Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Melhoria Contínua na Gestão de Frotas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4328_8303.pdf3.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A atual situação global da economia obriga as empresas a utilizar toda a sua criatividade em prol da sobrevivência no mercado, uma vez que a não adaptabilidade empresarial pode levar à perda da organização, desta forma é deveras relevante a capacidade de inovação e melhoria. No sector dos transportes, em particular, existe uma lacuna que advém da gestão de frotas com veículos de diferentes marcas, tornando-se pouco eficaz optar pela utilização do sistema de telemática que cada marca oferece. A solução passou pela procura de um sistema que conseguisse, através de um único serviço, unir todos os veículos da frota, independentemente da sua marca. O sistema utilizado surgiu da aliança entre empresas com a dificuldade descrita, algumas universidades e a Trackit Consulting, uma empresa do ramo da informática, cujo papel é o desenvolvimento, instalação e manutenção do software. O TRACKiT possibilita, em qualquer momento, o controlo de todos veículos pertencentes a uma frota, permitindo ainda que sejam elaborados estudos, dentro da organização, relativos à eficiência das rotas, com maior coerência de dados, pelo facto de serem conseguidos dados de viagem semelhantes para todos os veículos. O presente estudo pretende demonstrar, através dos dados recolhidos pelo TRACKiT, qual a melhor rota a seguir, no percurso que foi estabelecido para o Estudo de Caso, não descriminando a marca de cada veículo estudado, uma vez que neste software todos são analisados na mesma medida. A metodologia qualitativa utilizada como estratégia investigativa foi o Estudo de Caso. Através destas análises as empresas são capazes de reduzir os custos com as deslocações, permitindo assim uma maior geração de qualidade nos serviços que prestam, assegurando a satisfação dos clientes.
The current overall state of the economy requires businesses to use their whole creativity for the sake of survival in the market, otherwise the non-business adaptability can lead to a loss of the organization, therefore the capacity for innovation and improvement is truly relevant. Particularly in the transport sector, there is a shortcoming, which is the management of fleets with different vehicle brands, making it an ineffective choice to use the telematics system offered by each brand. The solution began with the search for a system that could, through a single service, unite all fleet vehicles, regardless of the brand. The system arose from the alliance between companies with the described difficulty, a few universities and Trackit Consulting, a computer business company, whose role is the development, installation and maintenance of the software. TRACKiT allows, at any moment, the control of all vehicles belonging to a fleet, by allowing studies to be drawn up within the organization related to routes efficiency with greater consistency of data by being achieved similar driving data for all vehicles. This study aims to demonstrate, through data collected by TRACKiT, what is the best route to follow in the path that has been established for the case study, not discriminating the brand of each vehicle studied, since with this software all are analyzed in the same measure. The qualitative methodology used as research strategy was the case study. Through these analysis companies are able to reduce costs associated with travel, thus allowing a higher generation of quality in the services provided and ensuring customer satisfaction.

Description

Keywords

Gestão de Frotas Melhoria Contínua Tacógrafo Telemática

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue