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Muitos dos estudantes de hoje estão profundamente interessados na sustentabilidade
do seu mundo. Com a crescente preocupação pública sobre o aquecimento global e gases de
efeito de estufa, os alunos querem compreender como é que as acções humanas afectam a
saúde do nosso planeta. Os estudantes mostram-se profundamente preocupados com a
poluição, praticam reciclagem, e mais, querem garantir um planeta saudável para as gerações
futuras. Como estudantes de química, eles têm uma oportunidade única para começar de base
nesta matéria apaixonante que é a expansão da Química Verde (QV).
QV fornece uma abordagem centrada no princípio da prevenção de poluição no início
dos processos, alterando assim os processos fundamentais, e enfatiza o uso de princípios
químicos e metodologias para a redução na fonte. É um jogo dinâmico de interesses
científicos, económicos e sociais que leva a um futuro onde a química é vista como
fundamental para proteger o meio ambiente. No entanto, o sucesso da QV depende
directamente da formação e dedicação de uma nova geração de químicos, os alunos de hoje.
A QV serve como um tema para facilitar uma experiência integradora e
interdisciplinar de aprendizagem, onde os estudantes usam o seu pensamento crítico e as suas
capacidades de comunicação para resolver problemas complexos que a Indústria Química
enfrenta.
Os 12 princípios da QV podem ser acoplados com estratégias específicas para
aperfeiçoar e complementar o actual currículo do Ensino da Química em Portugal. A QV não
se destina a substituir as disciplinas leccionadas ou a ser ensinada como uma secção
completamente separada. Em vez disso, as disciplinas existentes devem é ser ensinadas de
uma forma nova, incorporando conceitos-chave nos seus currículos de forma a obtermos uma
Química inerentemente Verde. Não só é necessário infundir a QV no currículo das disciplinas
de Química, como também é necessário abordar e ensinar os princípios básicos da QV e da
sustentabilidade para alunos que se irão formar noutras áreas, tais como negócios, ciências
políticas e filosofia. Embora os cientistas e os químicos possam praticar QV, os líderes
empresariais vão “guiar” as empresas no caminho da sustentabilidade e os líderes políticos
vão dar o tom para a política do governo sobre estas questões.
Assim sendo, este trabalho tem como objectivo analisar o que de QV se tem falado e
feito e posteriormente sugerir algumas formas de implementação, no 3.ºCiclo do Ensino
Básico ou no Ensino Secundário, nomeadamente actividades laboratoriais e exercícios
teórico-práticos.
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Keywords
Química verde Química verde - Aspectos laboratoriais Química verde - Currículo - Ensino