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Novo Normal | 90.54 KB | Adobe PDF |
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Abstract(s)
O consumo acelerado tornou incontornáveis para o design questões de sustentabilidade e a viabilidade da economia de mercado, colocando em causa o aumento de consumo como solução. A existência de duas vias únicas de consumo evidenciam-no como parte do problema e o seu papel no agravamento do ruído. A alteração do design depois do modernismo, o facto de design não poder mais ser encarado como actividade fechada no projecto e acabada no produto, a sua imaterialização, a transformação do material em serviço, a alteração do interface físico em software, a revolução tecnológica, alteraram radicalmente o seu papel. A prática projectual parece ser essencial na inversão do panorama. A necessidade de aumento da vida do produto surge como sugestão. Novo Normal procura juntar diferentes abordagens: a exposição Super Normal, o recurso à familiaridade, ligação ao produto por uso-continuado, a defesa de um design evolutivo, surgem como pontos de partida para a sugestão de um conjunto da parâmetros.
Description
Keywords
Design Product Design Novo normal Consumo Projecto Evolutivo
Citation
Paiva, F.; Moura, C. (2012). DESIGNA 2011 – Proceedings: A Esperança Projectual, Covilhã: Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, pp. 203-206.