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Adaptação ao ensino superior: vivências académicas dos estudantes da UBI

dc.contributor.advisorOliveira, Ema Patrícia de Lima
dc.contributor.authorRodrigues, Sónia de Fátima Pires
dc.date.accessioned2014-10-30T18:44:04Z
dc.date.available2014-10-30T18:44:04Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractO presente estudo tem como principais objectivos, analisar o processo de transição dos alunos para o Ensino Superior, tendo em conta as suas vivências académicas e os factores que poderão condicionar a adaptação dos alunos. Assim, foi utilizado o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r), na sua versão reduzida, com uma amostra de 281 sujeitos (154 mulheres e 127 homens) que frequentam pela primeira vez o Ensino Superior, das cinco faculdades da Universidade da Beira Interior. A grande maioria dos estudantes é proveniente do Centro do país. As idades dos estudantes oscilam entre os 18 e os 59 anos (M=20,0; DP=4,2). Neste âmbito, foi realizada uma análise descritiva para verificar as diferenças em função do género e idade, relativamente aos índices de adaptação. Os resultados obtidos, revelam que, geralmente são as raparigas que apresentam maiores índices de adaptação ao novo contexto académico. Os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, são os que apresentam melhores competências a nível interpessoal (M=47,6; DP=7,0), bem como os da Faculdade de Engenharia (M=50,5; DP=6,27). Os alunos, na sua maioria, percepcionam o seu rendimento académico como sendo superior, relativamente ao dos colegas de curso. São ainda os alunos que entram na primeira opção, os que demonstram ter mais competências a nível interpessoal e pessoal. Quanto ao estatuto de mobilidade dos alunos, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os que estão deslocados da sua residência de origem e os que não estão deslocados. Concluímos este trabalho, referindo algumas considerações relativamente à necessária identificação de aspectos que poderão dificultar o processo de adaptação, tendo em conta algumas limitações e damos sugestões para estudos futuros, na área do Ensino Superior.por
dc.description.abstractThis study has as main objectives, analyze the transition process of students for higher education, taking into account their academic experiences on factors that could constrain the adaptation of students. Thus, we used the Academic Experiences Questionnaire (QVA-r), in its reduced version, with a sample of 281 subjects (154 women and 127 men) attending for the first time in Higher Education, the five faculties of the University of Beira Interior. The vast majority of students come from the center of the country. The students' ages range from 18 to 59 years (M = 20.0, SD = 4.2). In this context, a descriptive analysis was performed to detect differences by gender and age, for rates of adaptation. The results reveal that, usually girls have higher rates of adaptation to the new academic. Students of the Faculty of Social Sciences and Humanities, are students who have better skills at interpersonal (M = 47.6, SD = 7.0) and the Faculty of Engineering (M = 50.5, SD = 6.27). The students, mostly understand their academic performance as being superior to that of the colleagues. Are still students who enter the first option, to have more skills that demonstrate the interpersonal and personal level. As regards the status of mobility of students, there were no statistically significant differences between those who are displaced from their home of origin and those who are not displaced. We conclude this work, we point out some considerations regarding the required identification of aspects that may hinder the process of adaptation, taking into account some limitations and give suggestions for future studies in the area of Higher Education.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2530
dc.language.isoporpor
dc.subjectVivência académicapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleAdaptação ao ensino superior: vivências académicas dos estudantes da UBIpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Clínica e da Saúdepor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, na área de Psicologia Clínica e da Saúdepor

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