Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Literacia em Saúde Mental e Estigma em Enfermeiros

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
9882_21780.pdf825.53 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Vários estudos indicam que ao longo dos últimos anos, os níveis de Literacia em Saúde Mental (LSM) têm vindo a aumentar e como tal, aparentemente existe um decréscimonos níveis de discriminação e estereótipos sobre as doenças mentais. Assim o presente estudo tem como objetivo geral a análise de uma possível relação entre a LSM e o estigma em enfermeiros. Este é um estudo quantitativo, exploratório e transversal. A amostra foi constituída por 71 enfermeiros, maioritariamente do sexo feminino (76.1%), com idades compreendidas entre os 21 e os 61 anos. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico, bem como ao Questionário de Literacia em Saúde Mental – jovem adulto (LSMq –jovem adulto) e ao Questionário de Atribuição (AQ-9) para avaliar o estigma. Os resultados revelaram níveis elevados de LSM, bem como níveis acima da média de estigma. Foram observadas algumas relações entre fatores da LSM e do estigma com as habilitações literárias, bem como com o facto de ter ou não especialidade. As análises estatísticas revelam ainda relações, maioritariamente negativas, entre a LSM e o estigma. Conclui-se a importância de fomentar os níveis de LSM com o intuito de promover a diminuição dos níveis de estigma.
Over the last few years, several studies indicate that levels of Mental Health Literacy (MHL) have been increasing. Therefore, it seems that there is a decrease in the levels of discrimination and stereotypes concerning mental illness. Thus, the present study aims to analyse the possible relationship between MHL and stigma in nurses. This is a quantitative, exploratory and cross-sectional study. The sample consisted of 71 nurses, mostly female (76.1%), aged between 21 and 61 years. Participants answered a sociodemographic questionnaire, as well as the Mental Health Literacy Questionnaire – young adult (MHLq – young adult) and the Attribution Questionnaire (AQ-9) to assess stigma. The results revealed high levels of MHL as well as above-average levels of stigma. Some relationships were observed between MHL and stigma factors with educational qualifications, as well as with having or not having a specialty. Statistical analysis also reveals relationships, mostly negative, between MHL and stigma. It concludes the importance of improving the levels of MHL to promote the reduction of levels of stigma.

Description

Keywords

Enfermeiros Estigma Literacia em Saúde Mental

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue