Repository logo
 
Publication

Plano de comunicação integrada para o CEi – Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco

datacite.subject.fosCiências Sociais::Marketingpor
dc.contributor.advisorFarinha, Luís Manuel do Carmo
dc.contributor.authorMarques, Patrícia Alexandra Henriques
dc.date.accessioned2020-11-04T16:11:24Z
dc.date.available2020-11-04T16:11:24Z
dc.date.issued2019-10-31
dc.date.submitted2019-09-25
dc.description.abstractO território Centro apresenta inúmeras infraestruturas de empreendedorismo que partilham dos mesmos objetivos, sendo que apenas nas sub-regiões de Viseu Dão-Lafões, das Beiras e Serra da Estrela e da Beira Baixa, existem onze. Porém, o concelho de Castelo Branco, apresenta já um avantajado ecossistema de empreendedorismo que abrange várias vertentes, incluindo o empreendedorismo social, em contexto académico, empresarial, infantil e juvenil, agroalimentar e criativo. O CEi – Centro de Empresas Inovadoras é uma das instituições destas sub-regiões, que visa o apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento empresarial, com valências de incubação, fabricação e prototipagem, localizada na cidade de Castelo Branco, na região Centro. Esta visa ser uma entidade de referência ao nível do empreendedorismo na região anteriormente mencionada. Depois de um diagnóstico à região onde este se insere, concluiu-se que existe uma quebra acentuada do número de residentes, incluindo jovens, o que se traduz em menos potenciais empreendedores no futuro. Contudo, esta região apresenta um aumento no índice de escolaridade e de indivíduos com formação superior, bem como um cenário favorável relativo ao empreendedorismo. Já quanto ao diagnóstico do reconhecimento do CEi na região, concluiuse que não é uma entidade muito reconhecida quer a nível regional como nacional, e que apresenta uma comunicação muito abaixo do esperado para uma entidade deste calibre. Assim, este plano de comunicação visa comunicar a entidade, os seus objetivos, missão e visão, bem como o trabalho da entidade e das empresas já lá incubadas para aumentar o seu reconhecimento e capacidade de atrair novos empreendedores para as suas instalações. Este plano de comunicação pretende alcançar quatro públicos alvos distintos, incluindo residentes da região de Castelo Branco, alunos do ensino superior, empreendedores e personalidades ligadas ao empreendedorismo e inovação, e para tal planearam-se um conjunto de ações para cada público alvo, de forma a comunicar-lhes a verdadeira essência do CEi.por
dc.description.abstractThe Center Region has several entrepreneurship infrastructures that share the same objectives, and only in the sub-regions of Viseu Dão-Lafões, Beiras and Serra da Estrela and Beira Baixa, there are eleven. However, the municipality of Castelo Branco has an advantageous ecosystem of entrepreneurship that covers various aspects, including social, academic, business, youth, agrifood and creative entrepreneurship. CEi - Center for Innovative Companies is one of the institutions in these subregions, which aims to support entrepreneurship and business development, with incubation, manufacturing and prototyping skills, located in the city of Castelo Branco, in the Centro Region. It aims to be a reference for entrepreneurship in the region mentioned above. A diagnosis of the region where it operates concluded that there was a sharp drop in the number of residents, including young people, which translates into fewer potential entrepreneurs in the future. However, this region has had an increase in the level of education and higher education, as well as a favorable scenario for entrepreneurship. As for the diagnosis of CEi recognition in the region, was concluded that it is not a very recognized entity both regionally and nationally and that it has a lower level of communication of what was expected for an entity of this caliber. Thus, this communication plan aims to communicate the entity, its objectives, mission and vision, as well as the work of the entity and the companies already incubated there to increase its recognition and ability to attract new entrepreneurs to its facilities. This communication plan aims to reach four distinct target audiences, including residents of the Castelo Branco region, higher education students, entrepreneurs and entrepreneurship and innovation figures, and for this purpose a set of actions has been planned for each target audience to communicate to them the true essence of the CEi..eng
dc.identifier.tid202467457
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10502
dc.language.isoporpor
dc.subjectCei– Centro de Empresas Inovadoraspor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectIncubadora de Empresaspor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectPlano de Comunicaçãopor
dc.titlePlano de comunicação integrada para o CEi – Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Brancopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
7209_15564.pdf
Size:
1.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format