Repository logo
 
Publication

LinkedIn e sua utilidade como ferramenta de marca empregadora: Um comparativo entre empresas brasileiras e portuguesas

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicaspor
dc.contributor.advisorPaço, Arminda Maria Finisterra do
dc.contributor.authorMagalhães, Rayan Silva
dc.date.accessioned2025-01-28T11:14:28Z
dc.date.available2025-01-28T11:14:28Z
dc.date.issued2024-11-08
dc.date.submitted2024-10-09
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a utilização do LinkedIn como ferramenta de construção de reputação de marca empregadora para marcas brasileiras e portuguesas dos setores bancário e de telecomunicações. A construção de reputação contribui não só para a imagem das empresas, mas também para a atração e retenção dos melhores talentos disponíveis no mercado no atual cenário de globalização e redes sociais. Por meio pirâmide de avaliação de Relações Públicas de Jim McNamara e utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo, o estudo busca avaliar, com base nas pesquisas bibliográficas, se as empresas contemplam os seguintes pontos em suas publicações: inputs, outputs, out takes e outcome. O objetivo de avaliar quais das empresas possuem as melhores estratégias de geração de valor e reputação foi alcançado com a ajuda de uma extensa revisão bibliográfica de autores das áreas de comunicação, recursos humanos e tecnologia. Conclui-se, que, atualmente, as redes sociais são fundamentais para que as empresas reforcem seus valores, principais benefícios e vantagens, diferenciando-se, assim, das demais e atraindo a atenção dos melhores candidatos.por
dc.description.abstractThis study examines the use of LinkedIn as a tool for employer brand reputation building by Brazilian and Portuguese brands in the banking and telecommunications sectors. Reputation building contributes not only to the company’s image but also to attracting and retaining top talent in today’s globalized and social media-driven landscape. Using Jim McNamara’s Pyramid Model of Public Relations Evaluation and a content analysis methodology, the study seeks to assess whether companies’ posts address, based on the literature review, the following aspects: inputs, outputs, out-takes, and outcomes. The goal of identifying which companies employ the best strategies for generating value and reputation was achieved through an extensive literature review of authors in the fields of communication, human resources, and technology. The conclusion is that, today, social media plays a crucial role in enabling companies to reinforce their values, key benefits, and advantages, thus distinguishing themselves from competitors and attracting top candidates.eng
dc.identifier.tid203830261
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/15064
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAtração de Talentospor
dc.subjectGeração de Valorpor
dc.subjectMarca Empregadorapor
dc.subjectRedes Sociaispor
dc.subjectReputaçãopor
dc.titleLinkedIn e sua utilidade como ferramenta de marca empregadora: Um comparativo entre empresas brasileiras e portuguesaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10737_25526.pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format