Publication
Perspetivas dos Mestres em Ciências Farmacêuticas formados nos últimos 10 anos, sobre o Curriculum do curso em Portugal
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Ciências Farmacêuticas | por |
dc.contributor.advisor | Lourenço, Olga Maria Marques | |
dc.contributor.author | Roque, Catarina de Fátima Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2022-01-11T17:06:40Z | |
dc.date.available | 2022-01-11T17:06:40Z | |
dc.date.issued | 2021-10-07 | |
dc.date.submitted | 2021-07-15 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação encontra-se inserida na unidade curricular “Estágio” do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, no âmbito da qual realizei o estágio em farmácia comunitária, bem como um trabalho de investigação respeitante às perspetivas dos Mestres em Ciências Farmacêuticas formados nos últimos 10 anos, relativamente ao curso. O primeiro capítulo diz respeito à componente de investigação no âmbito do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Considerando a evolução da profissão farmacêutica, o curso deve acompanhar esta mudança, formando farmacêuticos capazes de desempenhar as suas funções com os olhos postos no futuro. Assim, faz sentido compreender as exigências do mercado de trabalho português e a capacidade de resposta das instituições de ensino, bem como a oferta formativa após o término do curso. Este estudo procura compreender as perspetivas dos Mestres formados em instituições de ensino portuguesas, com base nas respostas a um questionário. O trabalho obteve parecer positivo da Comissão de Ética da UBI em outubro de 2020 e o questionário foi divulgado no mês de novembro, através de plataformas digitais. Os dados obtidos através das respostas ao questionário foram codificados com recurso ao software informático Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 27 para o Windows. Aplicou-se uma estatística descritiva e a normalidade dos dados foi verificada utilizando o teste Kolmogorov-Smirnov (n>30) e o teste Shapiro-Wilk (n<30). No que diz respeito às comparações entre instituições de ensino usou-se o teste ANOVA unifatorial, caso se verificasse a distribuição normal ou o teste Kruskal-Wallis, no caso de distribuição não normal. O inquérito apresenta diversos domínios, nomeadamente o grau de exigência dos anos curriculares, a necessidade de aprofundar as diversas áreas de estudo, a tipologia de aulas lecionadas, as aulas práticas laboratoriais, as unidades curriculares opcionais e os estágios curriculares e não curriculares. Para além dos itens apresentados, o trabalho procurou entender a necessidade de obter mais formação após o término do curso, para a inserção plena em contexto laboral. Além do supracitado, analisou-se a variabilidade das respostas consoante a instituição de ensino. Tendo por base o ponto de vista dos inquiridos, pretendeuse refletir sobre os desafios futuros das Ciências Farmacêuticas. Após o tratamento de dados, concluiu-se que a tipologia de aula considerada mais relevante são as aulas práticas e o ponto classificado como mais negativo diz respeito ao mercado de trabalho, tendo sido esta perspetiva reiterada no decorrer do estudo. No que concerne ao estágio curricular, as classificações mais negativas relacionam-se com o acompanhamento e uniformidade entre instituições de ensino. Fica ainda refletido que, 67% dos Mestres inquiridos frequentaram estágios não curriculares ao longo do percurso académico. O estudo apresenta algumas limitações nomeadamente a impossibilidade de efetuar comparações relativamente à área de trabalho dos inquiridos e extrapolar os dados obtidos, bem como a não validação do questionário utilizado. O segundo capítulo é referente ao estágio em Farmácia Comunitária, realizado na Farmácia Ferrer, em Castelo Branco, entre 8 de fevereiro e 18 de junho de 2021. Este capítulo descreve o funcionamento da farmácia no back office e no atendimento ao utente. No decorrer do estágio, tive oportunidade de contribuir para os processos de gestão e receção de encomendas, armazenamento e gestão de recursos. No que diz respeito ao atendimento, a dispensa de medicamentos, produtos de saúde e dispositivos médicos acompanhados de um aconselhamento individualizado foram uma constante. Além disto, foi possível participar ativamente nos serviços farmacêuticos disponíveis na farmácia, como são exemplo a determinação de parâmetros bioquímicos, testes de deteção de infeções do trato urinário e a preparação individualizada de medicação. Além do supracitado, pude preparar dezenas de manipulados ao longo dos cinco meses de estágio. Esta experiência profissionalizante fica marcada pelo vírus SARS-CoV-2, tendo o principal desafio sido gerir um serviço de proximidade com todas as restrições inerentes à pandemia. Não obstante, este período contribuiu para o meu crescimento enquanto futura farmacêutica e sobretudo a nível pessoal. | por |
