Repository logo
 
Publication

Factores de satisfação profissional dos técnicos de diagnóstico e terapêutica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Gestão de Unidades de Saúdept_PT
dc.contributor.advisorUssman, Ana Maria Pires Nabais
dc.contributor.authorPereira, Ana Catarina Martins
dc.date.accessioned2015-10-28T17:20:47Z
dc.date.available2015-10-28T17:20:47Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractDe acordo com Spector (1997) Satisfação Profissional pode ser definida como a medida que alguém gosta (satisfação) ou não gosta do seu trabalho (insatisfação). A Satisfação Profissional dos Técnicos de Diagnostico e Terapêutica revela-se uma área pouco estudada. A Satisfação Profissional tem o potencial de afectar um grande número de comportamentos na organização e contribuir para os níveis de bem-estar dos trabalhadores e no caso de profissionais de saúde melhorar a prestação de cuidados (George e Jones, 2004). O presente estudo visa determinar os factores de Satisfação Profissional nos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica. Para a recolha de dados foi utilizada uma escala, desenvolvida com base na revisão bibliográfica que avalia pela positiva e pela negativa as variáveis de Satisfação Profissional: Autonomia; Salário; Reconhecimento; Relacionamento com os colegas; Relacionamento com a Chefia; Rotina; Excesso de Trabalho; Responsabilidade; Progressão na Carreira; Experiência profissional; Equidade; Politicas e Procedimentos da Organização e a Natureza do trabalho. A amostra ficou constituída por 60 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica a exercer funções no Centro Hospitalar Cova da Beira. Por meio de testes estatísticos como a análise factorial e o teste não paramétrico de Mann- Whitney determinaram-se quatro factores relacionados com a Satisfação Profissional: 1) Relacionamento com a chefia; 2); Natureza do Trabalho 3) Ambiente organizacional 4) Responsabilidade; dois factores relacionados com a insatisfação profissional: 1) Excesso de trabalho; 2) Equidade; e um factor que afecta tanto a Satisfação Profissional como a insatisfação: Organização do trabalho (autonomia e reconhecimento). Com este estudo foi possível concluir que a maioria (60%) dos TDT em estudo se sente satisfeito com o seu trabalho. Aproximadamente 12% referem que não conseguem decidir, parecendo estar num estado que Herzberg (2003) intitula como ausência de satisfação, ou seja, não estão insatisfeitos com o trabalho mas também não se sentem satisfeitos e aproximadamente 28% dos técnicos sente-se insatisfeito com o seu trabalho.pt_PT
dc.description.abstractAccording to Spector (1997) job satisfaction can be simply defined as the extent that someone likes (satisfaction) or dislikes his job (satisfaction). Job satisfaction has the potential to affect a large number of behaviors in the organization and contribute to the levels of well-being of workers and in the case of health professionals to improve the delivery of healthcare (George e Jones, 2004). Job satisfaction of Diagnosis and Therapy Technicians reveals to be an area little studied. The present study aims to determine the factors of Job Satisfaction of Technical Diagnostics and Therapeutics. To collect data we used a scale, developed based in literature review that assesses the positive and negative variables of job satisfaction: Autonomy; Salary; Recognition; Relationships with coworkers; Relationship with supervisor; Routine; workload; Responsibility; Nature of Work; Experience; Fairness; Policies and Procedures of the Organization and Nature of work. The sample consisted by 60 Technical Diagnostics and Therapeutics who work at Cova da Beira Hospital Center. By using statistical tests such as factor analysis and the nonparametric Mann-Whitney test has been determined that there are four factors related to job satisfaction: 1) Relationship with supervisor, 2); 3 Nature of Work) Setting organizational 4) Responsability; two factors related to job dissatisfaction:1) Workload, 2) Justice; and a factor which affects both job satisfaction and dissatisfaction: Work organization (autonomy and recognition). For this study we could conclude that most (60%) of Technical Diagnostics and Therapeutics in study feels pleased with his work. Approximately 12% report they cannot decide, appearing to be in a state that Herzberg (2003) titles as no satisfaction i.e., they are not dissatisfied with the work but do not feel satisfied and approximately 28% of technicians feel dissatisfied with their work.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3867
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Beira Interior
dc.subjectSatisfação profissionalpt_PT
dc.subjectSatisfação profissional - Técnicos de diagnósticopt_PT
dc.subjectSatisfação profissional - Factores intervenientespt_PT
dc.subjectInsatisfação profissionalpt_PT
dc.titleFactores de satisfação profissional dos técnicos de diagnóstico e terapêuticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhã
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.name2º Ciclo em Gestão de Unidades de Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação Ana Catarina Pereira.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: