Repository logo
 
Publication

Programas de geometria dinâmica: novas metodologias de ensino-aprendizagem

dc.contributor.advisorCaiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
dc.contributor.advisorFidalgo, Ana Cristina Matos Lopes
dc.contributor.authorAlves, David Manuel Cascais
dc.date.accessioned2013-11-07T18:52:49Z
dc.date.available2013-11-07T18:52:49Z
dc.date.issued2012-06
dc.description.abstractUm dos objetivos da Geometria Descritiva é transpor a imagem espacial de um objeto, para uma representação bidimensional, no entanto, segundo alguns alunos, essa é a principal dificuldade de todo o processo. Transpor os objetos e a realidade, representando-os bi dimensionalmente, é uma barreira difícil de ultrapassar, existindo uma carência notória no método de ensino, que estimule no aluno a capacidade de raciocínio espacial, ou seja, a capacidade de transferir o conhecimento para o papel. Dificuldade essa, comum ao Desenho e Geometria Descritiva, pois são ambas formas de abstração codificadas e como tal sistemas simbólicos. Nesse sentido, e partindo de constatações e observações em contexto de sala de aula, de forma prática, pretende-se investigar reunindo informação suficiente para perceber se as metodologias tradicionais e as aplicações dinâmicas/interativas são um recurso didático positivo e até que ponto podem ajudar os alunos a melhorar a sua aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva, visando assim o seu sucesso futuro. Pretende-se perceber através da aplicação prática em contexto de sala de aula, se estes recursos didáticos poderão ser uma ferramenta de apoio ao aluno, não como uma calculadora que apresente resultados, mas como uma bússola que indique direções à formação de saberes, apoiando o aluno na visualização e compreensão dos objetos no espaço. No que respeita à estrutura, o presente relatório explora duas vertentes: primeira - “Investigação”, onde são aplicados na prática, métodos de ensino/aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva; segunda - a discrição das atividades e eventos, desenvolvidos na Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Oficina de Artes.por
dc.description.abstractOne goal of Geometry is to incorporate the spatial image of an object in to a twodimensional representation. However, according to some students, this is the main difficulty for the whole process. To transpose objects and reality and the two dimensions representing them, is a difficult barrier to overcome. There is a noticeable lack in teaching methods that encourage students in spatial reasoning ability; i.e. the ability to transfer knowledge to the role. This difficulty is common to Drawing and Descriptive Geometry, as both are forms of coded abstraction. Accordingly, findings and observations in the context of the classroom, in practice, which aim to gather enough information, are a positive help to teaching and can help students improve their learning in the discipline of Descriptive Geometry thus seeking therefore the future success of students. The main idea is to confirm if these educational resources can be a tool to support the student, not as a calculator that delivers results, but as a compass to indicate directions to the formation of knowledge, supporting the student in visualizing and understanding of objects in space. About the structure, this report explores two aspects: first - "Investigations", they apply in a practical way the methods of teaching/learning in the discipline of Descriptive Geometry; second, is described the activities and events, developed in Teaching Practice Supervised in the discipline of Arts Workshop.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1470
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectArtes visuais - Prática de ensino supervisionadapor
dc.subjectArtes visuais - Estágio pedagógicopor
dc.subjectArtes visuais - Geometria descritiva - Metodologias do ensinopor
dc.subjectArtes visuais - Oficina de artespor
dc.titleProgramas de geometria dinâmica: novas metodologias de ensino-aprendizagempor
dc.title.alternativePrática de ensino supervisionada, geometria descritiva A 10º ano, oficina de artes 12º ano,
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 30
No Thumbnail Available
Name:
Investigação - Relatório.pdf
Size:
2.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Tese
No Thumbnail Available
Name:
Anexo 1.pdf
Size:
328.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo 2.JPG
Size:
1.43 MB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Description:
Anexo 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo 3.JPG
Size:
1.43 MB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Description:
Anexo 3
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo 4.jpg
Size:
112.57 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Description:
Anexo 4
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: