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Comunicação, poder e gênero

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicaspor
dc.contributor.advisorSá, Sónia Manuela Martins de
dc.contributor.authorArantes, Fernando Pereira
dc.date.accessioned2022-01-24T15:52:51Z
dc.date.available2022-01-24T15:52:51Z
dc.date.issued2021-10-15
dc.date.submitted2021-08-04
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi perceber nuances e inter-relações da comunicação, sobretudo digital, nas questões de gênero e seu debate social. Para isto buscou-se empreender estudos subjacentes sobre teorias da comunicação, estratégia, poder, diálogo e redes digitais que deram base à discussão específica mais voltada para a comunicação e representação de gênero nos ambientes digitais. Com o objetivo de dar respostas às questões de investigação propostas, foram aplicados 415 inquéritos na cidade de Belo Horizonte, terceira maior capital do Brasil, com o objetivo de verificar as relações dialógicas entre gêneros no espaço digital. Os inquéritos foram tratados de maneira a fornecer dados quantitativos que permitissem apontar tendências públicas para a relação gênero/comunicação. Os resultados indicam, por um lado, que os diferentes gêneros reconhecem que as redes sociais digitais podem ser ferramentas facilitadoras do debate e das relações entre gêneros, contudo, apontam, por outro, para um engajamento dialógico pouco consistente de gêneros e entre os vários gêneros nas redes sociais, pois, segundo o estudo, estes espaços não possuem todas as condições necessárias para o estabelecimento de um diálogo aberto e sem conflitos pelo poder.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to understand the nuances and interrelationships of communication, especially digital, in gender issues and their social debate. For this, we sought to undertake underlying studies on theories of communication, strategy, power, dialogue and digital networks that provided the basis for the specific discussion more focused on communication and gender representation in digital environments. In order to provide answers to the proposed research questions, 415 surveys were applied in the city of Belo Horizonte, the third largest capital in Brazil, in order to verify the dialogical relationships between genders in the digital space. The surveys were treated in such a way as to provide quantitative data that would allow for pointing out public trends in the gender/communication relationship. The results indicate, on the one hand, that the different genres recognize that digital social networks can be tools that facilitate debate and relations between genders, however, they point, on the other hand, to a non-consistent dialogic engagement of genres and between various genres in social networks, because, according to the study, these spaces do not have all the necessary conditions for the establishment of an open dialogue without conflicts for power.eng
dc.identifier.tid202895645
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11962
dc.language.isoporpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectRedes Digitaispor
dc.titleComunicação, poder e gêneropor
dc.title.alternativeUma abordagem dialógica na era das redespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicaspor

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