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Abstract(s)
O estudo incide sobre a Construção de um Programa de Enriquecimento e Estimulação
do potencial Cognitivo (PEEC) de aplicação à população escolar com défice cognitivo
moderado, a partir de uma amostra constituída para o efeito, e procura compreender em que
medida a aplicação deste programa produz alterações significativas ao nível do potencial
cognitivo, neste tipo de franja populacional.
A construção teórica do Programa de Enriquecimento e Estimulação do potencial
Cognitivo (PEEC) é baseada nas teorias de Feuerstein, Vygotsky e de Piaget, tendo em
substrução as características do método socrático e da pedagogia diferenciada. A aplicação
prática do programa é sustentada pela Maleta Pedagógica de Enriquecimento e Estimulação
do potencial Cognitivo (MAPEEC) que consiste num conjunto diversificado de exercícios de
observação e de registo, específicos, e de materiais didático-instrumentais de caráter
manipulativo, construídos no âmbito do programa.
O estudo tem por base uma amostra aleatória de participantes (n=20) com défice
cognitivo moderado, obtida a partir da população escolar que frequentava os Agrupamentos
de Escolas do concelho do Fundão (Portugal) no ano letivo 2011/2012, sendo a mesma
representativa do universo concelhio de 109 alunos, à época.
A sua constituição teve por base os seguintes requisitos: (1) 20 indivíduos caraterizados
com défice cognitivo moderado; (2) população que se encontra numa faixa etária entre os 7 e
os 16 anos; (3) frequência em escolas públicas; (4) abrangidos pelo Dec. Lei nº3/2008 de 7 de
janeiro – legislação que regula o serviço de Educação Especial do sistema de Educação e (5)
de sexo feminino ou masculino.
A metodologia utilizada teve por base a formação, com caráter aleatório, de dois
grupos com 10 elementos cada um. Foi constituído o grupo experimental e o grupo de
controlo. O grupo experimental foi objeto de 25 sessões semanais, de uma hora cada, em
locais distintos e de acordo com a disponibilidade de horário pós-letivo de todos os
intervenientes, tendo sido vedada a experiência ao grupo de controlo.
A recolha de dados foi efetuada a partir dos seguintes instrumentos cientificamente
validados e aferidos à população portuguesa: (1) Matriz Progressiva de Raven – Escala Colorida
(aferição de Simões, 2000 & Almeida, 2009); (2) Bateria de Aptidões Para a Aprendizagem
Escolar (BAPAE) de Mª Vitória da la Cruz (1993) e (3) Provas de Diagnóstico Pré-Escolar de Mª
Vitória da la Cruz (2003).
O Programa de Enriquecimento e Estimulação do potencial Cognitivo (PEEC) tem por
base os seguintes objetivos: (1) aplicar aos sujeitos da amostra instrumentos de avaliação
psicológica cientificamente validados e aferidos à população portuguesa, em dois momentos
distintos: pré-teste e pós-teste; (2) Aplicar o Programa de Enriquecimento e Estimulação do
potencial Cognitivo (PEEC) aos sujeitos do grupo experimental e vedar a experiência aos sujeitos do grupo de controlo; (3) determinar que tipos de alterações se operam ao nível do
potencial cognitivo dos sujeitos em estudo quando comparados os resultados obtidos pelos
sujeitos do grupo experimental com os sujeitos do grupo de controlo; (4) determinar a relação
de causa-efeito entre o estímulo (intervenção) e a resposta (resultados obtidos); (5)
demonstrar que é possível aplicar os fundamentos teóricos à prática educativa, através do
recurso a exercícios específicos e a materiais de caráter didático-instrumental, quando não
existe acessibilidade a programas ou instrumentos cientificamente validados; (6) demonstrar
que quando associado exercícios e material didático-instrumental, específicos, a uma
metodologia particular se podem operar transformações ao nível do potencial cognitivo da
população escolar com défice cognitivo e (7) contribuir para a reflexão da situação educativa
atual desta população escolar a partir da análise ao conhecimento científico existente e da
necessidade da sua extensão e aplicação à prática educativa, específica da área da Educação
Especial.
Os resultados obtidos sustentam que o potencial cognitivo para a aprendizagem é
desenvolvido com a presença de um mediador que facilite, promova, otimize e estimule as
funções cognitivas. Para além disso, estes resultados sugerem também que há benefícios em
termos de estimulação e de enriquecimento cognitivo, quando os participantes são sujeitos a
um treino sistemático com base em exercícios e materiais didático-instrumentais específicos.
Estes resultados corroboram conceptualizações e estudos empíricos que afirmam a
importância da experiência de aprendizagem mediada a qual pode promover a
modificabilidade cognitiva e o desenvolvimento do potencial cognitivo.
Description
Keywords
Pedagogia diferenciada Necessidades educativas especiais Desenvolvimento cognitivo Programa de enriquecimento instrumental Método socrático - Métodos pedagógicos