Advisor(s)
Abstract(s)
This paper investigates grade repetition in Portugal using microdata. Drawing on multilevel
models, we analyse the number of times the student repeated a grade in compulsory
education – our dependent variable – in association with children’s individual characteristics,
household sociodemographic and economic background, and children’s living conditions
– our covariates. Furthermore, we also attempt to shed light on the impact of schools on
the endogenous variable. Our results confi rm the importance of individual, family, and
neighbourhood characteristics on the rate of grade repetition. In terms of schools, the results
obtained show that the student’s probability of failure vary across schools, demonstrating
the importance of the impact of the school itself on grade repetition.
Este artigo investiga a retenção escolar em Portugal usando microdados. Com a aplicação de modelos multinível, analisa-se o número de retenções no ensino obrigatório – variável explicada –, considerando como potenciais variáveis explicativas – características individuais do aluno, seu contexto familiar em termos sociodemográfi cos e econômicos e suas condições de vida. Também se investiga o impacto da escola de per si na variável endógena. Os resultados obtidos confi rmam a importância das características individuais e familiares e das condições de vida na retenção escolar. A análise empírica mostra que a probabilidade de reprovação de um aluno varia de escola para escola, demonstrando a importância do impacto da escola de per si na retenção escolar.
Este artigo investiga a retenção escolar em Portugal usando microdados. Com a aplicação de modelos multinível, analisa-se o número de retenções no ensino obrigatório – variável explicada –, considerando como potenciais variáveis explicativas – características individuais do aluno, seu contexto familiar em termos sociodemográfi cos e econômicos e suas condições de vida. Também se investiga o impacto da escola de per si na variável endógena. Os resultados obtidos confi rmam a importância das características individuais e familiares e das condições de vida na retenção escolar. A análise empírica mostra que a probabilidade de reprovação de um aluno varia de escola para escola, demonstrando a importância do impacto da escola de per si na retenção escolar.
Description
Keywords
Grade repetition Social participation Multilevel model