostly due to the injection pressure. The liquid fuel burner required more pressure to break the gasoline into smaller particles to improve the interaction between the fuel and the air. Nonetheless, the self-sustaining effect was achieved with both the propane and gasolineoperated engines, although unstable combustion was observed in the latter.
- Alfabetização midiática-política e fortalecimento democrático: Proposta de plano de aulas para o ensino superiorPublication . Alves, Nadine Silva; Gonçalves, Gisela Marques PereiraA presença das redes sociais no cotidiano das pessoas tornou-se algo comum, sendo assim, buscou-se investigar como a educação midiática é importante para contribuir na construção de uma sociedade crítica para os conteúdos que circulam no online. Este trabalho propõe-se a analisar o que vem sendo desenvolvido na área da alfabetização midiática, mas para além disso, propor um plano de aula sobre alfabetização políticomidiática, para ser incluído como unidade curricular em universidades públicas e privadas do Brasil e de Portugal. Foi traçado um levantamento bibliográfico da relevância da educação midiática na sociedade, o uso dela para diminuir e até mesmo erradicar a proliferação da desinformação dentro das redes sociais. Desenvolveu-se um estudo de como a internet, em específico, as redes sociais, têm moldado a sociedade e sua forma de consumir conteúdo e, como a política, em questão a democracia, tem se relacionado com as novas mídias. No último capítulo propõem-se então o plano, no qual une mídia e política como um passo importante a ser dado enquanto política pública. Chega-se à conclusão que não é possível dissociar a mídia da política, já que hoje em dia, além da elite política que utiliza as redes sociais para se comunicar, os usuários fazem desse espaço também um local de participação.