Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Algoritmo Multiswarm Spiral Leader Particle Swarm Optimization para a estimação dos parâmetros PVPublication . Silva, Pedro Nuno Carriço; Calado, Maria do Rosário Alves; Pombo, José Álvaro NunesO interesse em explorar a energia fotovoltaica tem crescido muito nos últimos anos. Tal deve - se ao facto de ser um tipo de energia renovável muito disponível (visto que provém do sol) e com um grande potencial de expansão e desenvolvimento. Nesse sentido, é essencial o desenvolvimento de métodos que permitam prever e analisar o comportamento dos sistemas fotovoltaicos, i.e., métodos que estimem com precisão os parâmetros dos módulos PV, sob quaisquer condições de operação. O objetivo principal desta dissertação é descrever com exatidão a modelação de sistemas fotovoltaicos. Primeiramente é feita uma apresentação sobre os tipos de tecnologias fotovoltaicas existentes atualmente e também sobre o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos em geral. Seguidamente são apresentados os vários modelos matemáticos que permitem caracterizar esses sistemas fotovoltaicos bem como os vários métodos utilizados para estimar os respetivos parâmetros. Essa estimação é feita a partir da informação disponibilizada pelos fabricantes ou através de dados medidos experimentalmente. Por conseguinte, é aqui proposto um novo método denominado de Multiswarm Spiral Leader Particle Swarm Optimization (M-SLPSO), com base no PSO, para resolver o problema da estimação dos parâmetros dos sistemas PV. Este método utiliza vários swarms com diferentes mecanismos de procura e cada swarm é guiado por um líder com uma trajetória em espiral diferente. De acordo com o desempenho dos swarms, estes podem trocar de mecanismos de procura entre si e os agentes podem migrar entre swarms, possibilitando assim um bom balanço entre os mecanismos de intensificação e de diversificação. Este método mantém uma boa diversidade nas trajetórias de exploração enquanto constrói novas soluções ao longo do processo de procura, mitigando a estagnação da população e a convergência prematura. Para além disso, consegue explorar o espaço de procura multidimensional em diferentes regiões simultaneamente e consegue adaptar-se aos vários problemas de otimização. Finalmente, é feita uma análise e discussão dos resultados obtidos pelo método na resolução de funções de benchmark e na estimação dos parâmetros fotovoltaicos. Esses resultados são comparados com os resultados obtidos por vários algoritmos metaheurísticos de última geração e mostram que o método proposto apresenta um desempenho muito competitivo, encontrando soluções muito precisas e fiáveis.
- Dispensador Modular Inteligente para Administração MedicamentosaPublication . Sousa, Ana Rita Nunes de; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraCom o passar dos anos, a esperança média de vida tende a aumentar, o que se traduz, inevitavelmente, num incremento do envelhecimento da população. Algumas consequências deste processo são a diminuição ou perda de capacidades cognitivas e motoras, refletindo-se diretamente na qualidade de vida e na autonomia das pessoas, comprometendo, muitas vezes, o cumprimento do seu plano terapêutico medicamentoso. Cada vez mais, os medicamentos são introduzidos na vida do ser humano com o intuito de melhorar a sua qualidade de vida. Os idosos e os portadores de demências carecem de uma especial atenção, atendendo a que estão mais suscetíveis ao aparecimento de diversas patologias, sendo necessário, muitas vezes, uma terapêutica medicamentosa complexa, difícil de cumprir de forma autónoma. É então necessário o desenvolvimento de dispositivos e/ou sistemas inteligentes que auxiliem estas pessoas na gestão e cumprimento rigoroso do seu plano terapêutico medicamentoso. Assim, nesta dissertação de mestrado, é apresentado um dispositivo cujo intuito é auxiliar na gestão e no cumprimento do plano terapêutico medicamentoso, permitindo combater, por exemplo, situações de sobredosagem, interações medicamentosas e até mesmo esquecimento, derivadas, sobretudo, da falta de recordação de instruções, doses e horários. Apesar de existirem no mercado variados tipos de dispensadores de medicamentos, o dispositivo aqui apresentado inclui um conjunto de características inovadoras que, pelo facto de se apresentarem em simultâneo, tornam esta solução distinta face às restantes existentes no mercado. Trata-se de um dispensador de medicamentos, pequeno e portátil, capaz de se adaptar às necessidades medicamentosas do indivíduo face às suas características modulares. Apresenta também alertas sonoros e luminosos de forma a facilitar a sua utilização e interpretação. Este dispositivo é principalmente utilizado para comprimidos de diversas formas e tamanhos, mas também possui um módulo adaptador capaz de albergar medicação líquida ou em pó. Este possuirá uma plataforma que possibilita a gestão das tomas medicamentosas bem como uma melhor comunicação entre médico-paciente-farmacêutico. É de fulcral importância desenvolver um dispositivo simples e fácil de manusear, e que apresente um custo reduzido de modo a poder estar acessível a qualquer classe social. O dispositivo desenvolvido visa contribuir para a adesão à terapêutica e, consequentemente, melhorar um conjunto de fatores dependentes desta, como, o aumento da qualidade de vida e de saúde dos pacientes, promovendo uma redução de consultas de acompanhamento e de até mesmo internamentos, conduzindo à redução de custos do sistema de saúde e à melhoria da gestão dos processos associados aos cuidados de saúde.
- Narrativa Transmidiática no Jornalismo DiárioPublication . Nogueira, Manoela Martins; Canavilhas, João Manuel MessiasA sociedade vive um momento marcado pelos avanços tecnológicos que reconfiguram a maneira como esta se organiza, se relaciona, consome conteúdos e se informa. O termo Cultura da Convergência, cunhado por Jenkins (2009a) remete a estas transformações e atenta para a necessidade da adaptação para um público cada vez mais exigente, que não é mais um mero receptor, mas, também, produtor de conteúdos, o qual Toffler (1980) define como prosumidor. Neste cenário de mudanças e adaptações da mídia é que emerge o conceito de Narrativa Transmidiática, trazendo como um dos seus principais princípios a distribuição de conteúdos em diferentes plataformas, a busca pela a ampliação de conteúdos a partir as potencialidades de cada meio e o seu consumo individual, de maneira que cada mídia possa ser acessada de forma independente, mas que na sua totalidade seja complementada. Partindo deste cenário, percebe-se que o Jornalismo também invoca transformações na sua forma de noticiar, assim, a associação da Narrativa Transmidiática para este campo se apresenta como uma resposta a esta necessidade. Nesse sentido, a presente pesquisa busca identificar como os telejornais Record News e Jornal Nacional utilizam recursos transmidiáticos na sua produção de conteúdos jornalísticos, para isso, optou-se por recorrer a uma análise de conteúdo dentro da amostra definida utilizando as categorias de interatividade, hipertextualidade, multimídia integrada e contextualização. Durante a pré-análise do corpus verificou-se um material com potencial transmídia, o qual apresentava todas as categorias analisadas. Portanto, realizou-se um estudo de caso neste conteúdo na busca por inferências a respeito da prática transmidiática no telejornalismo diário. A partir do suporte teórico e das inferências realizadas no corpus desta pesquisa, não se identificou a prática transmidiática no telejornalismo praticado pelo Jornal da Record News e Jornal Nacional. Contudo, destacou-se o potencial deste tipo de narrativa para o jornalismo diário.