Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O sentido no pertencimento religioso: estudo sociológico do movimento espiritista em Palmas, Tocantins, Brasil

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A presente Tese tem por objetivo analisar o movimento espiritista palmense para, diante do seu processo de institucionalização compreendermos o sentido de pertencimento dos seus adeptos, através de pesquisa de campo realizada com inquéritos e entrevistas junto aos seus representantes. Perante a posse dos dados qualitativos e quantitativos, nos foi proporcionado interpretar os discursos dados pelos representantes das instituições e explicarmos as possíveis motivações responsáveis pela adesão dos indivíduos ao referido movimento espiritista. Com fundamento na Sociologia Compreensiva de Max Weber em sua perspetiva na qual as religiões são representações de um processo de racionalização do agir dos indivíduos, imprimimos no presente estudo a especificidade de que, para compreendermos o pertencimento, é necessário analisarmos o sentido dado na ação e, por extensão, como a presente investigação se ocupa de tema afeito à Sociologia da Religião, objetivamos a interpretação dos sentidos nas conceções objetivas e subjetivas das evidências manifestas no agir. Nessa pretensão, foram analisados elementos da Doutrina Espírita no Brasil quanto às asserções de sua religionização e igrejismo em Palmas, Tocantins nas representações socioeconómicas dos seus adeptos e nas simbologias para a formação de um pensamento espiritista hegemónico nesse campo religioso, dispostas nos discursos dos seus sectários. O presente estudo analisou pelos Métodos Mistos as referências dos aderentes quanto ao seu processo ontológico de evolução interexistencial e explicou o pertencimento dos espiritistas idealizado no processo individual de reforma íntima, da caridade e da reencarnação conferidos na evidência da lei de causa e efeito kardequiana.
The present Thesis aims to analyse the Palmense spiritist movement in order to, in view of its institutionalization process, understand the sense of belonging of its adepts, through field research carried out with surveys and interviews with its representatives. In possession of the qualitative and quantitative data, we were able to interpret the answers given by the representatives of the institutions and explain the possible motivations responsible for the individuals’ adherence to the Spiritualist movement. Based on Max Weber's Comprehensive Sociology in its perspective in which religions are representations of a process of rationalization of individuals' actions, we imprinted on the present study the specificity that, in order to understand belonging, it is necessary to analyze the meaning given in the action and, by extension, as the present investigation deals with a theme related to the Sociology of Religion, we aimed at the interpretation of the meanings in the objective and subjective conceptions of the evidence manifested in the action. In this intent, elements of the Spiritist Doctrine in Brazil were analyzed as to the assertions of its religionization and churchism in Palmas, Tocantins, in the socioeconomic representations of its adherents and in the symbologies for the formation of a hegemonic spiritist thought in this religious field, arranged in the speeches of its sectarians. The present study used Mixed Methods to analyse the adherents' references to their ontological process of inter-existential evolution and explained the spiritualists' belonging idealised in the individual process of intimate reform, charity and reincarnation conferred in the evidence of the Kardecian law of cause and effect.

Description

Keywords

Sociologia da Religião Espiritismo Pertencimento religioso Movimento espiritista palmense

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue