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This thesis develops a simple structural test system, using components already available in the market. This research is relevant because there is a need to deepen and solidify the study of a component by the CEIIA and for that will be developed a structure able to test this component.
It is intended a system able to test and validate the component according to the rules governing the global aviation industry. From the point of view of an aircraft project, the tests for certification are paramount. These allow to check that there are no errors in the projects, that the structure withstands the conditions of the project and, finally, ensure that doesn´t constitute a danger due to the importance of the component.
The methodology used to develop a concise and cohesive work was diversified and appropriate to the situation. This required several vendors contact after the component has been designed in CATIA, software ABAQUS in order to obtain a simplified analysis on the structural component. A thorough literature review on various types of test structures existing since 1920 has become extremely important for the development of the dissertation.
With these results, I can say that the model used is able to perform these structural tests, however, more studies are needed. And to ensure that this solution is cheaper than the others that are analyzed, it is required price comparison intensive.
Nesta tese é desenvolvido um sistema de testes estruturais simples, recorrendo a componentes já disponíveis no mercado. Esta investigação nasce devido à necessidade de aprofundar e solidificar o estudo de um componente por parte do CEIIA e, para isso, será desenvolvido uma estrutura capaz de testar tal componente. Com estes testes pretende-se um sistema capaz de testar e validar tal componente, segundo as normas que regem a indústria aeronáutica mundial. Do ponto de vista do projecto de uma aeronave, os testes para certificação são de extrema importância. Estes permitem verificar que não existem erros de projectos, que a estrutura aguenta as condições previstas no projecto e, finalmente, assegurar que não constitui um perigo, devido à importância do componente. A metodologia utilizada para se desenvolver um trabalho conciso e coeso foi bastante diversificada e adequada à situação. Para isso foi necessário contactar vários fornecedores após o componente ter sido projectado em CATIA e recorrer ao software ABAQUS com o objectivo de obter uma análise simplificada sobre o comportamento estrutural do componente. Uma análise bibliográfica aprofundada sobre vários tipos de testes efectuados e de várias estruturas de ensaio existentes desde 1920 tornou-se de extrema relevância para o desenvolver da dissertação. Com os resultados obtidos, posso afirmar que o modelo utilizado é capaz de realizar estes testes estruturais mas, no entanto, são necessários mais estudos e, de forma a assegurar que esta solução é mais barata do que as outras que são analisadas, é necessária uma comparação dos preços intensiva.
Nesta tese é desenvolvido um sistema de testes estruturais simples, recorrendo a componentes já disponíveis no mercado. Esta investigação nasce devido à necessidade de aprofundar e solidificar o estudo de um componente por parte do CEIIA e, para isso, será desenvolvido uma estrutura capaz de testar tal componente. Com estes testes pretende-se um sistema capaz de testar e validar tal componente, segundo as normas que regem a indústria aeronáutica mundial. Do ponto de vista do projecto de uma aeronave, os testes para certificação são de extrema importância. Estes permitem verificar que não existem erros de projectos, que a estrutura aguenta as condições previstas no projecto e, finalmente, assegurar que não constitui um perigo, devido à importância do componente. A metodologia utilizada para se desenvolver um trabalho conciso e coeso foi bastante diversificada e adequada à situação. Para isso foi necessário contactar vários fornecedores após o componente ter sido projectado em CATIA e recorrer ao software ABAQUS com o objectivo de obter uma análise simplificada sobre o comportamento estrutural do componente. Uma análise bibliográfica aprofundada sobre vários tipos de testes efectuados e de várias estruturas de ensaio existentes desde 1920 tornou-se de extrema relevância para o desenvolver da dissertação. Com os resultados obtidos, posso afirmar que o modelo utilizado é capaz de realizar estes testes estruturais mas, no entanto, são necessários mais estudos e, de forma a assegurar que esta solução é mais barata do que as outras que são analisadas, é necessária uma comparação dos preços intensiva.
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Keywords
Indústria aeronáutica Aeronaves - Estruturas de grande escala Estruturas de grande escala - Testes normalizados Sistema de teste normalizado - Componentes e estruturas
