Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Influência de um Programa de Exercício Físico na Aptidão Física em Estudantes do Ensino Secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
11349_29644.pdf8.51 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, reporta a experiência desenvolvida durante o ano letivo de 2024/2025 no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em Castelo Branco. O estágio pedagógico constituiu uma etapa central no meu percurso formativo, tendo proporcionado aprendizagens significativas e a aquisição de conhecimentos fundamentais para o exercício da futura atividade profissional enquanto professora de Educação Física. Esta experiência permitiu o desenvolvimento e consolidação de competências essenciais à prática pedagógica, com vista a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e adaptado às necessidades dos alunos. Ao longo do relatório, são apresentados elementos-chave que caracterizam um ambiente escolar de qualidade, destacando-se o papel crucial do professor na promoção do sucesso educativo e no desenvolvimento integral dos alunos. O primeiro capítulo apresenta uma descrição abrangente do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, incluindo as dificuldades enfrentadas, integrando a caracterização da escola e do grupo de Educação Física, a planificação letiva nos diferentes ciclos de ensino, as atividades extracurriculares promovidas, o envolvimento no Desporto Escolar, bem como reflexões e considerações finais. O segundo capítulo incide sobre a componente de investigação e inovação pedagógica, centrando-se na análise do impacto de um programa de exercício físico na aptidão física de estudantes do Ensino Secundário.
This internship report, prepared within the scope of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, presents the experience developed during the 2024/2025 academic year at the Nuno Álvares School Group, in Castelo Branco. The teaching internship was a central component of my training journey, providing meaningful learning experiences and the acquisition of essential knowledge for my future professional activity as a Physical Education teacher. This experience enabled the development and consolidation of key competencies for pedagogical practice, aiming to make the teaching-learning process more effective and better suited to students’ needs. Throughout the report, key elements that characterize a quality school environment are presented, with particular emphasis on the decisive role of the teacher in promoting educational success and the holistic development of students. The first chapter provides a comprehensive description of the work carried out throughout the school year, including the challenges faced, and covers the characterization of the school and the Physical Education department, the t eaching planning across different education levels, the extracurricular activities organized, involvement in School Sports, as well as final reflections and considerations. The second chapter focuses on the research and pedagogical innovation component, analyzing the impact of a physical exercise program on the physical fitness of Secondary Education students.

Description

Keywords

Aptidão Física Estágio Pedagógico Fit Escolas Força Resistência Treino

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue