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- A Cobertura Mediática e a Gestão de Crise: Estudo do caso dos óbitos dos recém-nascidos no Hospital Dr. Baptista de SousaPublication . Sousa, Eliane Rocha; Camilo, Eduardo José MarcosEsta dissertação busca responder a questão “Em que medida os media foram fundamentais para influenciar a gestão da crise e as decisões comunicativas das autoridades envolvidas?”, analisando a cobertura mediática e a gestão da crise associada aos óbitos ocorridos em maio de 2023 no Hospital Dr. Baptista de Sousa, em Cabo Verde. Para isso, recorreu-se a uma metodologia mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, com recurso à análise de conteúdo e à análise do discurso, aplicadas tanto aos artigos publicados pelos media como às comunicações oficiais das autoridades envolvidas. Os resultados revelam uma cobertura mediática, na sua maioria, neutra e assente na reprodução de declarações institucionais, com escassa investigação própria. Por sua vez, a gestão da crise pelas autoridades recorreu sobretudo a estratégias de diminuição, contrariando as recomendações teóricas para contextos com antecedentes negativos. A ausência de medidas corretivas claras e de uma comunicação transparente comprometeu a eficácia da gestão da crise, fragilizando a confiança pública nos resultados do inquérito apresentado. Este estudo contribui para o aprofundamento do conhecimento sobre a comunicação de crise em contextos de saúde pública em Cabo Verde e, na sua conclusão, apresenta propostas concretas que visam fortalecer a qualidade das modalidades de gestão da comunicação de crise das instituições em futuras ocorrências.
- Planeamento Estratégico de Relações-Públicas Online: a oportunidade de posicionamento do movimento pela saúde feminina “Por Ela”Publication . Dionízio, Maria Inês Vicente Rijo; Sá, Sónia Manuela Martins deNo âmbito da obtenção do grau de Mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações-Públicas (RP), pela Faculdade de Artes e Letras, da Universidade da Beira Interior (UBI), o presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pela estudante, na agência de comunicação Creative Minds, assim como, através da revisão bibliográfica, abordar o papel fundamental das Relações-Públicas, enquanto área e profissão, com foco no ambiente online, na diversidade e na representatividade feminina. A metodologia adotada baseou-se no modelo The Nine Steps of Strategic Public Relations, de Ronald D. Smith (2017). Propôs-se o alargamento do posicionamento estratégico do Movimento Por Ela, na luta pela igualdade de género no acesso à saúde. O modelo orientou a pesquisa, definição de objetivos, estratégias, táticas, cronograma e orçamento. Foram aplicadas técnicas de análise documental, revisão da literatura e planeamento estratégico. O resultado culmina num plano estratégico de RP estruturado e fundamentado para o Movimento Por Ela, com a finalidade de reforçar o compromisso do mesmo com a diversidade e inclusão de todas as mulheres.
- A comunicação de saúde nutricional no Instagram: análise de publicações de nutricionistas portuguesesPublication . Rijo, Manuel Pedro Pereira Neves; Baptista, Raphael MarquesA comunicação desempenha um papel essencial na promoção da saúde e na prevenção da doença, sendo as redes sociais online cada vez mais utilizadas como meios estratégicos para a disseminação de mensagens sobre saúde. A presente dissertação tem como objetivo caracterizar a mensagem de saúde nutricional partilhada na rede social online Instagram por três influenciadoras digitais nutricionistas portuguesas, bem como explorar o seu potencial retórico na promoção da literacia em saúde. A investigação assenta no método misto, de natureza dedutiva e desenho transversal, recorrendo às seguintes técnicas: análise de conteúdo e análise retórica. A ancoragem epistemológica baseia-se no funcionalismo e no interpretativismo e a ancoragem teórica integra a teoria da retórica, o modelo do encoding/decoding e a teoria do enquadramento. Os resultados evidenciam a predominância dos objetivos da comunicação de saúde de incutir conhecimentos, trocar informações e informar, bem como a frequência de estratégias como o enquadramento positivo e a narrativa, com associações estatisticamente significativas entre as macroestratégias da mensagem de comunicação de saúde e o formato do conteúdo. O ethos destacou-se como o apelo retórico dominante, reforçando a credibilidade dos nutricionistas enquanto profissionais de saúde. Concluiu-se que a rede social online Instagram constitui uma ferramenta eficaz de comunicação estratégica em saúde nutricional, contribuindo para o desenvolvimento da literacia e promoção da saúde, embora subsistam oportunidades para aprofundar práticas pedagógicas e persuasivas identificadas na revisão da literatura.