dc.description.abstract | This dissertation is part of the course unit "Internship" of the Integrated Master in Pharmaceutical Sciences, in which I did an internship in a community pharmacy, as well as an investigation work regarding the perspectives of the Masters in Pharmaceutical Sciences graduated in the last 10 years, concerning the course. The first chapter refers to the research component within the Integrated Master in Pharmaceutical Sciences. Considering the evolution of the pharmaceutical profession, the course must keep up with this change, training pharmacists capable of performing their functions with their eyes set on the future. Thus, it makes sense to understand the demands of the Portuguese labour market and the responsiveness of educational institutions, as well as the training offered after the end of the course. This study seeks to understand the perspectives of the pharmacists graduated from Portuguese educational institutions, based on the answers to a questionnaire. The study was approved by the Ethics Committee of the University of Beira Interior in October 2020 and the questionnaire was available in November, through digital platforms. Data obtained through the questionnaire responses were coded using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software, version 27 for Windows. Descriptive statistics were applied and data normality was checked using the Kolmogorov-Smirnov test (n>30) and the Shapiro-Wilk test (n<30). For comparisons between educational institutions, the one-way ANOVA test was used if the normal distribution was verified, and the Kruskal-Wallis test was used in the case of non-normal distribution. The survey presents several domains, namely: the level of demand of the curricular years, the need to deepen the various areas of study, the type of classes taught, practical laboratory classes, optional curricular units and curricular and non-curricular internships. In addition to the items presented, the work sought to understand the need to obtain more training after the end of the course, for full insertion in the labour context. In addition to the aforementioned, the variability of the answers according to the educational institution was analysed. Based on the survey respondents' point of view, we intended to reflect on the future challenges of Pharmaceutical Sciences. After data processing, we concluded that the type of class considered most relevant were practical classes and the most negative point was related to the labour market, which was reiterated throughout the study. About the curricular internship, the most negative classifications were related to monitoring and uniformity between educational institutions. It was also shown that 67% of the surveyed Masters attended non-curricular internships throughout their academic career. The study has some limitations, as the impossibility of making comparisons regarding the area of work of the respondents and extrapolating the data obtained, as well as the nonvalidation of the questionnaire used. The second chapter refers to the internship in community pharmacy, carried out at Farmácia Ferrer, in Castelo Branco, between 8th February and 18th June 2021. This chapter describes how the pharmacy works in the back office and customer service. During the internship, I had the opportunity to contribute to the processes of management and receipt of orders, storage and resource management. As far as customer service is concerned, the dispensation of medicines, health products and medical devices accompanied by individualised advice was a constant. Furthermore, it was possible to participate actively in the pharmaceutical services available in the pharmacy, such as the determination of biochemical parameters, urinary tract infection detection tests and the individualized preparation of medication. In addition to the above, I was able to prepare dozens of pharmaceutical products during the five months of my internship. The SARS-CoV-2 virus marked this professional experience, and the main challenge was to manage a neighbourhood service with all the restrictions inherent to the pandemic. Nevertheless, this period contributed to my growth as a future pharmacist and above all on a personal level. | eng |
dc.identifier.tid | 202846903 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/11621 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Curriculum | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Farmácia Comunitária | por |
dc.subject | Instituições de Ensino Portuguesas | por |
dc.subject | Mercado de Trabalho | por |
dc.subject | Mestrado Integrado Em Ciências Farmacêuticas | por |
dc.title | Perspetivas dos Mestres em Ciências Farmacêuticas formados nos últimos 10 anos, sobre o Curriculum do curso em Portugal | por |
dc.title.alternative | Experiência Profissionalizante na vertente de Farmácia Comunitária e Investigação | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 8434_17988.pdf
- Size:
- 2.27 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format