Repository logo
 
Publication

Liderança e desempenho da aprendizagem organizacional numa unidade de saúde: o caso da Naturidade, Gestão de Alojamento Geriátricos S.A.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Gestão de Unidades de Saúde
dc.contributor.advisorFranco, Mário José Baptista
dc.contributor.authorAlmeida, Joana Catarina Domingues Andrade de Oliveira
dc.date.accessioned2015-02-11T16:19:19Z
dc.date.available2015-02-11T16:19:19Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractPerante os actuais contextos organizacionais caracterizados por mutações económicas, políticas, tecnológicas e sociais é fundamental desenvolver e fortalecer as capacidades de gestão das organizações de saúde para possibilitar o seu maior êxito. Não se deverá incorrer no raciocínio erróneo de equiparar o conceito de mudança ao conceito de aprendizagem organizacional mas dever-se-á sim considerar que a mudança é apenas uma condição facilitadora da aprendizagem e não um processo de aprendizagem em si mesmo. Esta investigação tem, pois, como propósito principal compreender o fenómeno da aprendizagem organizacional e a sua relação com a liderança. Para a concretização dos objectivos foi adoptada uma abordagem de investigação qualitativa e para o estudo foi seleccionada uma organização de saúde. Como fonte de recolha de dados adoptou-se pela triangulação de dados: entrevistas, questionários e análise documental. Com esta investigação concluiu-se que se torna fundamental compreender que a liderança assume um papel crucial no contexto organizacional e que esta deverá concordar com a lógica de reestruturação da organização no sentido de melhorar o seu próprio nível de desempenho da aprendizagem organizacional.por
dc.description.abstractTaking in account the current organizational contexts, characterized by economical, political, technological and social changes, it is essential to develop and to strengthen management skills of health organizations in order to enable their utmost success. One should not erroneously match the concept of change with the concept of organizational learning; one should consider change as a condition that allows learning and not as a learning process by itself. This study intends to understand the organizational learning phenomenon and its relation towards leadership. To achieve the goals of the present study, a qualitative investigation approach was adopted and a health organization was selected. Data triangulation – interviews, questionnaires and document analysis – was adopted. This study concluded that it is fundamental to perceive that leadership takes on a crucial role in the organizational realm. Leadership by itself should embrace organizational reorganization so as to upgrade its performance level of organizational learning.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3034
dc.language.isoporpor
dc.subjectAprendizagem organizacional - Organizações de saúdepor
dc.subjectAprendizagem organizacional - Liderançapor
dc.titleLiderança e desempenho da aprendizagem organizacional numa unidade de saúde: o caso da Naturidade, Gestão de Alojamento Geriátricos S.A.por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineGestão de Unidades de Saúdepor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.name2º Ciclo em Gestão de Unidades de Saúdepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Liderança e Desempenho da Aprendizagem Organizacional numa Unidade de Saúde O caso da Naturidade - Gestão de Alojamentos Geriátricos S.A..pdf
Size:
559.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: