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Development of an opposed piston geared hypocycloid engine

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáuticapor
dc.contributor.advisorBrojo, Francisco Miguel Ribeiro Proença
dc.contributor.authorNunes, Alexandre José Rosa
dc.date.accessioned2019-12-17T17:07:11Z
dc.date.available2019-12-17T17:07:11Z
dc.date.issued2017-10-24
dc.date.submitted2017-10-2
dc.description.abstractThe conventional slider crank engine has dominated the industry with very few alternative configurations having commercial success. In aircraft applications where engine balancing is critical to reduce vibrations, boxer engines have been developed to reduce this issue. The rising cost of fuel and awareness of pollutant emissions has led to an increased interest in alternative designs where both opposed piston and geared hypocycloid engines present some advantages over the conventional slider crank engine. In this study, a comparison between an opposed piston slider crank and geared hypocycloid engine was made followed by the design of a proposed opposed piston geared hypocycloid engine to be used in aircraft applications. It was found that the performance of the geared hypocycloid engine was similar to that of the slider crank engine in all performance characteristics considered in this study, even when excluding the mechanical losses due to friction of the piston head against the cylinder. Therefore, when considering the potential reduced losses due to friction, the geared hypocycloid engine should achieve higher efficiency. It was also found that the design of an engine is a complex task that is usually done from experience and empirical relations with a lot of practical work needing to be done to better design and describe an engine’s performance. However, this study did not include any practical testing.eng
dc.description.abstractO motor convencional biela-manivela domina a indústria com escassas alternativas a conseguirem terem sucesso comercial. Em aplicações aeronáuticas onde o balanceamento do motor é crítico para reduzir as vibrações induzidas, motores com a configuração ‘boxer’ foram desenvolvidos para minimizar este problema. O crescente custo de combustível e preocupação com as emissões de gases poluentes levou a um aumento no interesse por motores alternativos onde os ambos os motores de pistões opostos e engrenagem hipocicloidal apresentam algumas vantagens sobre os motores de biela-manivela convencionais. Neste estudo é feita uma comparação entre dois motores de pistões opostos, o primeiro com um conjunto biela-manivela e o segundo com engrenagem hipocicloidal, seguido de uma proposta de desenho de um motor de pistões opostos hipocicloidal para ser usado em aplicações aeronáuticas. Verificou-se que o desempenho do motor com engrenagem hipocicloidal foi semelhante ao do motor com biela-manivela em todas as características de desempenho consideradas neste estudo, mesmo excluindo as perdas mecânicas por fricção entre o pistão e o cilindro. Assim, se considerarmos a potencial redução nas perdas por fricção, o motor com engrenagem hipocicloidal deverá alcançar uma eficiência superior. Verificou-se também que o desenvolvimento de um motor é uma tarefa complexa que normalmente é feita com base na experiência e relações empíricas sendo necessário muito trabalho experimental para melhor desenvolver e caracterizar o desempenho do motor. Apesar disso, neste estudo não foi feito qualquer trabalho experimental.por
dc.identifier.tid202339882
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/7914
dc.language.isoengpor
dc.subjectCiclo de Ottopor
dc.subjectIgnição Por Faísca (Si)por
dc.subjectMotor Biela-Manivela (Sce)por
dc.subjectMotor Com Engrenagem Hipocicloidal (Ghe)por
dc.subjectMotor de Combustão Interna (Ice)por
dc.subjectMotor de Pistões Opostos (Ope)por
dc.subjectQuatro-Tempos (4s)por
dc.titleDevelopment of an opposed piston geared hypocycloid enginepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Aeronáuticapor

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