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Processos criativos Da moda ao figurino

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Abstract(s)

Esta dissertação tem como finalidade estudar o papel que o vestuário possui na sociedade e como este é representado através de uma obra literária. A obra em questão é Maribel e a estranha família (1959), do autor Miguel Mihura e representa uma determinada época da sociedade espanhola que não é muito notavel e que, até o dia de hoje conta com poucas adaptações visuais, o que torna a história do livro em particular pouco conhecida entre o público espanhol. Por tanto, pretende-se criar um projeto de figurinismo em que interpreta-se a caracterização das personagens, cores, materiais e silhuetas e recorre-se desta forma a uma análise posterior das competências apreendidas no Mestrado em Design de Moda. Para isso, realiza-se uma pequena síntese da segmentação da moda desde o nascimento do Haute Couture até a produção em massa atual e recorre-se a uma análise dos processos criativos que o design de moda e o design de figurinos têm. Além de desenvolver o projeto de figurino, o objetivo principal deste trabalho é relacionar os processos criativos apreendidos e aplicá-los para criar um projeto de figurinismo com o nível de qualidade próprio de uma obra profissional com a identificação e representação das personagens e momentos da época. Deste modo, a dissertação encontra-se dividida em duas partes. Uma de vertente teórica e outra de vertente experimental. Primeiramente é realizada uma revisão bibliográfica da moda e sociedade e uma pequena seção sobre a segmentação da moda, a revisão dos processos de criação de uma coleção de moda e o processo criativo de figurinos bem como uma síntese acerca do figurinismo nas produções audiovisuais. Através do trabalho experimental pretende-se demostrar o impacto que o vestuário tem na vida cotidiana e as tendências que este gera na sociedade, criando assim tendências atemporais e marcando gerações que ao longo da história se repetem ou servem de inspiração para o desenvolvimento da cultura de um povo. Além disso, o outro objetivo é mais pessoal mas tem a ver com a vontade da autora de desenvolver um projeto na área de figurinismo: criando a partir de uma obra literária os figurinos para uma produção teatral combinando nela as metodologias usadas no design de moda. As questões principais que se pretendem responder ao longo da dissertação são as seguintes: As competências adquiridas no mestrado em Design de Moda na Universidade da Beira Interior são adequadas para o desenvolvimento de um projeto de figurinismo? Porque é que se relaciona o design de moda com o figurinismo? Qual é o papel do figurinismo e sua utilização para a representação/divulgação de uma obra literária específica à sociedade? Assim, o objetivo principal desta dissertação é o seguinte: Compriender e realizar a aplicação dos conhecimentos adquiridos no âmbito do Mestrado em Design de Moda nos processos criativos de desenvolvimento de figurinismo recorrendo a metodologias projectuais aplicadas ao design de Moda no figurinismo com a representação da obra literária: Maribel e a estranha família (1959).
This dissertation aims to study the role that clothing has in society and how it is represented through a literary work. The work in question is Maribel and the strange family (1959), by the author Miguel Mihura and represents a certain period of Spanish society that is not very remarkable and that, until today, has only a few visual adaptations, which makes the main story of the book little known among the Spanish public. Therefore, it is intended to create a costume design project in which the characterization of characters, colors, materials and silhouettes is interpreted and, in this way, we resort to a later analysis of the skills learned in the Master in Fashion Design. For this, a small synthesis of the segmentation of fashion is carried out from the birth of Haute Couture to the current mass production and an analysis of the creative processes that fashion design and costume design use. In addition to developing the costume design, the main objective of this work is to relate the creative processes learned and apply them to create a costume design with the level of quality proper to a professional work with the identification and representation of the characters and moments of the time. Thus, the dissertation is divided into two parts. One theoretical and the other experimental. Firstly, a bibliographical review of fashion and society and a small section on fashion segmentation, a review of the processes of creating a fashion collection and the creative process of costumes, as well as a synthesis about costume design in audiovisual productions are carried out. Through experimental work it is intended to demonstrate the impact that clothing has on everyday life and the trends it generates in society, thus creating timeless trends and marking generations that throughout history are repeated or serve as inspiration for the development of the culture of a people. In addition, the other objective is more personal but has to do with the author's desire to develop a project in the costume design area: creating from a literary work the costumes for a theatrical production combining in her the methodologies used in fashion design. The main questions that are intended to be answered throughout the dissertation are the following: Are the skills acquired in the master's degree in Fashion Design at the University of Beira Interior adequate for the development of a costume design project? Why is fashion design related to costume design? What is the role of costume design and its use for the representation/dissemination of a literary work specific to society? Thus, the main objective of this dissertation is the following: Understand and apply the knowledge acquired in the context of the Master in Fashion Design in the creative processes of costume design development using project methodologies applied to Fashion design in costume design with the representation of the literary work: Maribel and the strange family (1959).

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Design de Moda Figurinismo Figurino Filmes Teatro

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