Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Alfabetização midiática-política e fortalecimento democrático: Proposta de plano de aulas para o ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10323_25207.pdf1.16 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presença das redes sociais no cotidiano das pessoas tornou-se algo comum, sendo assim, buscou-se investigar como a educação midiática é importante para contribuir na construção de uma sociedade crítica para os conteúdos que circulam no online. Este trabalho propõe-se a analisar o que vem sendo desenvolvido na área da alfabetização midiática, mas para além disso, propor um plano de aula sobre alfabetização políticomidiática, para ser incluído como unidade curricular em universidades públicas e privadas do Brasil e de Portugal. Foi traçado um levantamento bibliográfico da relevância da educação midiática na sociedade, o uso dela para diminuir e até mesmo erradicar a proliferação da desinformação dentro das redes sociais. Desenvolveu-se um estudo de como a internet, em específico, as redes sociais, têm moldado a sociedade e sua forma de consumir conteúdo e, como a política, em questão a democracia, tem se relacionado com as novas mídias. No último capítulo propõem-se então o plano, no qual une mídia e política como um passo importante a ser dado enquanto política pública. Chega-se à conclusão que não é possível dissociar a mídia da política, já que hoje em dia, além da elite política que utiliza as redes sociais para se comunicar, os usuários fazem desse espaço também um local de participação.
The presence of social networks in people's daily lives has become common, therefore, we sought to investigate how media education is important to contribute to the construction of a critical society for the content that circulates online. This work proposes to analyze what has been developed in media literacy, but in addition, to propose a lesson plan on political-media literacy, to be included as a curricular unit in public and private universities in Brazil and Portugal. A bibliographic survey was drawn up of the relevance of media education in society, its use to reduce and even eradicate the proliferation of misinformation within social networks. A study was carried out on how the internet, specifically social networks, have shaped society and its way of consuming content and how politics, in particular democracy, has been related to new media. In the last chapter, the plan is proposed, in which it unites media and politics as an important step to be taken as public policy. We conclude that it is not possible to dissociate media from politics, since nowadays, in addition to the political elite who use social networks to communicate, users also make this space a place of participation.

Description

Keywords

Alfabetização Político-Midiática Educação Internet Política Redes Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue