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A saúde mental dos estudantes de ensino superior da beira interior: Aceitabilidade, preferências e efeitos de um programa de intervenção

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.contributor.advisorPires, Ana Carla Seabra Torres
dc.contributor.advisorCarvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva de
dc.contributor.authorHenriques, Rúben Miguel Ribeiro
dc.date.accessioned2025-01-17T15:07:02Z
dc.date.available2025-01-17T15:07:02Z
dc.date.issued2024-02-28
dc.date.submitted2024-01-31
dc.description.abstractA literatura demonstra que se verifica um aumento crescente de perturbações mentais nos Estudantes do Ensino Superior (EES), pelo que se assiste à crescente preocupação de desenvolvimento de ambientes saudáveis para os EES e de condições para se assegurar uma resposta efetiva para o apoio psicológico a esta população. No entanto, dados demonstram que apesar da elevada prevalência nesta população, a procura de apoio psicológico especializado é ainda diminuta devido a questões relacionadas com o estigma relativo a doenças mentais e baixos níveis de literacia de saúde mental, existindo um maior foco de procura de ajuda não profissional, como amigos e familiares. Os programas de intervenção em saúde mental têm-se revelado adequados para a promoção da saúde mental dos EES, no entanto, são escassos os programas testados em Portugal e não se conhecem os efeitos em EES da Beira Interior. Este estudo pretende compreender de que forma a adaptação de um programa de promoção de saúde mental contribui para: o aumento da Literacia em Saúde Mental; a diminuição da sintomatologia psicopatológica; a adequação das crenças em relação à doença mental e à diminuição dos comportamentos de risco. Este projeto pretende também contribuir com o estudo dos resultados de aceitabilidade, motivações, obstáculos e necessidades a colmatar com um programa de intervenção na área da saúde mental para os estudantes de ensino superior. Trata-se de um estudo exploratório misto, com a recolha de dados quantitativos e qualitativos, com uma amostra de 9 EES da Beira Interior obtida por conveniência de estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), através de divulgação do programa pelos canais de divulgação da UBI. Os resultados quantitativos e qualitativos são apresentados e discutidos, sendo que, apesar das limitações e variações nas experiências individuais, o programa adaptado foi percebido como útil pelos participantes. Em conclusão, o programa parece ter-se revelado útil na abordagem de preocupações de saúde mental entre estudantes universitários, sendo, portanto, uma fonte de informação relevante para o estudo e a intervenção nos EES em Portugal.por
dc.description.abstractThe literature shows that there is a growing increase in mental disorders in Higher Education Students (EES), which is why there is a growing concern with the development of healthy environments for EES and conditions that guarantee an effective psychological support response to this population. However, data show that despite the high prevalence in this population, the demand for specialized psychological support is still low due to issues related to stigma related to mental illness and low levels of mental health literacy, with greater focus on demand of non-professional help. , such as friends and family. Mental health intervention programs have proven to be suitable for promoting mental health in the SSE, however, there are few programs tested in Portugal and we do not know the effects on the SSE in Beira Interior. This study aims to understand how an adaptation of a mental health promotion program contributes to: increasing Mental Health Literacy; reduce psychopathological symptoms; adequation of beliefs regarding mental disorders and reduction of risk behaviors. This project also aims to contribute to the study of acceptability results, motivations, obstacles and needs to be met as an intervention program in the area of mental health for higher education students. This is a mixed exploratory study, collecting quantitative and qualitative data, in a sample of 9 EES in Beira Interior obtained for the convenience of students at the University of Beira Interior (UBI), through the dissemination of the program through the publicity channels of the UBI. Quantitative and qualitative data were presented and discussed and, despite limitations and variations in individual experiences, the adapted program was perceived as useful by participants. In conclusion, the program appears to have proven useful in responding to the mental health concerns of university students and is therefore a source of relevant information for study and intervention in EES in Portugal.eng
dc.identifier.tid203744284
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14998
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectCrenças em Saúde Mentalpor
dc.subjectAtitudes de Procura de Ajuda Profissionalpor
dc.subjectComportamentos de Riscopor
dc.subjectEstudantes do Ensino Superiorpor
dc.subjectPrograma de Intervenção de Saúde Mentalpor
dc.subjectSintomatologia de Ansiedadepor
dc.subjectSintomatologia Depressivapor
dc.subjectUniversidade da Beira Interiorpor
dc.titleA saúde mental dos estudantes de ensino superior da beira interior: Aceitabilidade, preferências e efeitos de um programa de intervençãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologiapor

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