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Thoughts In Color: Visual Novel Séria como Ferramenta de Aprendizagem sobre a Sinestesia

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Este documento visa apresentar o desenvolvimento de uma visual novel informativa com o nome de Thoughts In Color – um videojogo 2D, escrito em inglês, que retrata o dia a dia de um psicólogo e as interações que este tem com uma das suas pacientes, a qual aparece transtornada pelo facto de ter sintomas de uma condição que desconhece. Thoughts In Color foca-se no uso de uma perspetiva em primeira pessoa, de modo a evitar atribuir um género específico ou mesmo um aspeto geral ao personagem principal, permitindo que o jogador se sinta verdadeiramente na pele do mesmo. O motivo pelo qual o psicólogo – ou seja, o personagem principal que o jogador controla – foi criado desta forma, deve-se ao facto de ter a capacidade de garantir que todo e qualquer jogador, se sinta completamente imerso no mundo jogável. O psicólogo é, ainda, tratado apenas por Doctor ao longo da narrativa, de forma a evitar forçar os jogadores a serem tratados por um género específico ou por um nome pré-definido. O desenvolvimento deste videojogo teve uma duração de 9 meses, sendo que algumas das fases foram desenvolvidas em simultâneo. A fase de pesquisa teve uma duração de 4 meses, tendo sido realizada entre Outubro e Janeiro. A criação das personagens e da narrativa tiveram uma duração de 5 meses, tendo sido realizadas entre Janeiro e Maio. O desenvolvimento da programação do videojogo teve uma duração de 3 meses, tendo sido realizada entre Março e Maio, em simultâneo com o desenvolvimento das personagens e da narrativa. As animações e a música foram desenvolvidas em conjunto e tiveram uma duração de 2 meses, tendo sido realizadas entre Maio e Junho. Por fim, a fase playtest do videojogo teve uma duração de 3 semanas durante o mês de Junho. Thoughts In Color foi criado através da utilização de cinco softwares distintos, sendo eles: o Paint Tool Sai – para desenvolver as personagens, os backgrounds e as sprites utilizadas nas várias animações; o Gimp – para fazer correções de imagens; o Krita – para criar a animação utilizada no menu principal do videojogo; o Audacity – para fazer correções nas músicas; e, por fim, o Ren’Py – para desenvolver toda a estrutura base do videojogo, bem como a sua programação.
This document intends to present the development of an informational visual novel named Thoughts In Color – an english 2D videogame that portrays the daily life of a psychologist and the interactions that they have with one of their patients who appears to be extremely upset over her having symptoms of a condition she has no knowledge of. Thoughts In Color focuses on the use of a first-person perspective in order to avoid assigning a specific gender or even a general appearance to the main character which allows the player to truly feel as them. The motive that led to the psychologist – i.e., the main character that the player controls – being created in this way is the fact that it guarantees that each and every player can feel fully immerse in the game world. Furthermore, the psychologist is treated only as Doctor throughout the narrative in order to avoid forcing the players to be treated by a specific gender or a pre-made name. The development of the entire videogame had a full duration of 9 months in which some of the phases were developed simultaneously. The research phase had a duration of 4 months, having been executed between October and January. The development of the characters and the narrative had a duration of 5 months, having been executed between January and May. The development of the videogame’s programming had a duration of 3 months, having been executed between March and May, simultaneously with the development of the characters and the narrative. The development of the animations and the music were made at the same time and had a duration of 2 months, having been executed between May and June. Finally, the playtest phase had a duration of 3 weeks during the month of June. The videogame Thoughts In Color was created through five different software which were: Paint Tool Sai to develop the characters, the backgrounds and the animations’ sprites; Gimp to correct some images; Krita to create the main menu animation; Audacity to correct the music; and, lastly, Ren’Py to develop the entire game structure as well as its programming.

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Empatia Interatividade Serious Game Sinestesia Visual Novel

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