- Estratégia de Melhoria Contínua no Setor Automóvel: Um Estudo Prático na SODECIAPublication . Almeida, Mariana Rebelo de; Pardalejo, João Paulo de Almeida; Silva, Gerardo José Osório daNum contexto industrial cada vez mais competitivo e dinâmico, as organizações são desafiadas em melhorar continuamente os processos produtivos, reduzindo os desperdícios e aumentando a eficiência. Este trabalho de dissertação surge no âmbito dum estágio curricular realizado na SODECIA Safety & Mobility – SSM Guarda, S.A, e centra-se na aplicação dos princípios da filosofia Kaizen como ferramenta de melhoria contínua, com foco no processo de inspeção de qualidade dum componente metálico técnico utilizado no setor automóvel. Através da observação direta no terreno e da aplicação do ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA), foi possível identificar ineficiências na linha de produção e propor uma solução prática baseada na automatização parcial da inspeção, através dum sistema de visão artificial. A implementação da solução inclui ainda a reorganização do posto de trabalho segundo os princípios Lean, a eliminação de desperdícios, e melhoria da ergonomia do posto de trabalho. Os resultados obtidos demonstram melhorias significativas ao nível da produtividade, qualidade e utilização de recursos humanos, reforçando a importância da melhoria contínua como pilar estratégico para a competitividade industrial. O trabalho contribui também para a consolidação de uma cultura organizacional orientada para a eficiência, o envolvimento dos trabalhadores e a inovação prática.
- Ressignificação, Exaltação e Representatividade Cabocla: A cultura cabocla amazonense nas toadas dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso do Festival Folclórico de ParintinsPublication . Ferraz, Jairo de Souza; Moura, Catarina Isabel Grácio deCentrando-se na figura do caboclo, esta dissertação apresenta a miscigenação como condição de riqueza cultural. Habitante típico do Brasil, o caboclo ilustra a miscelânea cultural brasileira, sendo resultado do cruzamento entre europeus e população indígena nativa da região da floresta Amazônica, e vivendo entre esses dois mundos até aos nossos dias. Como base metodológica desta pesquisa conceitual e exploratória constará a construção e clarificação da cultura cabocla a partir de seu indivíduo, o caboclo, recorrendo a uma abordagem interdisciplinar que atravessa áreas como a Antropologia, a Sociologia e a História. A cultura cabocla é ilustrada com recurso ao trabalho de artesãos, compositores e poetas, focando-se em particular o modo como a sua representação é feita através das toadas (canções musicais) dos Bois-bumbás Garantido e Caprichoso, agremiações estas concorrentes no Festival Folclórico de Parintins, realizado na Região Norte do Brasil.
- Escola Inclusiva: Operacionalização e desafios na perspetiva dos professores de Educação FísicaPublication . Silva, David Manuel Cardoso; Miragaia, Dina Alexandra Marques; O'Hara, Kelly de Lemos SerranoO presente documento, elaborado no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico do 2. ° ciclo de estudos, visa a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. Este estágio decorreu na Escola Secundária Manso de Albuquerque, no ano letivo 2024/ 2025. O seguinte Relatório de Estágio está dividido em dois capítulos que descrevem as aprendizagens e experiências vividas ao longo de um ano letivo. O primeiro capítulo, "Intervenção Pedagógica", descreve o percurso desenvolvido no contexto da escola, incluindo a prática letiva, a colaboração com o desporto escolar, o apoio prestado à direção de turma, a participação nas dinâmicas escolares e o envolvimento ativo na vida da comunidade educativa. O segundo, "Investigação e Inovação Pedagógica", apresenta um trabalho de investigação centrado na temática da inclusão de alunos com necessidades educativas na disciplina de Educação Física. Este estudo procurou compreender as perceções, práticas, desafios e impactos vivenciados pelos professores no contexto da inclusão. As conclusões permitiram identificar fatores facilitadores e barreiras que influenciam a implementação de uma Educação Física verdadeiramente inclusiva
- O Impacto da Qualidade do Sono no Desempenho Escolar e na Aptidão Física de Alunos do Ensino SecundárioPublication . Moura, Beatriz Catarino; Sousa, António Carlos BettencourtO presente documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico, inserida no 2º Ciclo de Estudos de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade da Beira Interior. Este percurso foi realizado na Escola Secundária Nuno Álvares, pertencente ao Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em Castelo Branco. O Relatório de Estágio contempla duas partes, a primeira conta com a descrição detalhada e análise de todo o ano letivo, desde o planeamento, à lecionação, auxílio no Desporto Escolar e Direção de Turma. A segunda parte, refere-se ao Projeto de Investigação, onde foi alvo de estudo o impacto da qualidade do sono no desempenho escolar e aptidão física de alunos do Ensino Secundário.
- Influência do Desporto Escolar no desenvolvimento da aptidão física infanto-juvenilPublication . Pais, Renato Filipe da Cunha; Alves, Ana Sofia RuivoO presente relatório de estágio pedagógico descreve e analisa a intervenção desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Básica de São Domingos ao longo do ano letivo 2024/2025. A prática docente decorreu em turmas do 2º e 3º ciclos, bem como secundário, com registo de experiências de lecionação em autonomia e acompanhamento de atividades extracurriculares no Desporto Escolar. Paralelamente, foi desenvolvido um projeto de investigação com o objetivo de analisar a influência do Desporto Escolar no desenvolvimento da aptidão física infantojuvenil, através da aplicação da bateria de testes FitEscola a dois grupos distintos. Os resultados evidenciam melhorias mais significativas nos alunos participantes em atividades do Desporto Escolar em relação aos alunos que apenas participam na aula de Educação Física, reforçando a importância do mesmo como complemento educativo. Este relatório assume-se como uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica, o desenvolvimento profissional e o impacto da intervenção no contexto escolar.
- Avaliação da Aptidão Física dos Alunos do Ensino SecundárioPublication . Lourenço, Patrícia Martins; Sousa, António Carlos BettencourtO presente relatório de estágio pedagógico foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Beira Interior, e descreve o meu percurso formativo e profissionalizante ao longo do ano letivo 2024/2025. O estágio decorreu na Escola Secundária Nuno Álvares, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco, envolvendo a intervenção direta em turmas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, bem como a participação ativa em projetos de Desporto Escolar e atividades da comunidade educativa. A componente letiva centrou-se no planeamento, lecionação e avaliação de aulas de Educação Física, com enfoque na promoção de aprendizagens significativas, inclusivas e ajustadas às necessidades dos alunos. Paralelamente, foram dinamizadas atividades no âmbito da direção de turma, eventos escolares e ações interdisciplinares. A avaliação da aptidão física dos alunos foi também objeto de estudo, recorrendo a instrumentos do programa FITescola®, contribuindo para a reflexão sobre os níveis de condição física dos jovens e a importância da promoção de estilos de vida ativos e saudáveis. Este estágio revelou-se essencial para a consolidação de competências pedagógicas, profissionais e pessoais, promovendo o desenvolvimento de uma prática docente reflexiva, crítica e ética, alinhada com os princípios de uma escola inclusiva e promotora de cidadania.
- Influência de um Programa de Exercício Físico na Aptidão Física em Estudantes do Ensino SecundárioPublication . Vicente, Sandra Raquel Cabrito; Sousa, António Carlos BettencourtO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, reporta a experiência desenvolvida durante o ano letivo de 2024/2025 no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em Castelo Branco. O estágio pedagógico constituiu uma etapa central no meu percurso formativo, tendo proporcionado aprendizagens significativas e a aquisição de conhecimentos fundamentais para o exercício da futura atividade profissional enquanto professora de Educação Física. Esta experiência permitiu o desenvolvimento e consolidação de competências essenciais à prática pedagógica, com vista a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e adaptado às necessidades dos alunos. Ao longo do relatório, são apresentados elementos-chave que caracterizam um ambiente escolar de qualidade, destacando-se o papel crucial do professor na promoção do sucesso educativo e no desenvolvimento integral dos alunos. O primeiro capítulo apresenta uma descrição abrangente do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, incluindo as dificuldades enfrentadas, integrando a caracterização da escola e do grupo de Educação Física, a planificação letiva nos diferentes ciclos de ensino, as atividades extracurriculares promovidas, o envolvimento no Desporto Escolar, bem como reflexões e considerações finais. O segundo capítulo incide sobre a componente de investigação e inovação pedagógica, centrando-se na análise do impacto de um programa de exercício físico na aptidão física de estudantes do Ensino Secundário.
